quarta-feira, 31 de março de 2010

“Noivo neurótico, noiva nervosa”

Ai, namorado,noivado, casamento... Parece todo um ritual do tempo da vovó, né? ERRADO! Noivado, então parece papo de outro mundo. Um mundo daqueles onde tradição, aliança, mão na coisa e coisa na mão, não existem mais. Hoje em dia é só “ficar”, “dar”, e ter um “anelzinho de compromisso” (vale aliança vendida na Avon), o resto (que resto?) se encaixa (só se for na caixa, pra sempre fechado...)

Você sabia??

A partir do século XV, nasceu a crença de que no anular da mão esquerda, passa uma veia que vai direto ao coração, e que a forma circular do anel, sem começo nem fim, seria um prenúncio da continuidade do amor, lealdade e devoção, ao longo da vida do casal. As alianças, como um círculo, envolvendo o dedo irrigado por uma artéria que vai direto ao coração, representam a união do casal. Vai entender então por que Hugh Grant, aquele par de olhos azuis que enrolaram a Elizabeth Hurley por longos 13 anos (1987 a 2000) e ainda teve peito o bastante para sair em diversos tablóides fichado por “atentado violento ao pudor” dentro de seu carro com ela, Divine Brown, teria dado, segundo amigos próximos, mais de 5 anéis de noivado à Liz Hurley, em símbolo de compromisso... este homem não teria veias ligadas ao coração e nem enxergava direito, suponho.

O pai da noiva é quem escolhia o noivo

Casamento, ANTIGAMENTE, era coisa decidida pelos pais. Esta ainda é a regra mais fiel do casamento judaico. O noivado tem de agradar ao pai da noiva ou noivo. O que pesava muito, além do noivo ter que conhecer o Talmud ou o Torá, era a descendência familiar. Seus antecedentes, se eram pessoas honestas, se praticavam boas ações. Sem dote ninguém casava, porque era a partir do dote que o noivo começava a luta pela sobrevivência da família. Com certeza, este não foi o caso do noivado de Gracyanne Barbosa e Belo. Se o pai da moça fosse se intrometer, a moça não casaria com ex-detento associado ao tráfico, e ainda por cima, cheio de tatuagens da ex-noiva. Repare só que falta de tato deste homem!!

Casamento?Só entre iguais!

O casamento mais comentado, e que tem causado divisão de opiniões, é o indiano. Primeiro porque está no horário nobre, segundo porque esse é o tipo de casamento que dificilmente seria realizado no Brasil: a noiva e o noivo não se conhecem. Nadinha de nada, só se verão no dia da cerimônia e devem pautar pelo respeito e pudor, senão nada de casamento. Não seria o caso de Ellen Roche e Ricardo Macchi, o eterno cigano Igor, da novela Explode coração – “Da-ra” era a fala dele mais intensa - que vem se “conhecendo” desde 2001... Haja conhecimento para um ser monossilábico e uma tetéia loura!!

O noivado é significado de maturidade

Desde pequenas, as meninas ciganas costumam ser prometidas em casamento. Os acertos normalmente são feitos pelos pais dos noivos, que decidem unir suas famílias. O casamento é uma das tradições mais preservadas entre os ciganos, representa a continuidade da raça, por isso o casamento com os não ciganos não é permitido em hipótese alguma. Quando isso acontece a pessoa é excluída do grupo (embora um cigano possa casar-se com uma gadjí, isto é, uma mulher não cigana, a qual deverá porém submeter-se às regras e às tradições ciganas). Deve ser por isto que a eterna noiva Maristela, do eterno boa-pinta Renato Gaúcho, está na situação que está e jamais sairá. Foi “prometida” ao garanhão aos 14 anos, quando se conheceram no RS, e daí para frente enfrenta com resignação e muito, mas muito amor uma vida de humilhação, traições, filha dele com outras (com ELA ele nunca teve nem quis, há quem afirme que foi ela que não quis ter um pai tão galinha para um filho). Deve ser assim, como os ciganos: só casam entre gaúchos (com as gadjí-linhas é só sacanagem) e vivem felizes. Só que esqueceram de contar este detalhe para ele: tinha que casar.

Um anel de brilhantes significa o amor eterno

Para os egípcios, que começam a presentear suas noivas já na hora de selar o compromisso, as jóias que a mulher recebe no noivado e durante sua vida de casada é, de certa forma, uma "poupança" que ela vai fazendo ao longo da vida, para enfrentar algum revés. A cerimônia chamada Nangchang, é a cerimônia onde o compromisso formal acontece, é presidida por um lama ou um rimpoche. Depois disto, uma baita festa é oferecida aos parentes e amigos pelo compromisso assumido. Acho que foi como o noivado de Mirella Santos e Latino, que já estão para marcar este casamento há pelo menos uns 3 anos, mas no caso dele, um pouco de cuidado é bom, já que Kelly baba-baby Key cresceu depois que se juntou com ele e, além de ter as jóias e presentes como poupança, quis metade do espólio de seu cantor “que só namora as erradas”. Vai juntando as jóias você também, Mirella!

Curiosidades

Que a cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga? Todo esse ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia, veio de lá e virou uma tradição. Foi em Roma ainda que aconteceram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher casar por sua livre vontade.

O vestido branco para o casamento, que foi adotada em todo mundo, veio da Inglaterra, através da rainha Vitória em sua união com o primo, príncipe Albert? Sabia que foi a rainha quem o pediu em casamento? Pois, é! Naquela época não era permitido fazer um pedido desses a uma rainha, então, a rainha não teve outra alternativa, a não ser ela mesma pedir o príncipe em casamento. O mais romântico da história da rainha Vitória e do príncipe Albert é que, ela o pediu em casamento porque o amava, o que não era costume na época, onde os casamentos eram sempre arranjados pelas famílias e o amor era o que menos importava.

Triste mesmo foi ver o noivado de Diana e Charles, que começou com um contos de fadas, mas que o mundo viria a saber que nada mais era de que um destes casamentos arranjados pela aristocracia inglesa, e que terminou embalado ao som (regravado – a gravação original era para Marylin Monroe) de “Candle in the Wind”, entoada por Elton John nos funerais destes que o mundo conhece por Lady Di.

A noiva chinesa, segundo a tradição, escolhia para suas damas de honra, as moças mais feias do lugar, com o fim de realçar a sua própria beleza. A roupa da noiva geralmente é de cor vermelha, tais como os convites de casamento, as caixinhas das lembranças, e até os envelopes das ofertas em dinheiro. Aliás, vermelho devia ser de longe a cor favorita de outro noivo famoso da história: a mãe dele se chamava Agripina e conseguiu o noivado do filhote, aos 12 anos, com Otávia, filha de 8 anos de seu tio e imperador Cláudio... sim! Estamos falando do piromaníaco Nero!!

Na Ilha de Formosa, na cerimônia nupcial, o rapaz leva um feixe de lenha à casa da moça e deixa-o defronte a porta, repetindo o presente até completar o vigésimo feixe. Se, na manhã seguinte o feixe tiver sido recolhido, isso significa que o rapaz foi aceito e que os preparativos para as bodas devem ser iniciados. Na cerimônia nupcial, o noivo e a noiva sentam-se de costas um para o outro. Executam-se danças e após a realização de diversos ritos, faz-se um pequeno corte na perna de ambos, a fim de misturar-lhes o sangue.

O noivado de um dos casais mais famosos da ficção mundial, Mr. Big e Carrie (da extinta série Sex and The City, interpretados pelos atores Chris Noth e Sarah Jessica Parker), parecia uma sucessão de feixes, um após outro, deixados na casa da Carrie, pois ela recolhia um após o outro, ele só vai deixar para se casar quando ela sentar “literalmente” de costas para ele no filme baseado na série e, após muita desventura... tchan, tchan, tchan, tchan! Casam! Com feixe, com paus e pedras, e com um closet divinérrimo!

A tradição pagã de "Pular a Vassoura", na qual o noivo e a noiva pulam juntos por cima do cabo da vassoura é uma antiga forma de cerimônia comum de casamento, praticada em certas regiões da Escócia, Dinamarca e China, e muito popular entre os ciganos. O Pulo da Vassoura é realizado ao término do Ritual de Compromisso. E para outro casal, amaríssimo nosso da ficção, este seria um ritual prá lá de normal. Claro! Estamos falando dos eternos noivos Rui e Vani, os noivos mais adorados, despudorados e normais da televisão brasileira, interpretados por Fernanda Torres e Luis Fernando Veríssimo, da também extinta série Os normais. “Pular a vassoura” para simbolizar compromisso é normal!!



Agora, lance de gênio mesmo foi o noivado de Jacó, Lia e Ruth, eternizado neste soneto de Camões, onde o pai das moças tinha garantido um genro escravo para chamar de seu!


Sete anos de pastor Jacó servia

Labão, pai de Raquel serrana bela,

Mas não servia ao pai, servia a ela,

Que a ela só por prêmio pretendia.

Os dias na esperança de um só dia

Passava, contentando-se com vê-la:

Porém o pai usando de cautela,

Em lugar de Raquel lhe deu a Lia.

Vendo o triste pastor que com enganos

Assim lhe era negada a sua pastora,

Como se a não tivera merecida,

Começou a servir outros sete anos,

Dizendo: Mais servira, se não fora

Para tão longo amor tão curta a vida.

Observação: ele deu a outra irmã primeiro, pois era costumes do povos casar primeiro a mais velha para ela não ficar encalhada...ai!

Bem fez o Kafka, que noivou 2 vezes e escapou ileso da celebração de um casamento...ufa!

Para saber mais : http://super.abril.com.br/superarquivo/1996/conteudo_34229.shtml


Por Fernanda Barbosa
 
Publicado em Maio de 2009

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB