segunda-feira, 29 de março de 2010

Amigo oculto

A diversão de final de ano

Final de ano, festas, hora de rever amigos, parentes e nesses momentos é sempre divertido a troca de presentes, o conhecido amigo oculto ou amigo secreto. Mas você sabia que essa é uma prática antiga? É sim. Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos (escandinavos que habitam onde hoje encontramos a Suécia, Dinamarca, Noruega e Islândia). Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos.
 
Há quem diga que o mais legal nessa brincadeira são as dicas e imitações na hora de revelar o amigo. E tem gente que quase mata os outros do coração, devido o suspense. E como somos muito criativos, já existem variações, como o inimigo oculto ou amigo da onça. Esse tipo é mais comum entre colegas de trabalho. Há grupos que dão presentes que revelam o oposto da personalidade dessa pessoa, ou chamam a atenção para algum “defeito” e aqueles que fazem apenas brincadeiras com a pessoa sorteada.

Tem o amigo chocreto, amigolate ou apenas amigo oculto de chocolate. Esse é bem comum na páscoa, com a troca de deliciosos bombons, barras, etc. Vocês acreditam que até na academia em que eu malhava os próprios professores sugeriam essa doçura? É verdade.

Pesquisando sobre o assunto, descobri uma modalidade desconhecida por mim até então. É o amigo caneca. Esse é comum no início do ano e o prêmio é uma caneca que lembre a pessoa sorteada. Diferente, não? Há também aquele em que se estipula um valor para o presente e o sorteio é feito no dia da entrega. Esse é chamado de amigo secreto chinês.

Pra mim sempre foi difícil preencher a lista com o que quero. Dependendo do valor é bastante complicado. Mas você pode vasculhar na Internet se já saiu o CD do seu cantor predileto, se já tem filme novo em DVD, um livro que sempre quis comprar, mas de alguma forma, ou de outra, não pôde. Além de agenda (que é campeã nas listas), sandália, perfume, algum tipo de maquiagem, uma blusa transada...

Mas, se estiver participando de um amigo secreto chinês e ainda está em duvida em relação ao que dar de presente para o seu sorteado, segue uma outra lista que pode te ajudar. Porta CD, porta retrato, vale CD, roupas, artesanatos, brinquedos (no caso de uma criança).

Outra coisa que conta bastante é o local em que será realizado. Quando é entre a família, normalmente acontece no dia 24 de dezembro em uma das casas onde todos se reúnem. Agora se é a turma de amigos, o papo muda de local, ou melhor, a brincadeira muda de local. Os amigos de empresa costumam sair depois do expediente e se encontrar em um barzinho e/ou restaurante (se for de frente para a praia então?! Humm), e lá, entre um aperitivo e outro rola a brincadeira, risadas e muuuuitas fotos.

Vale lembrar que muitos desses locais fazem reserva, já que esse é um período muito concorrido. Então se apresse. Reúna o seu grupo, decidam logo o local e marquem seus lugares, pois a animação está apenas começando.

Boas festas e nos encontramos nesse espaço espetaculoso em 2009.

Por Roberta Marassi

Publicado em Dezembro de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB