quarta-feira, 31 de março de 2010

Ta chegando a hora do sim

Será que falta alguma coisa?


Quando se fala em casamento, pensamos logo na marcha nupcial, uma bela moça vestida de branco, uma igreja super decorada e um noivo ansioso no altar. É, mas sabia que por trás desse “quadro” que acabei de pintar, os noivos têm que ralar muito para que fique tudo perfeito? É sim! São muitos detalhes envolvidos nessas seis horinhas. Eu posso afirmar isso por experiência própria. Muitas coisas acontecem antes do sim!

Ainda existem muitas moças que fazem enxoval de casamento, muito antes de encontrar seu amado. Mas eu não fiz nada disso. E o pior, ainda nem comecei e o meu casamento será em pouquíssimos meses. Como diz minha mãe, estou fazendo tudo ao contrário.

Começamos pelos móveis da sala. Depois de várias pesquisas, idas e vindas à shoppings, lojas de móveis e decoração, resolvemos pelo primeiro conjunto de sala, com dois sofás, mesa de centro, mesa de canto, aparador e uma bela estante. E partimos para a cozinha.

Depois de chorar preço com um vendedor, ir a outra loja, e olha que me descobri uma verdadeira negociante, consegui um super desconto. Essa é uma das primeiras dicas que deixo para quem está se preparando para o casório. A melhor coisa que tem é comprar a vista. Assim, você pode negociar e ganhar um belo desconto. Tanto que não saí da loja apenas com o fogão, mas com um home theater também.

Alguns padrinhos e familiares se prontificaram em ajudar com outros eletros, o que é muito bom! E não seja interesseira (o) em chamar aquelas pessoas que têm uma boa situação financeira. Essa escolha é delicada, já que queremos chamar todos que são importantes em nossas vidas. Mas procure os que você tenha mais afinidades, os que te apoiaram e os que acompanharam a história do casal desde o início.

Um dos grandes dilemas é o cantinho dos dois. No meu caso, ainda estamos em busca de uma casa. Como diz o ditado: “Quem casa quer casa”. E é verdade. Mas os precinhos estão um tanto salgados. Por isso, você pode optar pelo aluguel. Invista numa casinha pequena e com um pequeno aluguel, afinal de contas, no início serão só os dois mesmo, enquanto procuram a sonhada casa própria.

Partimos então para a busca de um belo local para a realização desse sonho. Confesso que achei essa a melhor parte, pois todas as casas de festas oferecem uma degustação. Gostamos tanto da idéia, que quase tornamos um roteiro de todo sábado a noite. Além de conhecer novos locais, lanchamos sem pagar nada (nessa época temos que economizar em tudo, risos!).




O local deve agradar aos noivos, não adianta apenas um gostar. E nada de querer ostentar sem poder. Um lugar simples, com uma bela decoração, deixará todos de queixos caídos. Procure um salão que disponibiliza serviço de buffet. É mais prático e eu acho que sai mais em conta, sem contar com menos uma preocupação.

Fotografia e filmagem. Quem num quer guardar pra sempre esse belo momento? Não feche com o primeiro que encontrar. Pesquise bastante antes. Peça para ver as fotos que ele já fez e os vídeos também. Às vezes você pode achar que um profissional está te cobrando baratinho e vai nele, mas a qualidade do trabalho pode não ser legal. E tem muitos cobrando um pouquinho a mais (R$ 100,00, 200,00) e oferecem mais coisas, do tipo: maior quantidade de fotos, banner, foto externa, CD com todas as fotos, telão, filmagens e muitos outros atrativos.

Você não pode esquecer de fazer o repertório com as músicas: entrada do noivo, dos padrinhos, da noiva e se tiver alguém que vá cantar, etc, etc, etc. Hoje em dia não se usa mais as famosas lembrancinhas. O que você pode fazer é caprichar no bem casado. Mas se quiser fazer um agrado a seus convidados, faça! Não se esqueça que essa noite é sua. Você tem que realizar o seu sonho.

Resolvidas essas questões, que tal partir para a escolha da roupa do grande dia? Tenho que fazer outra confissão. Senti-me uma diva, uma princesa, uma miss, e muito mais. É muito divertido e emocionante esse momento. Ainda mais como foi comigo. Fui com minha mãe em apenas três lojas. E fui super bem tratada nas três. Em uma, quem me atendeu foi a proprietária e na outra, tive uma sala exclusiva, cheia de espelhos e ar condicionado só para minha mãe e eu. Senti-me uma pop star.

Vestido escolhido, mistério para as amigas e principalmente, para o noivo. Nada melhor que um clima de suspense. Ah! Outra dica. Essas lojas costumam fazer descontos e/ou pacotes se você levar mais pessoas da sua festa para alugar lá. E tem mais, algumas delas diminuem o valor do vestido da noiva, dependendo da quantidade de vezes que foi utilizado. E outra, tem lugar que no aluguel da noiva inclui as bijouterias, sapato, luvas e todos os acessórios. Vale a pena perguntar!

Outro problema que nos aflinge, é a lista de convidados (eu já tive de cortar um monte de gente) e o abençoado convite. Uma amiga me falou uma coisa, e eu parei pra pensar... é verdade. Não vale a pena gastar muito com isso, já que muita gente joga fora. Normalmente os que guardam são os familiares mais próximos. Então você pode escolher um modelo mais moderno (que eu tenho achado mais barato), se você souber fazer, melhor ainda.

Tem muita gente que acha feio (eu mesmo pensava assim, mas vou adotar) colocar lista de presente em algumas lojas e ainda anexar ao convite um cartãozinho da loja. Mas, sabia que isso é uma das melhores coisas? É sim, com esse novo método, dificilmente você terá presente repetido. E se mesmo assim ganhar algo que já tenha, você pode ir a loja e trocar por outra coisa que esteja precisando.

Outro detalhe que todos estão adotando, são os bonequinhos de biscuit personalizados. A maioria dos casais está colocando seus pontos fortes nesse item e os valores que eu pesquisei, variam de R$ 80,00 à R$ 100,00.

Não podemos esquecer de dar entrada nos papeis no cartório. Para isso, prepare seu bolso, que lá se vão mais uns R$ 400,00 e deve ser feito com três meses de antecedência. Assim como o check-up. Isso mesmo, faça todos os exames médicos necessários. Comece essa nova vida com todos os problemas, se é que há algum, sanados.

E, para ficar relaxada no momento do tão esperado sim, que tal passar o dia em um spa? Isso mesmo, o famoso dia da noiva. Lá você vai encontrar serviços de massagens relaxantes, banhos para hidratar e relaxar a pele, maquiagem, cabelo, manicure e pedicure, entre muitos outros. Existe salão de festa que possui equipe especializada. E ainda fazem o making-off.

Depois de ter pensado em tudo isso, ainda falta uma coisa: a lua-de-mel. Tem salão que também oferece três dias em um determinado local. Mas se o seu salão não lhe oferecer isso, faça que nem eu. Tenha cara de pau e veja se seus amigos e parentes não conhecem ninguém no local em que deseja, para emprestar casa (risos!). Sem essa de que “isso é feio”, ou ficar com vergonha. Se gasta muito na produção do casamento, então porque não economizar agora? Caso não consiga, veja se um dos padrinhos não quer dar de presente.

E você pensou que era fácil casar, né? Dá um pouquinho de trabalho, mas estou adorando toda essa agitação. E todas as minhas amigas, que já passaram por esse momento, dizem que não se arrependem e fariam tudo outra vez. Pode ser cansativo, estressante, mas sei que vai valer a pena. Afinal de contas, qual menina nunca sonhou em se casar?

Por Roberta Marassi
 
Publicado em Maio de 2009

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB