segunda-feira, 29 de março de 2010

O fim de uma era

Nesse último dia 15/03/09 foi decretada a morte da Discografias, uma das comunidades mais populares do Orkut. Assim como todas as relacionadas à mesma. Para quem não sabe, no tal lugar usuários postavam links para downloads de CDs inteiros de bandas, de qualquer estilo e país do mundo.

E, é aí que eu me pergunto (muito inconformada, diga-se de passagem): isso por acaso vai ajudar a indústria fonográfica? Porque, sinceramente, com o preço atual dos discos é impossível consumir tudo que se gosta. Mesmo porque muitas vezes somos cativados por apenas poucas músicas, quando não uma só.

A internet tornou-se meio de expansão de ideias e novos artistas, como Arctic Monkeys, Lily Allen ou a brasileira Mallu Magalhães, e uma ação como essa fere a evolução natural das coisas. Ou eles acham que acabando com as comunidades os links vão misteriosamente deixar de existir? Sendo que, até artistas como Radiohead apóiam abertamente a causa?

Devo dizer que conheci muitas bandas e cantores por meio dos mp3, e fui lá comprar os CDs mesmo assim. Portanto acho ridícula a idéia de que isso prejudicaria os negócios. Se o número de vendas cai é por causa da situação financeira mundial e não de uma amostra da partilha que acontecia diante de nossos olhos sem nos darmos conta. Porque, afinal, eram apenas pessoas passando informações sem pedir nada em troca. Somente pelo prazer de ajudar e divulgar algo de que gostassem.

Fica aqui toda minha indignação...

Beijos a todos,

Juju.

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB