segunda-feira, 29 de março de 2010

Botulismo

 Quando a conserva é mal conservada


Apesar de rara, muito tem se falado hoje em dia sobre o Botulismo, uma intoxicação alimentar causada pela bactéria Clostridium botulinum. A semelhança do nome com a bem conhecida Toxina Botulínica (Botox) não é mera coincidência. O Botox foi criado a partir dessa bactéria, descoberta na década de 70, e os efeitos causados pelo tratamento estético também se assemelham aos sintomas da intoxicação.

O Clostridium Botulinum contamina os alimentos ainda no solo e se desenvolve quando o alimento é mal conservado. Vale observar que ele é geralmente encontrado em alimentos em conserva caseiros, já que raramente o produto industrializado é contaminado devido aos processos de higienização. Mas o risco existe e o consumidor deve observar se as latas, potes e tampas estão estufados, cheios de ar. Isso pode indicar a presença da bactéria.

Quando o alimento contaminado é ingerido a toxina é absorvida e vai da corrente sangüínea para o sistema nervoso, interferindo na comunicação de células nervosas. Essa falta de comunicação provoca o efeito mais conhecido da toxina, a paralisação dos músculos. Além disso, a contaminação ainda pode provocar: aversão à luz, visão dupla com dilatação da pupila, dificuldade na fala, vômito, secura na boca e garganta, dificuldade para engolir, paralisia respiratória (que pode levar a morte), constipação intestinal e retenção de urina.

Uma vez identificado os sintomas, que podem variar com o paciente, um soro anti-botulínico é aplicado. Quanto antes a intoxicação for identificada, mais fácil será a recuperação. E atenção mamães, os bebês de menos de um ano de vida não possuem o intestino totalmente formado. Ingerir mel nessa idade é um risco, pois o Clostridium Botulinum é encontrado nesse alimento. Se o bebê ingerir mel, a bactéria irá se desenvolver dentro do intestino do bebê provocando a intoxicação. Por tanto, mel para bebês de até um ano, não pode!

A intoxicação também pode acontecer com animais como vacas e cavalos. Segundo pesquisa na internet, por ano são registrados cerca de 20 casos de intoxicação em adultos e 250 em crianças no Brasil.

Por Carolina Andrade
 
Publicado em Outubro de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB