A saúde começa pela boca


Se os olhos são as janelas da alma, a boca é nosso cartão de visita. Por isso, um bom sorriso transmite não apenas simpatia como também a imagem de alguém saudável. Não é a toa que aprendemos desde criança a cuidarmos bem dos nossos dentes.

Entretanto, a saúde bucal vai além da aparência de caninos e molares. Devemos nos preocupar também em hidratar os lábios e preservar as gengivas. Muitas de nós não ligamos para a aparência delas e nem nos sinais que nos transmitem quando algo não está bem. Como, por exemplo, sangramentos e o surgimentos de aftas.

Higienização oral adequada


Com o passar dos anos, nossas necessidades também se modificam de acordo com as fases da vida decorrentes das mudanças nos níveis de hormônio, do surgimento da menstruação, da gravidez e menopausa, tornando as gengivas mais sensíveis à placa bacteriana. 

Como a gengivite não causa dor, só percebemos sua presença quando em estado avançado. Para evitá-la, recomenda-se uma higienização criteriosa, o que inclui boa escovação, o uso do fio dental e a visita regular ao dentista.

Alerta


A gengivite é uma infecção causada por bactérias que, em contato com a corrente sanguínea, causam complicações. De acordo com alguns estudos, enfermidades gengivais estão ligadas a problemas que afetam diretamente a saúde da mulher. A listar:

Problemas Cardíacos: pessoas com gengivite podem sofrer problemas cardíacos e com alto índice de ataques fatais;

Derrame: estudos revelaram a existência de uma relação entre infecções bucais e o risco de derrame, ou acidente vascular cerebral (AVC);

Diabetes: diabéticos são mais propensos à gengivite e a doença representa fator de risco para eles, mesmo estando com o índice de açúcar controlado;

Problemas respiratórios: as bactérias que se desenvolvem na cavidade bucal podem chegar até os pulmões e causar doenças das vias respiratórias;

Gestação: grávidas com gengivite são mais propensas a partos prematuros, pois a gengivite pode aumentar o nível dos líquidos biológicos que estimulam o parto. Ou ainda, dar à luz a bebês abaixo do peso; 

Dicas:

Menstruação: algumas mulheres notam inchaço e sangramento na gengiva antes da menstruação. Outras, adquirem aftas ou inflamações da mucosa bucal. Os sintomas geralmente desaparecem assim que o fluxo é liberado;

Contraceptivos orais: a inflamação da gengiva é um dos efeitos colaterais mais comuns dos contraceptivos orais;


Gravidez: algumas grávidas sofrem de gengivite quando a placa bacteriana se forma sobre os dentes, irritando a gengiva. Por isso, é importante o cuidado pré-natal. Os sintomas são vermelhidão, inflamação e sangramento.

Menopausa: os sintomas bucais são gengiva avermelhada ou inflamada, desconforto, sensação de ardência, sensação de alteração do paladar e boca seca;

Osteoporose: pesquisas sugerem a existência de uma relação entre a osteoporose e a perda óssea nos maxilares, levando à perda de dentes por causa da provável diminuição da densidade dos ossos. A doença periodontal acelera o processo de perda de estrutura óssea ao redor dos dentes.

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em maio de 2013

Read More

Aquecida e sem perder a elegância


Basta a temperatura começar a cair para tirarmos das gavetas uma das peças mais charmosas do inverno: o cachecol.

Lisos, estampados, de lã, tricô ou seda, não importa. Quando usados corretamente, eles caem superbem em mulheres e nos homens também.

Encontrados nas mais variadas versões, cores e tamanhos, os cachecóis nos permite usá-lo de várias formas, inúmeras amarrações, dando elegância e charme ao look.


E não podemos nos esquecer que além deles temos os lenços e as pashminas. Peças mais leves, em tecidos mais finos, e que não ficam muito atrás no quesito beleza.

Aprenda a usar o seu cachecol

Como são feitos em diversos tecidos e tamanhos, a primeira medida a ser tomada na hora de usar um cachecol é adaptá-lo a seu visual de acordo com o material com o qual foi confeccionado.

Amarrações com muitas voltas e nós são ideais apenas em cachecóis de tecido fino, pela facilidade de manuseio. Além disso, assim você não corre o risco de dar a sensação de sufocamento. 




Perfeito para combinar com vestidos e sobretudo, o cachecol também pode ser usado com blusas de gola alta. Agora, caso ela seja muito volumosa, a dica é deixá-lo caindo nos ombros. Do contrário, aumenta-se o volume.

Porém, se sua blusa for mais justinha ao corpo e sem nenhum volume, o ideal é pegar o cachecol e dar duas voltas em torno do pescoço, finalizando com um nó frouxo e charmoso.

Quanto as cores, aposte em tons nude, vinho ou preto. Se o seu look for liso, use peças estampadas. Caso contrário, cachecóis lisos para looks estampados, dando contraste harmônico ao visual.

Looks com lenços e pashminas

Além dos cachecóis, temos os lenços e as pashminas. Peças mais leves, elas são perfeitas para serem usadas no verão com saias, vestidos curtinhos e shorts coloridos, compondo looks para dias mais fresquinhos.




Originais do Oriente, as pasminas favorecem diversas amarrações, valorizando ainda mais a área do pescoço. Além disso, podem ser usadas também nos cabelos, dando charme e expressão ao penteado. 


Porém, o que deve prevalecer além da criatividade é o bom senso. Por exemplo, caso o lenço ou a pashmina escolhidos seja estampado, opte por um look liso. E vice versa.


Por fim, como são peças ideais para as estações mais quentes, você pode brincar a vontade com a palhetas de cores. Use e abuse de tons vivos como o amarelo, o vermelho e o azul, além das cores claras e das estampas. 




Sinal verde para eles

Além de aquecer e tornar o visual elegante, os cachecóis masculinos são charmosos e ideais para serem usados tanto de dia como a noite, em diversos ambientes, tornando o look do gato fino, despojado ou moderninho.

Os homens devem optar por cachecóis discretos, em tons mais escuros e de preferência da mesma cor que a camisa e o casaco. Mas é claro que nada impede os mais ousados de optarem por peças estampadas, xadrez ou em cores vibrantes.

Eles podem enrolar o cachecol ao pescoço de forma sutil, deixando apenas uma das pontas para trás.

Já fazer o nó não é difícil. Basta colocar a peça atrás da nuca, deixando as duas pontas para frente, puxar uma delas e enrolá-la no pescoço, até retornar para frente. Depois, regular de forma que as duas pontas fiquem do mesmo tamanho.


Por fim, o cachecol também pode ser enrolado em volta do pescoço. Para fazê-lo, coloque-o sobre a nuca, com as pontas para frente e puxe uma delas para trás. Não se esqueça de afrouxá-lo, de modo que não aperte o pescoço. E pronto!  

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Maio de 2013

Read More

A primeira impressão é a que fica

Você batalhou durante um bom tempo pelo emprego dos seus sonhos e após passar por todo o processo seletivo, finalmente conquistou a vaga. Meus parabéns! Esse mérito é todo seu.

Entretanto, não basta ter um ótimo currículo para garantir uma boa convivência no ambiente de trabalho. É preciso saber como se comportar, respeitar as regras da empresa. Afinal, lembre-se que você está pisando em terreno desconhecido.

A primeira regra que devemos nos lembrar é a de que cada empresa segue um código de ética. Enquanto algumas são mais formais, outras presam pela informalidade. Porém, até descobrir até onde você pode ir, o melhor é se preservar. 

A minha, e provavelmente a sua avó também, já dizia: “a primeira impressão é a que fica”. Tentando evitar que você passe a imagem de uma transloucada, fofoqueira ou presunçosa, o Espetaculosas listou dicas de comportamento para quem inicia em um emprego novo. Bora conferir?!

Seja pontual

Organize seus horários e tarefas com antecedência. As empresas não toleram atrasos, principalmente quando vindo de um funcionário novo.




Seja discreta

Não apenas nas atitudes, como também na sua vestimenta. Comece abolindo roupas extravagantes, amassadas, com decotes ou cores fortes, mesmo que você não ocupe um cargo executivo. Roupas mal cuidadas passa a imagem de desleixo.

Mantenha a ordem

Quem gosta de gente espaçosa, ainda mais se for no ambiente de trabalho? Ninguém! Por isso, ocupe apenas o seu lugar, evitando esparramar qualquer tipo de material utilizado.


Além disso, nada de largar papel de bala ou copo de cafezinho em cima da mesa. Lugar de lixo e na lixeira! Por fim, conforme for desvendando os hábitos da empresa, anote-os em uma agenda.



Telefone desligado

Evite falar ao telefone, seja ele fixo ou celular, a menos que seja imprescindível fazer ou receber uma ligação. E nesse caso, fale baixo. De preferência, retire-se da sala e retorne o mais breve possível. Bom senso é tudo!

Simpatia, educação e cordialidade

“Bom dia, por favor, com licença, obrigado e bom fim de semana”, são palavrinhas mágicas que aprendemos enquanto crianças e devemos levar para o resto da vida. Por isso, sempre que entrar em um lugar peça licença e cumprimente as pessoas. Aguarde um convite para se sentar e estenda a mão se o outro estender primeiro. Como diria o profeta: gentileza, gera gentileza. E quebra o gelo de qualquer um.

Mantenha a postura firme

Olhe nos olhos quando falar com alguém, estabelecendo um diálogo direto. Evite ficar de braços cruzados, não se jogue na cadeira ou fique na beirada quando se sentar e evite ficar tocando na pessoa enquanto conversa. Lembre-se: pessoas serenas podem ter seus momentos de descontração, mas sem extrapolar.




Preserve-se

É possível conseguir bons amigos no ambiente de trabalho, mas lembre-se que intimidade vem, ou não, conforme a convivência diária. Portanto, nada de expor sua vida logo de cara. Evite também falar de quem não esteja presente, pois fofocas sempre são mal-vistas no trabalho. E controle a altura da sua voz e o tom das brincadeiras.

Tudo tem a sua hora

Ideias novas são sempre bem vindas, mas você não precisa se impor logo na primeira semana. Você deve evitar a ansiedade e jamais se mostrar agressiva. Mantenha a paciência e saiba se colocar.  

Fonte: Yahoo  

Por Tatiana Bruzzi 

Publicado em maio de 2013

Read More
 

©2009Espetaculosas | by TNB