quarta-feira, 31 de março de 2010

Onde está você geração 80?

Acredito que bem guardada para ser devidamente revisitada em doses moderadas. A década de 80 continuou impondo a liberdade dos jovens sendo de forma mais agressiva do que na década anterior. O trio sexo, drogas e rock and roll era o slogan que retratava a forma de diversão daquela juventude. Por outro lado, também vimos à era saúde principalmente nas classes mais altas, se preocupando com cirurgias plásticas e hábitos de fazer exercícios físicos.

O vestuário, como sempre, acompanhou todas as mudanças da sociedade. Os jovens, em sua maioria roqueiros, trajavam roupas de couro, muitas peças pretas, acessórios prateados, além de itens sensuais e os teoricamente perigosos. As mulheres usavam minissaias e meias arrastão. Um estilo que ficou mundialmente divulgado pela cantora Madonna, com os sutiãs que apareciam mesmo quando eram usados sem blusa para cobri-los. E itens como soco inglês, correntes pontiagudas e pesadas, os jeans propositalmente rasgados e símbolos, como as caveiras, incrementavam o estilo.


As mulheres adultas já consideravam que o glamour nessa época estava nas ombreiras e nas mangas bufantes, saias lápis ou calças cintura alta justas. Os acessórios também eram grandes em dourado ou prateado. E o traje de academia ficou popularizado com roupas super justas e bem coloridas, combinações como verde e rosa em nuances forte faziam parte dessa geração. O corte de cabelo também era com volume e produtos para “armá-los” ainda mais.

Enfim, a década do over passou a ser vista até com certa repulsa quando terminou, principalmente nas lembranças de quem era criança na época e fica com aquela atmosfera em seu álbum de recordações. Mas ainda assim, pontos da moda dos anos 80 estão sempre aparecendo como tendência, basta identificá-los e usá-los situando a década somente para inspiração em trajes atuais.

Por Roseane Marassi - consultora de Moda
 
Publicado em Abril de 2009

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB