Adeus, Inverno

Quem sofre de doenças respiratórias sabe que, no inverno, o problema se agrava por causa do ar seco. Inverno? Sim, ainda estamos nesta estação, embora a primavera já esteja dando ares de sua graça. Mesmo assim, todo cuidado com a saúde é pouco, em face deste clima atípico. 

Segundo o Climatempo, a temperatura no Rio e São Paulo no último 7 de Setembro ficou em torno de 26° C, mas a umidade relativa do ar é desigual: no Rio está acima de 56%; em São Paulo é de 34%. Considerando-se que o índice ideal é de 60%, então as duas cidades da Região Sudeste não alcançaram o patamar desejado. Se esta variação afeta o espaço geográfico, logo é perceptível por pessoas portadoras de asmas crônicas e outros sintomas alérgicos.

Em locais onde os índices de umidade no ar são muito baixos - como em São Paulo, que já registrou neste inverno 11% - há aumento considerável no atendimento de doenças respiratórias decorrentes do ar muito seco. Os sintomas podem começar com irritação nos olhos, garganta, ouvido e nariz, além de piorar a situação de pessoas com rinite alérgica e asma. A pele também sofre com ressecamento, assim como os lábios.



A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa do nariz decorrente do contato com poeira, mofo, cheiros fortes, produtos químicos, cigarro, mudanças de temperatura e umidade. Os sintomas podem evoluir de uma simples coriza, espirros, coceira no nariz, obstrução nasal, até se tornar crônica. O tratamento pode ser feito com soro fisiológico, antialérgicos, corticosteróides nasais e controle dos fatores ambientais que ativam as crises alérgicas. 

Com a umidade muito baixa, o ar chega ainda muito seco nos pulmões e pode desencadear a bronquite asmática. O doente tem crises de tosse, falta de ar e, algumas vezes, chiado no peito. Estes sintomas podem ser intermitentes ou persistentes e, se não tratados adequadamente, o paciente pode até morrer em poucas horas. 

Nas crianças, que ainda não desenvolveram um sistema imunológico satisfatório, as crises de bronquite geralmente surgem com mais frequência e o problema agrava-se quando o processo inflamatório fica crônico. A chamada bronquite crônica caracteriza-se por expectoração em pelo menos três meses por ano, em dois anos consecutivos.


Acredita-se que este clima seco possa durar até, pelo menos, o início de outubro. Então, aqui estão algumas recomendações de saúde:


- Usar umidificadores de ar ou colocar uma vasilha com água ou toalha molhada no lugar onde irá dormir;

- Manter a casa higienizada, arejada e ensolarada;

- Tomar bastante líquido para hidratar corpo e secreções;




- Evitar exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado, já que este ajuda a ressecar o ambiente;

- Realizar atividades físicas antes das 10h ou após 17h, quando o ar está mais úmido;




- Forrar travesseiros e colchões com plástico, usar edredons ao invés de cobertores, retirar tapetes ou objetos que acumulem pó como livros, revistas, brinquedos de pelúcia e caixas;

- Evitar produtos de limpeza com cheiros fortes;

- Usar persianas laváveis;

- Evitar plantas dentro da casa;

- Não deixar ninguém fumar dentro de casa;

- Usar roupas leves quando a temperatura estiver elevada;




- Usar soro fisiológico para os olhos ou narinas se houver irritação;

- Evitar animais dentro de casa.

Fontes de consulta:

www.climatempo.com.br 
www.abcdasaude.com.br

Por Maria Oliveira

Publicado em Setembro de 2011

Read More

Top 10 do sexo mundial












1 º lugar:  Grécia - 87 %

2º lugar: Brasil - 82 %

3º lugar: Rússia-  80 %

4º lugar: China - 78 %

5º lugar: Polônia: 76 %

6º lugar: Itália-  76 %

7º lugar: Malásia - 74 %

8º lugar: Espanha - 72 %

9º lugar: Suíça - 72 %

10 º lugar: México - 71 %



Fonte: http://br.mulher.yahoo.com/quais-os-pa%C3%ADses-campe%C3%B5es-de-sexo-.html

Read More

Dia do sexo

Viva esse dia, mas sem nunca se esquecer da camisinha


Hoje, 06 de setembro, comemora-se o dia do sexo. Mas você sabe como essa data surgiu? Tudo começou em 2008 graças a uma campanha de marketing dos preservativos Olla, promovida pela agência Age e com o apoio da MTV. 
A iniciativa contava com cartazes e outdoors espalhados por São Paulo e Rio de Janeiro, onde chamavam a atenção para o abaixo-assinado disposto no portal www.diadosexo.com.br     
De acordo com Rodrigo Mata, um dos criadores da campanha, a proposta vai muito além do objetivo comercial: “Por que não convencionar o dia 6/9 como o dia em que as pessoas deveriam falar sobre sexo seguro, doenças, quebra de tabus e muitos outros assuntos referentes ao tema?”, afirmou o redator em entrevistas. 

E ele completou seu pensamento relembrando que outras datas comemorativas iniciaram através de campanhas como essas. “Datas como o Dia dos Namorados e o das Crianças foram criadas assim. A iniciativa vai muito além da campanha, pensávamos em um movimento social e foi o que aconteceu", concluiu.

Como curtir a data

- Casal: Jantar a dois, para quem está namorando. Não há nada mais agradável do que ficar junto de quem se ama.

- Amizade colorida: Também pode ir jantar fora ou dar uma volta com seu "afair" em um lugar bem bacana e inspirador.

- Solteiras: Aproveite que amanhã é feriado, capriche no visual e saia com as amigos. Vai que você conhece uma pessoa especial justamente neste dia, fazendo com que, no próximo ano, comemore a data muito bem acompanhada. 

Qual o melhor dia para o sexo

De acordo com o perfil do povo brasileiro, todo dia é dia. Mas segundo pesquisas realizadas pela Escola Londrina de Ciência Política e Econômica (UK), quinta-feira seria o dia ideal para ter relações sexuais. Por quê? O motivo para esse resultado seria o fato do corpo produzir hormônios sexuais de maneira mais ativa, com a libido atingindo o pico máximo já nas primeiras horas da manhã. Além disso, os níveis de testosterona masculinos chegariam ao seu nível máximo, enquanto que os níveis do estrógeno em mulheres seria cinco vezes maior. 

Então tá, né!

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em setembro de 2011

Read More
 

©2009Espetaculosas | by TNB