quarta-feira, 31 de março de 2010

Uma senhora Torre

Para registrar sua passagem pela Terra, o homem foi cada vez mais aperfeiçoando a técnica e a arte de eternizar algum fato historicamente importante. Por conta dessa vontade de materializar suas conquistas, desenvolveu a escrita, a pintura, a escultura, a arquitetura, a fotografia, e por aí vai. Assim, cada povo, a seu modo, foi deixando rastros e monumentos colossais espalhados pelo mundo todo, que acabaram se transformando em pontos turísticos dos mais visitados. Nesse rol de maravilhas se encontra a Torre Eiffel.

Construída para a exposição universal em comemoração ao centenário da Revolução Francesa, a Torre Eiffel foi inaugurada a 31 de março 1889. Coube ao engenheiro Gustave Eiffel a responsabilidade de projetar o monumento em 1884, mas sua edificação só começou em 1887 porque, na época, muitos intelectuais questionaram a finalidade da obra. Por conta disso, apesar de sua estrutura colossal (7.300 toneladas), previa-se sua demolição após a exibição. Graças ao bom senso do povo parisiense, e ao seu uso para estudos meteorológicos e radiofônicos, a Torre não foi ao chão. Totalmente salva, a "Dama de Metal" recebe cerca de 6 milhões de visitantes por ano.

Inicialmente a Torre Eiffel tinha 312,27 metros. A partir da instalação das antenas transmissoras de canais parisienses, no seu topo, a Torre passou a medir 324 metros de altura, com 352 projetores de 1000 watts para iluminá-la. Para manter a centenária Dama em forma, a "Sociedade Nova de Exploração da Torre Eiffel" contrata obreiros acrobatas que, a cada sete anos, pintam sua estrutura metálica usando cerca de 50 toneladas de tinta.

A Torre possui três plataformas. O acesso pode ser feito por escadas, se o visitante estiver disposto a subir 1652 degraus. Felizmente, um sistema de elevadores também foi instalado, o que democratizou seu uso. Na primeira plataforma se encontra o elegante restaurante Jules Verne, com vista deslumbrante de Paris. Mas, se o turista quiser desfrutar de uma excelente cozinha francesa, é bom ficar atento para o preço das refeições. As porções são calculadas em grama e quando vem a conta, tem-se a ideia de que foi cobrada em arroba. Mesmo assim, a concorrência por esse lugar é grande, logo é necessário fazer reserva com antecedência.

Entre as outras atrações da Torre, um pequeno museu de cera em que figura seu criador, o engenheiro francês Gustave Eiffel e um cinema, que relata sua história. Por falar em cinema, a destruição da Torre Eiffel é tema de um filme que leva os Comandos em Ação à telona. O longa tem direção de Stephen Sommers (Van Helsing) e será lançado mundialmente em 7 de agosto, pela Paramount Pictures.

Portanto, ficção ou não, enquanto a senhora Torre estiver erguida majestosamente no Campo de Marte, ao lado do Rio Sena, sempre será interessante visitá-la. Afinal, é o marco da Revolução Francesa, que inspirou a outros países buscarem a Liberdade, Igualdade e Fraternidade tão sonhadas.

Por Maria Oliveira
 
Publicado em Junho de 2009

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB