segunda-feira, 29 de março de 2010

Nunca é tarde para se cuidar

O verão já foi. Mas você cuidou bem da sua pele? Assim como de costume, esse ano ele chegou com tudo, atingindo altas temperaturas em quase todo o Brasil. E, é justamente nessa época que devemos nos preocupar com doenças de pele, decorrentes do calor. Pra se ter ume ideia, de acordo com um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde, as consultas dermatologistas em ambulatórios aumentam cerca de 20% no período entre janeiro e fevereiro, em comparação com os demais meses do ano.

Em primeiro lugar na lista de doenças de pele, características do verão, estão as micoses, responsáveis por metade das consultas médicas. O aumento nas temperaturas e umidade cria o cenário ideal para a infestação da pele por fungos, principalmente entre os dedos dos pés e na virilha.

À primeira vista as micoses podem não parecer perigosas, já que causam inicialmente desconforto e coceira. Mas, não se pode tratar como algo banal. Quando mal cuidada, há o risco de infecção secundária. E esse tipo de lesão pode servir como porta de entrada para bactérias, que se alojam no tecido subcutâneo e levam a uma doença mais grave.

Em segundo lugar vêm as manchas causadas por exposição ao sol, marcando 30% dos atendimentos. Para evitar esse tipo de problema, o ideal é não se expor ao sol das 10h às 16h. Além disso, nunca deixar de utilizar protetor ou bloqueador solar.

Para completar essa lista, não podemos esquecer as queimaduras solares. Responsáveis por 20% das consultas, essas são as lesões mais perigosas nos dias de calor intenso. De acordo com a gravidade da exposição há o risco de evoluírem para melanoma, tipo de câncer de pele.

Dicas:

- Usar filtro solar adequado ao seu tipo de pele mesmo em dias nublados e quando se está debaixo do guarda-sol. Lembre-se: os raios ultravioletas refletem da água e na areia.

- Evitar a exposição ao sol entre as 10h e às 16h.

- Secar bem os vãos entre os pés e a virilha.

- Permanecer o mínimo de tempo possível com roupas de banho molhadas.

Fungo na virilha pode provocar candidíase

Em dias mais quentes é comum transpirarmos bastante. Por isso o aconselhável é o uso de roupas frescas e arejadas. Quando se fala na região intima, o perigo aumenta ainda mais para as mulheres. O ideal é que se faça uma boa higiene feminina, com produtos específicos ou não. Além disso, deve-se evitar ficar muito tempo com o biquine molhado, para o caso do surgimento de fungos e bactérias.

Um dos problemas mais comuns nas mulheres, em situações como essas, é o surgimento da Candidose ou Candidíase Vulvovaginal. Ela consiste na proliferação de fungos no meio ambiente vaginal, levando ao aparecimento de sintomatologia.

Os fungos podem ser encontrados como saprófitas (não causando doença) no ecossistema vaginal. Neste caso estão em equilíbrio com os mecanismos de defesa do hospedeiro. A diminuição de tais mecanismos, ou o afluxo de maior quantidade de fungos pelo relacionamento sexual, pode levar à proliferação e aumento na concentração deles.

Em tal situação passam a ser causadores de patologia, com conseqüente aparecimento de sintomas. O fungo mais encontrado é a Candida Albicans, embora possam surgir outras espécies. O sintoma mais freqüente é o prurido genital, geralmente intenso e acompanhado por corrimento esbranquiçado. Os sintomas exacerbam-se no período pré-menstrual.

O tratamento para combater a candidíase é feito à base de cremes antifúngicos, em geral de 3 a 7 dias. Em casos mais resistentes, deve-se fazê-lo por via oral. Na suspeita de que o parceiro também tenha a doença, este deverá ser tratado.

Além disso, é apropriado tratar as causas da doença para evitar as recidivas. Fazer uma dieta especial, preparada em conjunto com médico e nutricionista, ajuda a recuperar a saúde e reconstruir o sistema imunológico.

Formas de prevenção

- Usar sabonete neutro, em banhos diários, preferencialmente mais de um banho por dia no verão.

- Usar roupa íntima de algodão, evitando produtos sintéticos, inclusive meia calça, para que a pele possa respirar e a umidade ser diminuída.

- No contato sexual, usar preservativo. É aconselhável fazer a higiene genital com muito cuidado, evitando o uso de duchas vaginais.

Pele Hidratada, pele saudável

O verão acabou, mas nem por isso você deve deixar de lado sua pele. No outono, o tempo costuma ser quente durante o dia e dar uma esfriada à noite. Por isso, nada de deixar de lado hidratantes, naturais ou não. É chegada a hora de preparar sua pele, para quando o inverno chegar.

O uso regular de produtos específicos ajuda a manter a pele macia e hidratada. O banho quente e o excesso de sabonetes acabam removendo excessivamente a barreira protetora da pele, facilitando seu ressecamento. A secura da pele é resultado da diminuição de água na camada córnea (a camada mais superficial) e provoca uma descamação anormal.

A pele costuma perder água para o meio ambiente, quando em baixa umidade do ar. Esta água é reposta pelas camadas mais profundas da pele. Mas, quando transpiramos muito, não há hidratação. Por isso é tão importante a ingestão de água, em quantidades adequadas, para manter pele e organismo bem hidratados.

O uso de líquidos na pele, como borrifar soro fisiológico para hidratá-la, por exemplo, praticamente não é eficaz. A não ser quando se aplica um produto que impede a evaporação da água para a atmosfera. Geralmente de base oleosa ou siliconada, ele atua como um lubrificante. Por isso é tão recomendado o uso de um bom hidratante, de preferência após o banho.

Lavar o rosto com água fria antes de deitar, à noite, é super recomendado. Dormindo com a pele limpa, o descanso noturno permite que a secreção natural da pele produza a barreira de gordura que a protege. Se necessário, aplique cremes hidratantes adequados ao tipo de pele para complementar esta hidratação, ao acordar. A maioria dos hidratantes resulta da mistura de água, óleos e um agente emulsificante. Um agente que ajude a manter em equilíbrio esta mistura.

As pessoas com pele mais oleosa, devem preferir hidratantes com óleo em água, mais fluidos e com base livre de óleo. Ou seja, que tenham lubrificante siliconado. Este é encontrado nos produtos comercializados como livres de óleo e /ou não comedogênicos. Eles não causam a formação de cravos. Já as pessoas de pele mais seca devem preferir hidratantes com água em óleo e lubrificante a base de óleo mineral, petrolato (vaselina) ou lanolina.

Os hidratantes podem ter perfumes, preservativos e outras substâncias como os alfa-hidróxi-ácidos (ácido glicólico e lactato de amônio) e também filtros solares. É importante que se escolha um produto adequado ao seu tipo de pele, região do corpo a ser hidratada e clima.

Nas regiões de clima frio e seco, é maior a necessidade de hidratação da pele. Não se pode usar um mesmo hidratante na área da face e dos calcanhares. A face é rica em glândulas sebáceas, que produzem o lubrificante natural da pele. Enquanto que a planta dos pés é desprovida naturalmente destas glândulas.

O certo é procurar um bom dermatologista, para que ele indique o hidratante ideal. Lembre-se, além da pele hidratada ser agradável aos olhos e ao toque, a hidratação é importante para mantê-la sempre saudável.

Por Tatiana Bruzzi
 
Publicado em Março de 2009

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB