segunda-feira, 29 de março de 2010

Uma nova forma de entrar em forma

“Hoje tem marmelada? Hoje tem bananada?” Todo mundo sabe que para emagrecer um dos caminhos mais fáceis é fechar a boca. É por isso que frases como essas não ajudam em nada e muito menos tem alguma graça. A não ser que a pessoa resolva praticar atividades circenses, ideais para quem deseja perder peso, melhorar postura e ainda definir músculos.

Quem resolve encarar a lona de um circo, descobre que lá não há somente palhaçadas. É possível perder peso e ganhar massa muscular brincando como criança, através de acrobacias e saltos. Em pouco tempo dá para perceber que o caminho para conquistar um corpo bonito e saudável não está somente relacionado à musculação, esteira ou spinning. E mais, a técnica ajuda também o praticante a se alongar melhor, dá mais flexibilidade e ainda define o corpo, resultados que se percebe com pelo menos um mês de prática.

Depois que o programa Domingão do Faustão colocou no ar o quadro Circo do Faustão, o número de pessoas que saíram das academias e correram para escolas de circo, aumentou consideravelmente. E, segundo os professores de educação física, dá para fazer a troca sem medo. Os exercícios no picadeiro têm mil e uma utilidades, pois trabalham os músculos das pernas, bumbum, costas, barriga e braços ao mesmo tempo em que treina alongamento, flexibilidade, agilidade e coordenação motora. Dá para mexer o corpo inteiro e ainda ganhar um melhor condicionamento físico. Além disso, as aulas são dinâmicas, divertidas e não deixam de ser uma ótima oportunidade para fazer amigos, já que a maioria dos exercícios são feitos em dupla.

Proporcionar um corpo ágil e firme não é apenas o que se consegue com a prática dos exercícios circenses. Eles também contribuem para a perda de peso. Para se ter uma idéia, com cerca de uma hora e meia é possível queimar, em média, pelo menos 600 calorias. Os praticantes confessam que no começo chega a dar uma canseira, mas depois de um tempo vai se adquirindo força e se tornando prazeroso, pois alivia as tensões do dia-a-dia.

Diversão garantida, mas da pesada

Apesar de a malhação parecer passatempo, é preciso ter força de vontade para não abandonar a atividade depois das dores no corpo ou quedas ao chão. É comum acumular dores nas mãos ao segurar a barra do trapézio, ou queimar o braço quando o mesmo passar rapidamente pelo tecido. É aí que entra a persistência, fator fundamental para se aprender as técnicas e dominar um movimento antes considerado impossível.

Onde ir:

Além das escolas de circo, hoje já é possível praticar essas atividades em academias localizadas nas principais cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Também há escolas como a Academia Brasileira de Circo e a Central do Circo que é uma cooperativa sediada em São Paulo. E ainda o Club Med, com sede em diversos lugares.

São Paulo - Na Academia Formula a mistura de ginástica e artes circenses recebeu o nome de “Fitness Acrobático” e vem conquistando a turma, cansada da malhação tradicional. Os alunos fazem ginástica de solo, cama elástica, malabares, trapézio, tecido e trave de equilíbrio.

Rio de Janeiro - os interessados podem procurar informações na academia Rio Sport Center – Barra e Recreio.

Brincando como criança

Conheça um pouquinho sobre cada número do espetáculo, em que você também pode fazer parte:

Tecido: São dois pedaços de pano presos no alto da lona ou teto da academia que chegam ao chão. Com eles a pessoa faz movimentos em que os enrola no corpo, e uma vez no alto fazem acrobacias, sendo necessário um condicionamento físico muito bom para utilizar tal aparelho.

Trapézio: o aparelho se posiciona próximo ao solo e o aluno faz uma série de movimentos chamados de figuras. O aluno pratica até quase a perfeição, para só então passar ao próximo. Outra forma de utilização do trapézio e a mais conhecida, ocorre quando o aparelho fica preso bem alto e os trapezistas saltam de um trapézio para o outro dando um show de acrobacias aéreas.

Solo: alguns movimentos são utilizados para fazer o aquecimento do corpo antes do treino propriamente dito. São cambalhotas, paradas de mão, pontes, estrelas, entre tantos outros movimentos realizados no chão.

Malabarismo: pode-se utilizar bolinhas, arcos, tochas e objetos que parecem garrafas para fazer os movimentos que exigem concentração e coordenação motora. Em média, com cerca de dois meses de treino o aluno já consegue fazer os exercícios com destreza.

Monociclo: é a arte de andar sobre uma roda, o qual exige muita coordenação, equilíbrio e força, principalmente nas pernas e abdômen. Com duas semanas de treino diário o aluno já consegue andar para frente e para trás.

OBS: Devido à diversidade de movimentos, espaço e descontração das aulas de circo as crianças se identificam muito com elas. Os exercícios iniciais são os de solo e rolamentos, que estimula o equilíbrio, coordenação e noção espacial, combate a timidez, controla a ansiedade, melhora a capacidade respiratória, valoriza o trabalho em equipe, o cooperativismo, a solidariedade, entre tantas outras qualidades, além de não deixar desaparecer a arte e a alegria do circo.

Por Tatiana Bruzzi
 
Publicado em Novembro de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB