segunda-feira, 29 de março de 2010

Carmen Miranda

100 anos de uma mulher pequenina no tamanho, mas grande no talento

Nascida em Portugal há exatos 100 anos, pode-se dize que Carmen Miranda é a mais pura brasileira da história. Afinal, até hoje muitos acreditam que ela seja brasileira por causa de seu visual colorido: chapéus grandes enfeitados com frutas, roupas que deixavam a mostra sua barriguinha e o samba, é claro. Quem não se lembra dela revelando o que a baiana tem?

A história de vida da cantora é simplesmente encantadora. Casou-se uma única vez, com o primeiro homem que lhe pediu em casamento. Teve um aborto, espontâneo para uns e provocado para outros, lutou contra sua família para seguir a vida artística e ainda sofreu muito, devido sua dependência por medicamentos.

O início de seu sucesso como cantora foi em 1930, depois que gravou a marcha "Pra Você Gostar de Mim". Menos de 10 anos depois, ela desembarcou nos Estados Unidos. Quando chegou a Nova York, aos 30 anos, os americanos gostaram tanto de seu jeito de falar que Carmen manteve em público um cômico acento, que a marcou para sempre. Ela foi responsável por popularizar o samba, ritmo que introduziu em terras americanas.

A estrela de apenas 1,52 de altura conquistou Hollywood e chegou a ser a atriz mais bem paga do cinema, desbancando atores consagrados como Cary Grant e Humphrey Bogart. No período de 1940 a 1953, participou de 14 filmes. De acordo com o documentário Carmen Miranda: Bananas Is My Business (95), dirigido por Helena Solberg, Carmen Miranda da Cunha ganhou logo a simpatia do público norte-americano.

Como cantora, vendeu mais de 10 milhões de discos no mundo todo, e emplacou sucessos que marcaram época como "Mamãe Eu Quero" e "Tico-Tico No Fubá". O excesso de trabalho fez com que a pequena notável chegasse a três espetáculos diários, combinados com rodagens de filmes e reuniões. Ela ainda foi nomeada embaixadora da política de boa vizinhança em direção à América Latina, impulsionada pelo presidente Franklin D. Roosevelt. Para agüentar o ritmo, o jeito foi buscar forças através do uso de anfetaminas.

A última aparição pública de Carmen Miranda foi no programa televisivo de Jimmy Durante, em 4 de agosto de 1955. Muito deteriorada fisicamente, ainda foi capaz de fazer uma de suas típicas apresentações. A cantora morreu de infarto poucas horas depois, em seu quarto, enquanto um grupo de amigos participava de uma festa no primeiro andar de sua mansão. Ela tinha apenas 46 anos.

Por Tatiana Bruzzi
 
Publicado em Fevereiro de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB