segunda-feira, 29 de março de 2010

De toda brincadeira...

que eu gosto a melhor é pular corda


Vamos relembrar: “um homem bateu em minha porta e eu abri...” Quem curtiu a infância com colegas na rua, com certeza já cantou muito isso. Hoje, adultos vêem em uma das brincadeiras mais antigas, uma forma de manter corpo e mente em forma. Rope Class, Power Jumping Class ou simplesmente pular corda. O nome não importa, mas o exercício em si. Afinal é um dos mais eficientes exercícios aeróbios praticados na atualidade. Além disso, é super barato, divertido, eficaz e o mais incrível, você vê os resultados em pouquíssimo tempo.

Pular corda é um exercício simples de circular uma corda em torno de si. Ou seja, por baixo dos pés passando pela cabeça, sem que se toque nela. Utilizada como exercício e treino por muitas pessoas, devido à grande queima calórica e significativo aumento do condicionamento cardiorespioratório, é um ótimo exercício que exige um bom nível de condicionamento físico. Atletas como boxeadores e lutadores de Jiu Jitsu, entre outros, usam a técnica como aquecimento e treinamento.

O ato de pular corda fortalece coxas, panturrilhas, abdome e braços. Também melhora o ritmo, a coordenação e o equilíbrio. Essa atividade está virando uma grande mania pra todo lado e principalmente nas melhores academias do país. Geralmente está presente em aulas como circuito.

As aulas podem ser praticadas na sala de musculação ou em aulas coletivas, geralmente chamadas de Rope Class ou Power Jumping Class (combinando aquecimento - movimentos simples de manejo da corda), alongamentos, parte aeróbica (saltos e saltitos), localizada (abdominais e agachamentos) e resfriamento/alongamento ou até mesmo em casa.

Benefícios:

- É uma atividade de trabalho corporal total , fortalecendo grandes grupos musculares superiores e inferiores, embora priorize músculos da perna e glúteos;

- Geralmente, queima mais calorias e melhora a capacidade aeróbia que exercícios aeróbios convencionais como a corrida ou caminhada, por exemplo, protegendo contra doenças cardíacas;

- É eficaz tanto para o sistema aeróbio quanto anaeróbio, dependendo do nível do praticante e de como é utilizada;

- É um dos melhores exercícios para melhorar o condicionamento geral do corpo, agilidade, força vertical, equilíbrio e coordenação geral.

- Ótimo exercício de base para atividades que utilizam muito os pés, como: tênis, esqui, basquete, futebol, etc..

- Eficaz no tratamento da Celulite;

- Exercício fantástico no combate a osteosporose;

- Gasto Calórico: 500-800 kcal por hora - Calcule para seu peso

- Grupos musculares trabalhados:

• Pernas - panturrilhas e coxas

• Abdômen

• Peitoral

• Ombro

• Costa

• Braços

Quem não deve praticar:

- Indivíduos que apresentam lesões de joelho ou em qualquer articulação dos membros inferiores, este é um esporte de impacto, previna-se;

- Pessoas que estejam muito acima do peso.

Tais indivíduos sentirão um tremendo desconforto ao Pular Corda por aumentar bastante o impacto nas articulações, principalmente dos pés. Não é aconselhável.

Por Tatiana Bruzzi
 
Publicado em Outubro de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB