quarta-feira, 31 de março de 2010

Vivendo no exterior

Como professora de inglês, sempre que posso digo aos meus alunos como é importante ter uma vivência, mesmo que pequena, fora dos limites de nosso país. Não digo isso somente pela experiência de praticar o idioma que se está aprendendo. Mas, pela possibilidade de conhecer uma cultura diferente.

Quando se faz uma viagem para fora do Brasil, crescemos e amadurecemos. Primeiro pelo fato de estar longe das asas da família, segundo porque, se bem aproveitada, adquirimos muito conhecimento e voltamos com muita história pra contar.

Mas antes de viajar, é preciso tomar alguns cuidados. Ter mente aberta. Entender que você não está no seu país, as regras serão diferentes e você terá que obedecê-las. Saber, de antemão, o que pode e não pode fazer no lugar onde você está indo é muito importante. Muitas pessoas são mandadas de volta de programas de intercâmbio, justamente por não cumprirem regras bobas como não beber cerveja na rua, ou ter hora certa para voltar pra casa.

Tem que ter pique, pois a rotina do programa é puxada. Não tem moleza! Por isso, alguns programas de intercâmbio limitam a idade do intercambista para até 26 anos. Tem cursos com aulas durante todo o dia, todos os dias da semana. E ainda, existe um número fechado para faltas. Se não cumprir as regras, você volta sem o seu diploma.

Escolher um programa de intercâmbio é mais seguro do que viajar por conta própria. A não ser que você tenha amigos ou família vivendo no exterior. Hoje em dia existem milhares de possibilidade de estudo e trabalho fora do Brasil. Converse com os amigos, veja se eles indicam alguma agência que já tenham conhecimento. Escolher qualquer agência que anuncia um preço barato na internet também não é uma boa idéia. Geralmente as agências bem conceituadas promovem encontros no Brasil antes de viajar. Assim, você tem a oportunidade de conhecer o grupo de pessoas com quem viajará.

Esteja atento aos detalhes e procure saber tudo sobre sua viagem, antes de chegar lá. Pergunte sempre que tiver dúvidas. Não deixe de saber sobre as condições de moradia. Se for morar com família, procure ter fotos deles, saber como são e vivem. Se informe sobre o lugar onde vai morar, das opções de lazer, plano de saúde, enfim, mantenha-se informado.

E uma dica: mantenha a sua família, aqui no Brasil, informada de tudo o que está fazendo. Qualquer problema que aconteça, eles saberão onde você está, qual seu endereço ou telefone de contato.

Se você escolher um programa de trabalho, não se iluda. A maioria das oportunidades no exterior são subempregos. Você vai ser atendente de Mc Donald’s, diarista de hotel, garçonete de restaurante, babá de crianças. Dificilmente haverá propostas de trabalho com grandes chances de fazer carreira. Mas, isso não quer dizer que você possa ser destratado pelos empregadores ou ter péssimas condições de trabalho. Qualquer problema você deve comunicar a agência de intercâmbio, pois eles têm a obrigação de acompanhar o intercambista.

Programas diferenciados

Já existem hoje programas que não só oferecem os empregos básicos, mas também oportunidades de se divertir enquanto trabalha. É o caso do programa de intercâmbio feito na Disney, em Orlando. Lá são abertas vagas de assistentes, vendedores, mantenedores e até para os próprios personagens do parque.

Existem também os programas em cruzeiros, para aqueles que gostam do mar e não ligam de dormir em cabines apertadas. O programa mais curioso que já vi, foi seleção de voluntários para cuidar de leões na África do Sul.

O preço desses intercâmbios varia muito. Depende do destino, do seu objetivo (trabalho ou estudo), se você vai ficar em casa de família ou em hotel, do tempo de estadia (4, 6 ou 12 meses). Mas as agências parcelam e fazem de tudo para não perder o cliente.

Os destinos mais procurados hoje em dia são: Estados Unidos, Canadá, Austrália e Londres. Todos os países de língua inglesa. No entanto, é importante ressaltar que o idioma é diferente de um lugar para o outro.

Uma última dica. A maioria dos programas hoje beneficia os universitários. Os programas de férias, que duram geralmente 4 meses, só podem ser feitos por aqueles que estão no meio do curso superior.

Por Carolina Andrade
 
Pulicado em Julho/Agosto de 2009

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB