segunda-feira, 29 de março de 2010

Alerta

Fenômeno da natureza ou descuido humano? Biólogos dizem que a combinação dos dois causou a mortandade de peixes na Lagoa de Araruama


Em plenas férias de janeiro, eu, querendo curtir o sol da região dos lagos (RJ) e caminhar na orla no final da tarde, mas esses “sonhos” ficaram mal-cheirosos. Tudo por conta da mortandade de peixes na região. Mais de duzentas toneladas de pescados foram encontrados mortos na orla de Araruama até Cabo Frio.

Tinha várias qualidades de peixes, literalmente fora d água: espada, dourado, arraia. Até siri, foi encontrado na areia. Pescadores afirmam que o despejo de esgoto na lagoa foi o culpado, já as autoridades acusaram a chuva.


 
O presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria estadual do Ambiente, Luiz Firmino Martins, afirma que o motivo da morte foi o excesso de chuva. Segundo ele, choveu nos últimos dois meses o esperado para um ano.

Enquanto a lagoa não se recupera, a preocupação de quem vive da pesca é como manter a renda. Segundo a colônia de pescadores, duas mil famílias dependem da atividade em São Pedro D’Aldeia.

A concessionária Pró-Lagos informou que o esgoto só é tratado com o tempo seco. Quando chove as comportas são abertas e os resíduos liberados in natura. De acordo com a concessionária, esse sistema foi aprovado há sete anos por órgãos ambientais, pelo poder público e pelos próprios pescadores.

Para evitar nova mortandade a dragagem, com a retirada de areia e detritos que assoreavam o canal de Itajuru (Cabo Frio), deve continuar. Com isso, espera-se diminuir a falta de oxigênio na lagoa de Araruama.


Resta esperar os resultados e torcer para que o “fenômeno” não se repita, afinal de contas, além das famílias que dependem do pescado para viver, os comerciantes podem sofrer com a queda de turistas.

Por Roberta Marassi - texto e fotos
Publicado em Fevereiro de 2009

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB