The power of banana

Responda rápido: o que é branquinha por dentro, amarela por fora e deixa os macacos loucos? Acertou quem respondeu banana. Agora, será que você conhece todos os benefícios dessa frutinha popular, adocicada e de aparência engraçada? 

A banana contém três açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose. Combinados com fibra, proporcionam uma instantânea e substancial elevação de energia. De acordo com pesquisas já realizadas, duas bananas são suficientes para um atleta suportar 90 minutos de treino pesado.

Entretanto, energia não é o único benefício que a banana nos proporciona. A fruta também influência no combate e prevenção de algumas doenças. Pensando nisso, o Espetaculosas preparou um dossiê sobre o poder dessa fruta que é a cara do Brasil. Confira e inclua essa delicia em seu cardápio. 

A banana e a...

Depressão – uma pesquisa realizada entre pessoas que sofrem de depressão comprovou que os pacientes se sentiam melhor após consumir a fruta. A banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, reconhecida por relaxar e melhorar o humor.

TPM - A vitamina B6, presente na banana, regula os níveis de glicose no sangue, influenciando no humor.



Anemia – Por conter muito ferro, estimula a produção de hemoglobina no sangue, ajudando em casos de anemia.

Pressão arterial – Rica em potássio, mas reduzido em sódio, a banana é perfeita para combater a pressão alta, reduzindo o risco de infarto.

Cérebro - O elevado teor de potássio presente na fruta pode ajudar na aprendizagem.

Constipação – Com elevado teor de fibra, a banana ajuda a normalizar as funções intestinais.


Ressaca – Quer se livrar rapidamente da ressaca? Faça uma vitamina de banana e adoce com mel. A fruta acalma o estômago, o mel aumenta os níveis de açúcar no sangue e o leite suaviza e reidrata o sistema. 

Azia – A banana tem efeito antiácido natural.

Enjôo matinal – comer banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas. 

Picada de mosquito – Em casos de picadas de mosquitos, esfregue o local afetado com a parte interna da casca da banana. Reduz o inchaço e a irritação.

Nervos – Rica em vitaminas do complexo B, ela acalma o sistema nervoso.

Excesso de peso - Para evitar cair em tentação diante de biscoitos e doces, em momentos de ansiedade, o ideal é ingerir alimentos ricos em carboidratos (como a banana) a cada duas horas, mantendo o nível de açúcar no sangue estável.


Úlcera - A banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais pela sua textura macia e suavidade. É a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago. 




Controle de temperatura - É apontada como “fruta refrescante”, pois reduz a temperatura física emocional em mulheres grávidas.

Sansol Afective Disorder (SAD) – Auxilia os que sofrem SAD, porque contêm a vitamina B6 e Triptofano, que acalma e melhora o humor.

Fumo e uso de tabaco – Auxilia no tratamento para deixar de fumar. Substâncias como Vitaminas - A, B6 e B12, assim como o potássio e magnésio, ajudam o corpo a recuperar-se dos efeitos da retirada da nicotina. 




Estresse - O potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regulando o equilíbrio de água no corpo. Em estados de estresse, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio. A banana auxilia a equilibrar o nível de potássio. 

Como deu para perceber, a banana é um remédio natural para muitos males. Quando comparada a maçã, tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. Além disso, é rica em potássio.
Prata, d’água, nanica.. Vitamina, sorvete ou pura... Existe diversas formas de você se entregar a essa delícia, tornando-a item primordial em sua dieta.

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Abril de 2012

Read More

Medo

De repente você começa a tremer; primeiro as mãos, pernas e depois o corpo inteiro. O coração acelera, você começa a suar, sente uma forte inquietação... O que está acontecendo? Nada de mais, você só está com medo.

O medo é um estado de ansiedade que paralisa e interrompe imediatamente o processo de racionalização. Afirma-se que o medo é o maior inimigo do homem. Milhões de pessoas têm medo e são pelos mais diversos motivos: altura, do futuro, de doenças, de fracassos, de animais, da morte...

Mas nem todo medo é ruim. Ele é um sentimento necessário, de alerta, que age como proteção às ameaças e perigos. O grande problema é quando esse medo, que pode ser real ou imaginário, passa a afetar nossa vida e nossa rotina, prejudicando nosso desenvolvimento social. Aí o medo se torna patológico. Vira uma fobia, um medo que impede a pessoa de realizar algo e de não enfrentar determinada situação.

Conheça os tipos mais comuns de fobias:


Aerofobia: medo de avião 
Aracnofobia: medo de aranhas
Agorafobia: medo de sair de casa

Acrofobia - de lugares altos
Brontofobia: medo de tempestade.

Claustrofobia - de lugares fechados 
Lalofobia - de falar em público 
Nosofobia - de ficar doente
Queimofobia - de chuvas e tempestades
Tafefobia - de ser enterrado vivo 
Xenofobia - de estrangeiros


Agora pare e analise: você possui algum medo exagerado?


Caso tenha dificuldades de identificar ou se você acha que o seu medo é normal, pergunte a alguém bem próximo de você (dê preferência a uma pessoa sensata) se você possui algum descontrole a ponto de ser percebido pelos outros. 

Caso a resposta seja afirmativa, procure ajuda de um profissional. Pode ser um psicólogo, terapeuta ou de um psiquiatra. Tudo para que você não venha a desenvolver a tão temida síndrome do pânico, ou até uma depressão.

Nos dias atuais, não é muito difícil de acontecerem esses traumas. Vivemos em um mundo violento, onde a segurança é falha. Temos surtos de doenças como dengue, gripe e coisas que já deveriam estar erradicadas. Fora os nossos medos interiores, aqueles que só nós sabemos, os mais íntimos: de ser julgados, de não ser amados, da decepção, da solidão.

O medo pode ser gerado por vários motivos como estresse, tendência genética e química cerebral, fatores biológicos, psicológicos e ambientais, e ninguém está livre de possuir medo em um determinado momento da vida.


Ah! E se você pensa que não tem medo, saiba que está enganado. Afinal, todos nós temos.

Por Luciana Leira 

Publicado em Abril de 2012


Read More
 

©2009Espetaculosas | by TNB