quarta-feira, 31 de março de 2010

Rock Estrela

Cazuza disse um dia: “meus heróis morreram de overdose”. Assim como seus heróis, o de muitos fãs do bom e velho Rock 'n' Roll também se despediram do palco muito cedo, e foram brilhar em meio às estrelas. Inclusive o próprio Cazuza.




 
Pensando nisso, e aproveitando que em julho comemoramos o dia mundial do rock, eu escolhi não apenas um, mas alguns perfis de celebridades da música que se foram e deixaram, em meio à saudade, obras eternizadas em nossos corações.

Viver intensamente como se fosse o último dia

Seria essa a sina de todos os astros da música? Parece que sim, já que desde os anos 50 o máximo que eles chegaram foi, em média, aos 42 anos. De acordo com dados de uma pesquisa realizada na Inglaterra e publicada no Journal of Epidemiology and Community Health, essas celebridades geralmente morrem, no auge de suas carreiras, por motivos decorrentes do uso de bebidas e drogas, desde 1956.

Mas, vale lembrar que nem sempre álcool e narcóticos estão ligados a morte de nossos astros, já que a vida desregrada da maioria acaba levando-os a problemas comportamentais e de saúde, como mudanças de humor e depressão.



Adeus cedo demais

No final dos anos 70 e início dos 80, o mundo do showbiz se despediu cedo demais de três grandes nomes do rock. Em 1979, Sid Vicious - baixista do Sex Pistols – morreu aos 21 anos, vitima de overdose. O astro era viciado em heroína.

Um ano depois foi a vez de perdermos John Bonhan, baterista do Led Zeppelin. O roqueiro morreu aos 32 anos. Embora a autopsia não tenha revelado uso de drogas, há rumores de que ele tenha tomado 40 doses de vodka antes de falecer.

Nesse mesmo ano, a morte de um dos maiores nomes da música chocou o mundo. Era hora de dizer adeus a John Lennon, ex-integrante dos Beatles - uma das melhores bandas de rock da história. No dia 8 de dezembro de 1980, Lennon foi assassinado em frente ao seu apartamento – edifício Dakota (Central Park) -, por um fã que havia lhe pedido autógrafo horas antes. Após perder 80% de seu sangue, o astro faleceu aos 40 anos de idade. Um memorial chamado Strawberry Fields Forever, foi criado no local em sua homenagem.

Já na década de 90, outras duas perdas entristeceram os amantes do rock. Em 91 Freddie Mercury, líder da banda Queen, faleceu devido a complicações decorrentes do vírus HIV. O músico, que tinha 45 anos, morreu em casa. Como o corpo do cantor foi cremado, não há túmulo. Sendo assim, até hoje fãs deixam buquês de flores em frente a sua antiga casa, doada à ex-namorada Mary Austin.

Em 97 a notícia de que Michael Hutchence, vocalista do Inxs, estava morto pegou de surpresa toda uma legião de fãs da banda. O cantor foi encontrado enforcado por um cinto, aos 37 anos de idade, em um quarto do hotel Ritz-Carlton - Sydney.

O fim precoce de nomes do rock atravessou o oceano e deixou sua marca por aqui também. Entre os artistas brasileiros estão Raul Seixas, Cazuza e Renato Russo.

“Raulzito”, como era conhecido o cantor baiano, morreu em 1989, aos 44 anos, devido ao uso de álcool agravado pela diabetes. Um ano depois era a vez de Cazuza dar adeus aos palcos. O cantor, que começou sua história como líder do Barão Vermelho e fez sucesso em carreira solo, morreu aos 32 anos vitima do vírus da AIDS.

Em 1996 a geração “coca-cola” se despedia de Renato Russo, vocalista da banda Legião Urbana. O cantor morreu aos 36 anos também em conseqüência da AIDS, doença que nunca chegou a admitir.

Por que aos 27?

Você já ouviu falar na maldição dos 27? Recém editado, o livro The 27s: The Greatest Myth of Rock And Roll, de Eric Segalstada e Josh Hunter, lista nomes do rock e blues que morreram “curiosamente” com essa idade.

A maldição dos 27 teve início lá pelo final dos anos 60 e começo dos 70. Primeiro foi Brian Jones, guitarrista da primeira formação dos Rolling Stones, a ser encontrado afogado na piscina, em 1969. A causa da morte nunca foi esclarecida.

Em 1970, dois grandes nomes do rock se despediram da gente. Jimi Hendrix e Janis Joplin. Ele foi encontrado morto na cama de um hotel. A causa? Engasgamento com o próprio vômito, após ingerir nove pílulas para dormir. Já ela, morreu graças a uma overdose de heroína.

O último grande nome da geração que sonhava em mudar o mundo foi Jim Morrison, líder do The Doors. Considerado um dos primeiros poetas do rock, foi encontrado morto na banheira do quarto de um hotel em Paris, em 1971. Segundo versão oficial, a causa da morte foi ataque do coração. E a lista não parou por aí...

Tivemos também: Alan Wilson - vocalista da banda de blues Canned Heat (overdose de heroína, 1970); Kurt Cobain - líder do Nirvana (suicídio, 1994); Ron Mckerman - Fundador do Grateful Dead (hemorragia gastrointestinal, 1973); Pete Ham - guitarrista e vocalista da banda Badfinger (se enforcou na garagem de sua casa, 1975); Chris Bell – líder do Big Star (colidiu com seu carro em um poste, 1978); D Boon - vocalista e guitarrista do trio punk californiano Minutemen. (seu corpo foi jogado acidentalmente para fora de uma Van, 1985); Pete de Freitas - baterista do Echo & The Bunnymen (acidente de moto, 1989). Robert Johnson – “bluesman” (morreu envenenado pela mulher, 1985). Uma curiosidade: ele era conhecido por ter supostamente vendido sua alma ao demônio.

Por Tatiana Bruzzi
 
Publicado em Julho/Agosto de 2009

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB