segunda-feira, 29 de março de 2010

Moda indiana à Caminho do Brasil

Quem freqüenta as principais ruas de comércio popular do Rio de Janeiro vê a quantidade de lojas de produtos importados da Índia, e sabe que, não é de agora que temos um grande número de adeptos e simpatizantes dessa cultura mística.

A forma de vida oriental desperta a atenção por seu colorido, sua força e sua resistência à imposição do nosso modo de vida. A religião, as danças, a meditação já são consagradas por tranqüilizarem e ajudarem a repor a tranqüilidade perdida no stress cotidiano, mas o vestuário até então era visto como um acessório diferente sem compor um traje inteiro.

A história mudou quando a maior emissora do país resolveu investir na produção de uma novela na qual as principais personagens são indianos. E, até mesmo no núcleo brasileiro, existem as personagens que mesclam suas vidas com a inspiração da cultura indiana.

O resultado já era previsto, mal a novela foi ao ar e a moda indiana virou febre nacional (tudo bem que a modelagem já vinha se firmando, como é o caso das batas largas, os bordados e as calças saruel). Propagação em massa de informações que antes eram distantes. Agora os deuses têm sentido e são respeitados por quem nem sabia do seu significado.

Enfim, a cultura indiana é rica e majestosa. Modismos a parte, os centros holísticos, academias com aulas de yoga e dança indiana e principalmente, as lojas de roupas e acessórios estão comemorando o sucesso da telenovela, que além de inserir os trajes e costumes à nossa realidade, também conta com uma história de proibições e paixões que têm cativado os telespectadores e mantido a audiência elevada.

Vestindo essa moda

Bom, pretendo dar dicas práticas e nada de explicar o que é o como se usa um sári, essas informações estão por toda a parte, e sim explicar como aplicar ao dia-a-dia sem parecer mais uma personagem.

As calças ou bermudas saruel ficam lindas com regatinhas. Por serem confortáveis, podem ser usadas com sandálias rasteiras e colares grandes. À noite procure as de tecidos mais delicados e brilhosos, que podem ser usadas de salto alto.

As batas, geralmente ricas em bordados, merecem ser o único de destaque do visual, sendo combinada com calça jeans ou legging, sapatilhas ou sandálias rasteiras.

As bolsas super coloridas e bordadas, assim como os acessórios mais volumosos, devem ser combinados as composições mais simples, para dar uma alegria ao nosso rotineiro básico de cada dia.

Jóias detalhadas e ricas merecem destaque em uma produção para noite, em um elegante vestido ocidental ou em um tubinho clássico.

Decorar a casa com os adornos indianos também está em alta, mas a minha dica fica para aqueles que consomem o que está em voga, sem pesquisar os significados do que estão levando para si. Antes de sair com uma camisa com a estampa de Ganesh, saiba quem ele foi e se você o reconhece, assim como os indianos, como um deus.

Antes de acender um incenso, pense em quais energias você está emanando ou se só quer um aroma no lar. Não sou contrária a ninguém aderir à religião, mas gosto de separar religião. Acho respeitoso com a cultura dos outros e com a nossa.

Por Roseane Marassi - consultora de Moda
 
Publicado em Março de 2009

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB