segunda-feira, 29 de março de 2010

Crise Mundial

Apertem os cintos que o piloto sumiu!


Conhecem esse filme? A tripulação passa mal e os passageiros ficam loucos sem saber o que fazer. Bem, é assim que tenho visto a crise desde que ela começou. Uma coisa acontece, uma pessoa aperta um botão e pronto, está armada a bagunça. Nós sabemos mais ou menos como e quando começou, mas não fazemos a mínima idéia de quando ou como vai terminar. Enquanto isso encaramos uma corrida frenética, que não é a de São Silvestre, mas mobiliza representantes do mundo inteiro.

As bolsas... Bolsa não! Os bolsos, no masculino. Ele é que vai ficando vazio, cada vez que os índices sobem ou descem. Aliás, alguém sequer entende esses índices? Pra mim eles são como instrução de montanha russa. Sobe, sobe, sobe, sobe, sobe, chega lá no topo e tal qual a lei da gravidade, um dia desce! E é aí que vem a grande excitação da montanha russa, porque depois da grande queda ela sobe de novo, depois desce, e desce mais, e sobe de novo, e gira, e muda de lado, e despenca, e sobe, ufa... Enfim, vocês conhecem as montanhas russas e sabem que, assim como a crise, você acaba passando mal no final. Haja coração!

E nós aqui, pobres mortais que não sacam nada desses índices, tentamos acompanhar. Nosso governo disse no começo que o problema não chegaria ao Brasil, já que a crise era dos Americanos. Mas cá estamos nós com o dólar atingindo os R$ 2,50, investidores parados e empresas com o pé no freio. Férias coletivas pra todo mundo! É o famoso Paradão! Se os cantores de funk quisessem poderia ser o hit do verão. Uhmm... rimou.

Natal chegou! Já nem vamos falar de crise mais! É época de gastar dinheiro. De aproveitar as férias “forçadas” e passar o réveillon na praia com a família. Olha que oportunidade boa?!

Mas e a crise? Crise aonde? Fui ao shopping no fim de semana e não tinha espaço pra andar! As pessoas cheias de sacolas na mão.

Crise nada! Prefiro pensar assim. Afinal, dinheiro é papel. Seja dólar, euro, yen ou real, é tudo papel! Podia valer tudo à mesma coisa, não podia? Mas, as pessoas gostam de complicar. Depois reclamam! Se vocês gostam de emoções fortes, porque não vão brincar na montanha russa?! Mas não coloca a gente no meio não!

Por Carolina Andrade

Publicado em Dezembro de 2008 

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB