O corpo em busca da felicidade

Para os espiritualistas, a vida física é passageira e nem o próprio corpo levamos daqui. Entretanto, para que este corpo suporte o peso e as mudanças concretas pelas quais passamos, é preciso que se cuide muito bem dele. Afinal, como dizia o criador do Método Pilates, “uma boa condição física é o primeiro requisito para ser feliz”.

Cuidar do corpo para se ter equilíbrio entre força física e mental não é novidade. Juvenal, poeta romano do século I, já dizia em Sátira X que, ao invés de riqueza, poder, ou crianças, os homens deveriam orar por uma mente sã num corpo sadio. Foi com base nesse respeito, e integração plena entre corpo-mente, que o alemão Joseph Pilates desenvolveu uma atividade física norteada em seis princípios fundamentais: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e interação de movimentos.

Segundo Pilates, manobras físicas bem executadas e orientadas por tais princípios não trazem impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Os movimentos partem do centro de força “powerhouse” e possuem progressões de movimento, iniciando a atividade em níveis de menor grau de dificuldade e através da utilização de elementos moduladores progredindo para níveis mais avançados. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões. 


O método chegou ao Brasil no início dos anos 90 e foi aplicado inicialmente em aulas de balé. Depois indicado para minimizar doenças degenerativas e circulatórias. Hoje, cada vez mais pessoas buscam a técnica para condicionamento físico, em especial os que não gostam do clima de academia. A falta de atenção individualizada, repetições monótonas de movimentos ou mesmo músicas excessivamente eletrizantes são queixas frequentes entre aqueles que trocaram academias tradicionais por sessões de Pilates.

Segundo a presidente da Academia Brasileira de Pilates, Solaine Perini, o Método Pilates Original e da musculação se diferencia das academias convencionais porque tem filosofias e princípios determinados. A prática promove um reequilíbrio muscular do corpo como um todo, fortalecendo os músculos enfraquecidos e alongando os encurtados (equilíbrio entre a musculatura agonista e antagonista). Também fornece ferramentas necessárias para a educação da consciência corporal, para que a pessoa possa cuidar mais de si mesma e beneficiar-se através da prática dos exercícios.

Os idosos, em particular, estão entre os que se beneficiam na prática de movimentos que respeitem as limitações próprias da idade. Para esta faixa etária, os exercícios de Pilates ajudam a prevenir osteoporose, eliminar ou diminuir o estresse e dores musculares crônicas. O método também é indicado para aliviar sintomas de asma e reduzir a dependência do uso do inalador. A técnica de respiração de Pilates incentiva o movimento ideal das costelas, o que melhora a capacidade dos pulmões de se encherem de ar.

Não só adultos podem se beneficiar do método, esclarece a ABP. Estudos indicam a prática iniciando entre 8 e 15 anos. Segundo especialistas, os movimentos lúdicos e dinâmicos conquistam os jovens e contribuem para melhorar a postura, principalmente de crianças que carregam mochilas pesadas nas costas. Além disso, a técnica trabalha a coordenação motora, promove o alongamento, fortalece músculos e ainda prepara o corpo para o crescimento.

Segundo a fisioterapeuta Solaine Perini, o método Pilates reduz riscos de lesões que possam vir a ocorrer, além de trazer alívio às dores crônicas, em especial àquelas provenientes de problemas de coluna. A técnica abrange o nosso corpo de uma maneira uniforme, buscando fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e, em determinados casos, trazendo uma descompressão das tensões existentes, bem como gerar um alívio de pinçamentos e compressões dos discos o que gera um estímulo à circulação na região.


 
Para a médica ortopedista Bianca Guimarães Oliveira, o método Pilates realmente ajuda a fortalecer a coluna vertebral. Entretanto, para pessoas que já tenham algum tipo de comorbidade, como hérnia de disco ou doenças cardiovasculares, a especialista aconselha que se faça uma avaliação médica desses pacientes antes de começar qualquer atividade física. Isso vale tanto para quem optar por Pilates, como para os que preferirem malhar em academias convencionais.

Joseph Pilates deixou uma frase para quem ainda duvida de que exercício físico é necessário em qualquer idade, e marca o seu pensamento em relação ao método: “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem”.

Por Maria Oliveira

Publicado em Novembro de 2010

Read More
 

©2009Espetaculosas | by TNB