Ser mãe é ...

As páginas dos principais jornais brasileiros deixaram estarrecidos milhares de leitores ao mostrarem, recentemente, uma menina de pouco mais de 2 anos ser submetida a maus-tratos por parte de uma senhora, aparentemente idônea, que deseja adotá-la. A referida senhora, uma procuradora aposentada, ainda estava no que o processo adotivo chama de “fase de adaptação” e todos ficaram boquiabertos com as denúncias apuradas.

Bem, isto sendo divulgado em um mês considerado das mães não ficou muito bonito de ser, e, repetido de modo nauseante, tal matéria nos suscitou um desejo imenso de escrever sobre a maternidade. Pois, em um país onde altos índices de natalidade convivem lado a lado com elevados percentuais de abandono de menores, como também se registram inúmeros casos de mulheres que pagam o que for preciso por um filho, seja seu ou de outra que não queria o seu próprio, é difícil ficar indiferente a tamanhas disparidades que este caso em particular acaba despertando em nossa consciência.

Eu sempre me senti mãe. Mãe pois sempre lidei com crianças, depois passei aos pré-adolescentes, aos adolescentes convictos, aos jovens, e posteriormente aos adultos, e todos eles, em minha visão romanceada do magistério, se assemelhavam a filhos que ávidos, precisam de mim por diversos motivos, não apenas educacionais. Mas curiosamente nunca tive vontade de gerar uma vida – embora tenha convivido com algumas amigas que sempre quiseram ser mães na plena concepção biológica da palavra, e sinta uma piedade calada da maioria, pois seus problemas físicos jamais permitiriam uma gestação -.




Entendo também quando a adoção se torna uma opção bonita para a plena realização da maternidade, embora tenha eu meu ponto de vista particular de que não se deve escolher uma criança apenas para que esta venha a ser quase que um bicho de estimação, que você leva para passear, inicia nas festinhas de amigos (incluindo aí você no seleto grupos de PAIS) ou para exibir em fotos para amigos. Eu só nunca entendi como, em um país onde TANTAS informações sobre contracepção, milhares e milhares de jovens, mulheres adultas e tais insistem em engravidar, dar à luz e/ou largar esta criança à uma sorte desconhecida com parentes ou mesmo ficar com sua cria e tratá-la como se fosse um estorvo.

Tenho uma filosofia de vida que até me explica a natureza desta situação, mas que me doi ver estes tipos de quadros da vida. Mas ainda quando, por trás da reportagem, oportunamente reaparece a mãe biológica da pobre menina que sofre maus tratos na mãe da velhaca procuradora e diz que vai lutar para ter a filha de volta pois se “arrependeu”. Mãe se arrepende de abandonar? Mãe se arrepende de ser mãe? Mãe se arrepende de fazer o filho? Bem, a reportagem me ensinou, se arrepende sim, porque é um ser humano igual a qualquer um.

Nunca gostei também do discurso que ouvi reiteradas vezes de amigas, mães de alunos, desconhecidas e outras mães do momento, que diziam: “filho não pode atrasar minha vida nem tirar minha diversão”. Até por que sei bem onde tudo vai parar quando a mulher que não quer ver o filho “atrasar sua vida” larga mão de cuidar daquela criança que, um dia crescerá, e sabe lá Deus como será, pois já está abandonado a própria sorte desde que nasceu, por escolha de quem o trouxe ao mundo.




Isto acaba multiplicando os frios de sentimento, os pobres de espírito, os cruéis de coração, os corruptos, os assassinos impiedosos, os bandidos temerários. Pois se tendo a mãe presente já é complicado se formar cidadãos dignos e seres humanos altivos, que dirá quando sua mãe decidiu que você era um estorvinho de vida e que a vida dela não irá mudar para ajudar a sua a evoluir.

Eu sempre acreditei que ser mãe era uma tarefa – das difíceis -, daquelas que na maioria das vezes não dá nem para arrumar uma mãozinha generosa que te alivie uns momentos. Mas depois da reportagem, depois de lembrar que esta caso não é o único e nem será o último, começo a acreditar mais tristemente do que o usual (esta melancolia minha nem remédios controlados deram jeito) que ser mãe é quase como ter perfil no Orkut. Todo quer ter, todo mundo quer fazer, mas depois pouca gente tem paciência para manter, para mudar, para atualizar, para cuidar. E quem faz tudo isto, acaba fazendo para exibir sua suposta felicidade e êxito PARA OS OUTROS. Ou seja, banalizou e ficou fútil. Uma pena!

Por Fernanda Barbosa
 
Publicado em Maio de 2010

Read More

A noiva e a droga da dieta

Do convite ao champanhe, tudo que envolve a cerimônia do casamento é importante. Mas todos devem concordar, que o centro das atenções da festa é mesmo a noiva. Sabendo disso, elas chegam a exagerar no visual: vestido lindo de princesa num corpinho perfeito de modelo. Até aqui tudo bem. No entanto, o problema da vaidade começa a crescer quando as noivas querem perder peso rapidamente. Então, recorrem a remédios poucos recomendáveis à saúde e, o que deveria se um sonho, pode acabar em pesadelo.

As novidades para frear o apetite têm nomes complicados e podem afetar a saúde das pessoas se não forem devidamente administradas. Uma dessas drogas chama-se sibutramina (substância do Reductil), que mantém por mais tempo a sensação de saciedade. Segundo Walmir Coutinho, médico endocrinologista, a droga age aumentando os níveis cerebrais de duas substâncias neurotransmissores: serotonina e noradrenalina.

Elas agem no centro da fome, no cérebro, controlando a gula e estimulam o gasto energético. E as anfetaminas cuidam de aumentar a quantidade desses hormônios no corpo do usuário, fazendo com que o resultado acelere a perda de peso. Dessa mistura química, fazem parte ainda a Anfepramona, fenproporex e manzido.



As reações da ingestão de tais substâncias são bem desagradáveis. Além da falta de apetite, boca resseca, há alterações de humor, dor de cabeça, insônia, taquicardia, euforia, falta de ar, hipertensão, irritação, dependência (quanto mais você toma, mais precisa), prisão de ventre, depressão, crises de ansiedade e pânico.

Um estudo realizado pelo CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre drogas Psicotróficas informa que só deveriam ser indicadas para pacientes com índice de massa corpórea (IMC) maior de 30, ou aqueles com IMC entre 26 e 30 com histórico de colesterol alto, pressão alta ou diabetes. Uma noiva que mede 1,65 e pesa 70 quilos, portanto com IMC igual a 26, encontra-se no padrão gordinha para entrar num vestido tamanho 40. Entretanto, se ela não tiver nenhuma das comorbidades citadas acima, não teria indicação para o uso das drogas para emagrecer.

Uma pesquisa realizada por especialistas americanos mostrou que, o Xenical, enzima digestiva necessária à absorção das gorduras, tem efeito eficaz para baixar o IMC em adolescentes. Entretanto, a maioria dos especialistas admite que a melhor saída para o emagrecimento saudável ainda é a velha dieta alimentar somada a exercícios físicos. “Quem recorre a remédios sem mudar seu estilo de vida, ou seja, sair do sedentarismo e adotar uma dieta balanceada, está sujeito a sofrer o efeito sanfona”, opina o endocrinologista Walmir Coutinho.


Para a mulher, essa realidade é mais sofrível ainda. Fora dos padrões atuais exigidos pela cultura da moda, ela se frustra e se deprime. Não à toa que os consultórios psiquiátricos lotam de pacientes com sintomas de depressão, por uso de remédios que não deram o resultado esperado. Todas à procura de uma fórmula mágica.

Mas a magia pode ter um preço alto. Por isso é bom não apenas consultar a balança, para não oscilar no peso, como também especialistas que possam lhe ajudar, de forma saudável, a entrar em forma. Afinal, ninguém quer ver uma noiva triste no dia mais feliz de sua vida.

Por Maria Oliveira

Publicado em Maio de 2010

Read More

Um lugar frio aquece o amor

Tradicionalmente, Maio foi escolhido para ser o mês das noivas. Por conta disso, os pretendentes ao “sim para sempre” lotam as agendas das igrejas, desde o início do ano. Pelo lado prático da festa, a procura também se deve ao clima desta época do ano em que a temperatura é agradável, com dias ensolarados e noites estreladas: um convite ao amor. Logo, planejar uma lua de mel, em um lugar aconchegante, é tarefa fundamental para que esta data seja inesquecível. Campos do Jordão é uma dica legal.


Localizada à leste da Cidade de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, a cidade tem sua história de nascimento ligada a um ponto turístico da cidade. Foi a partir de uma igrejinha da praça, onde atualmente existe o museu A Casa da Xilogravura, que o lugar começou. Campos do Jordão além de ser uma estância turística de lazer, é um dos destinos para quem busca promover eventos como congressos, feiras, seminários, simpósios, sendo escolhida pela Academia Brasileira de Eventos no ano de 2007, como o Melhor Destino para Eventos de Pequeno e Médio Porte na Região Sudeste, por possuir dois centros de convenções, além de salas para esses eventos em hotéis e pousadas da cidade.


Escolher a acomodação não é problema, pois a cidade dispõe de uma rede hoteleira para todos os gostos e bolsos. São quase 9 mil leitos distribuídos em hotéis, pousadas, chalés e flats, cada um ao seu estilo e conforto, atendendo ao variado público. Com a mesma força a gastronomia, que vai desde uma tradicional culinária caseira, com direito a fogão à lenha, até os finos toques e sabores da culinária francesa, passando pelas carnes exóticas, massas, culinária portuguesa, contemporânea e os irresistíveis fondues e racletes. Aliada a boa gastronomia, hospedagem, pontos turísticos e atividades, Campos do Jordão está entre as preferidas para os recém-casados.

Com clima frio e gostoso do lugar, o casal pode curtir um vinhozinho ao pé da lareira em um dos muitos chalés da cidade. Simples, mas acolhedor, esse tipo de ambiente é muito procurado para um programa a dois Depois de degustarem o café da manhã na Pousada Ararinha Azul, ou no Recanto Alameda, ou em tantas outras pousadas a escolher, os recém-casados poderiam começar o passeio pela cidade conhecendo o prédio-sede da Editora Mantiqueira. Construído em 1928, onde outrora funcionava o Mosteiro de São João, das Irmãs Beneditinas, é lá que, desde 1987, está instalada a Casa da Xilogravura. O museu expõe, permanentemente, xilogravuras de mais de uma centena de artistas brasileiros e estrangeiros, além de guardar, em sua reserva técnica, cerca de 2.000 obras de mais de 200 xilógrafos.




Para arejar o programa, que tal visitar o Horto Florestal, um área de 8,3 mil hectares de área preservada com vegetação de araucárias e coniferas. Nos arredores, lagos, bosques, viveiros de plantas e uma capela para rezar e agradecer a Deus por toda essa beleza. Se a fome apertar, tem churrasqueira e restaurantes por perto. Depois de forrar o estômago, é aconselhável descansar olhando lojas de artesanatos espalhadas por todo o parque. Feito isso, é hora de manter a forma e aproveitar o ar puro da serra para caminhar pelas trilhas do parque.


Se o exercício cansou, o jeito é pegar um bonde que faz um passeio pelas principais vilas da cidade: Capivari, Jaguaribe e Abernéssia, num percurso de 4 quilômetros . O passeio se dá através do bondinho urbano (conhecido como camarão), uma simpática e charmosa máquina em estilo inglês. Ao entardecer, uma parada para o chocolate é uma ótima pedida, quando o frio começa a dar os primeiros sinais. Uma entrada no Cacau Show é realmente um programa quente e gostoso. Energia reposta, é hora de se pensar naquilo que se pode fazer na noite de Campos do Jordão.

A cidade serrana, através de iniciativas públicas e privadas desenvolve seu turismo até mesmo nos meses de baixa temporada promovendo eventos como a Festa da Cerejeira, (agosto), Festa da Maçã ( março), a Festa do Pinhão (maio), Festa da Hortênsia, Natal na Montanha, Festival Gastronômico da Cozinha na Montanha, Quinzena da Aventura além de receber espetáculos musicais e culturais nos feriados e finais de semanas, de fevereiro a junho e de setembro a novembro.



Portanto, agora é só marcar o casório, e aproveitar o que a Cidade da Serra da Mantiqueira oferece para aquecer sua lua de mel.

Por Maria Oliveira
 
Publicado em Maio de 2010

Read More

Entrevista - Mara Peres

Quando vai se casar, até a tão sonhada “hora do sim” muitas são às preocupações que competem a um casal. Se não bastasse fazer enxoval e montar a casa, ainda tem data a ser escolhida, igreja, local para festa, convites, lista de convidados, comes & bebes e o vestido de noiva.

À medida que foram surgindo empresas responsáveis por cerimoniais, as preocupações dos noivos se resumiram praticamente à moradia e o vestido de noiva. Afinal, hoje em dia há quem opte por cerimônias realizadas no próprio salão. E cabe a empresa contratada resolver todas as burocracias.

Maio é o mês das noivas e por conta disso, o número de cerimônias durante esse período do ano chega a triplicar. Consequentemente triplica também o número de profissionais da área de cerimoniais, em busca de conquistar clientes. O problema é quando essas pessoas não são tão “profissionais” assim. Aí cabe aos noivos tomar cuidado na hora de contratar os serviços.

Recentemente uma matéria exibida no Fantástico – TV Globo – alertou a respeito desse problema, ao contar a história de um casal que contratou uma empresa e na hora H levou um “bolo”, que de doce não havia nada.

Pensando nisso O Espetaculosas conversou com Mara Peres, responsável por uma empresa conceituada no mercado de cerimoniais. Aqui ela relata sua experiência na área, as funções com as quais a empresa se compromete, além dos cuidados que o casal deve tomar na hora de buscar por esses serviços.


Espetaculosas: Há quanto tempo você abriu a Mara Peres Cerimonial ?



Mara Peres: Iniciei neste ramo em 2001. Estou a nove anos trabalhando com assessoria e cerimonial. Parece pouco, mas não é. Conviver dia a dia com as noivinhas e debutantes é uma tarefa muito prazerosa. Estamos sempre buscando idéias novas para satisfazê-las. Cursei, em 2004, uma Faculdade de Organização Promoção e Produção em Eventos. Assim tive a oportunidade de aprimorar, através dos estudos a experiência adquirida ao longo dos anos.





ES.: Por que escolheu esse ramo?

MP.: Escolhi esse ramo, pois sempre gostei muito de lidar diretamente com as pessoas, presenciar momentos importantes de sua vida, ajudar, mostrar presente, ser uma boa ouvinte e o principal, passar segurança através da minha palavra. Trabalhar com festa, administrá-las, idealizá-las com as noivinhas e debutantes é uma sensação única e inexplicável. Todas são muito sonhadoras, cada uma sonha de um jeitinho diferente e é isso que me prende mais e mais ao meu trabalho. O gostinho de poder viver esses sonhos e realizá-los com bastante sucesso.


ES.: Além de casamentos, quais os tipos de cerimônias que vocês produzem?


MP.: Além de casamentos, trabalhamos também com 15 anos, bodas, aniversários, formaturas... Mas o meu maior fluxo de clientes é casamentos e 15 anos.


ES.: A partir do momento que são contratados, em que consistem seus serviços? Ou seja, quais as responsabilidades da empresa?

MP.: Independente do serviço contratado buscamos passar segurança para a cliente, para que tenha total tranqüilidade.

 Assessoramos a cliente para o seu casamento desde a confirmação de presença dos seus convidados, colocando-a a par de todos os detalhes, escolha do vestido, decoração, Buffet, carro da noiva, hotel, dia da noiva entre outros. Nossa assessoria é muito rica em detalhes e personalizada.




Juliana Bessa - debutante


ES.: Sua equipe conta hoje com quantos profissionais e quais as funções de cada um?

MP.: Tenho um quadro funcional de 20 pessoas entre elas: recepcionistas, secretária e administrativo. Tenho também uma equipe de suporte.


ES.: Para uma empresa ser bem conceituada, e conquistar o cliente, o que ela precisa ter?



MP.: A empresa precisa ser honesta, verdadeira com o cliente e o principal, saber qual o seu real papel. Eles nos procuram com o propósito de realizar um sonho. Então a  Mara Peres Cerimonial está aqui para isso, trabalhar com muito amor e assim poder mostrar para o cliente que estamos preparados para realizar sonhos!!!! Sonhos estes que ficarão eternizados em suas vidas!!!




Mara entre os noivos Renata e Rodrigo

ES.: Vocês buscam se aperfeiçoar - em termos de cursos, feiras e novidades no mercado - de acordo com a demanda? Como fazem isso?

MP.: Com certeza. Já participamos de feiras, uma delas foi a Expo Noivas, e em todas que estivemos presentes, fomos a empresa escolhida pela produtora do evento para presentear noivas e debutantes com nosso trabalho. Eu, Mara Peres, estou sempre participando de congressos e seminários. Buscando me aperfeiçoar para melhor atender.


ES.: Em média, quantos cerimoniais você realiza por ano? E no mês de maio ou dezembro, considerado o novo maio?

MP.: Em média, de 7 à 8 por mês. Exceto maio, onde chego a trabalhar todos os finais de semana de sexta a domingo. Já em dezembro, o foco maior é formaturas. Em geral, todas ocorrem durante a semana. Final de semana fico com os casamentos e 15 anos.


ES.: Quais os cuidados que o cliente deve tomar na hora de contratar uma empresa de cerimoniais?


MP.: Se ele tiver o privilégio de chegar a empresa através de indicação de uma pessoa conhecida, seria muito melhor, pois chegaria com mais segurança e confiaria mais na empresa indicada para contratar. O cliente tem que colocar o pé no chão no momento da contratação. Ler atentamente o contrato e deixar a euforia de lado. Questionar todos os detalhes das cláusulas e solicitar as promessas da empresa por escrito. Visitar festas recentes e verificar detalhes a serem ou não escolhidos pelo casal para o grande dia. Degustar do Buffet, entre outros.


Isabela (recepcionista) e Mara

ES.: Por fim, como fazer para contactar sua empresa (endereço web, telefone, e-mail de contato... o que lhe for conveniente)?


MP.:

 Mara Peres Cerimonial

 Telefones: 3012-9144 / 7860-1759


 



Marcelle Dames - debutante


Por Tatiana Bruzzi
 
Publicado em Maio de 2010

Read More

Tá na Rede

Vai casar? Sonha com o grande dia? Já está às voltas com a cerimônia e não sabe por onde começar? Ou precisando daquele empurrãozinho na hora de escolher salão, convites, bufes e até o vestido? Se ambas as opções combinam com seu momento atual, nós temos as soluções para seus problemas.

Não é de hoje que noivas dividem suas esperiências com internautas através de blogs, que nesse caso funcionam mesmo com diários online. E ainda há àquelas que fazem de suas histórias, meios para prestação de serviços. 

E foi pensando em você, futura noiva, que listei alguns blogs e sites dedicados ao assunto. Confira!

- Blog da Noiva: Presta serviço de assessoria aos futuros noivos, listando tudo  que um casamento precisa e/ou deveria ter.   


- Véu de Noivas: Traz dicas de como realizar um casamento perfeito.


- Noivas.com: Blog criado por uma jornalista/noiva. Usa o espaço para dividir com o leitor passo a passo rumo ao seu casamento, que foi realizado no último dia 22/05.


- Noivas Web: Blog destinado as noivas de todo o Brasil. Lá elas encontram dicas de tudo que uma cerimônia de casamento precisa, como bufes, músicas e filmagens.


- Noivas do Brasil: Blog com assuntos de interesse para noivas. 


- Constance Zahn: A consultora relaciona assuntos referentes ao universo das cerimônias de casamentos.


Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Maio de 2010

Read More

A mamãe mais top do Brasil

Quando o Espetaculosas pensou em escolher alguém para homenagear as mães, o nome que logo veio a cabeça foi Gisele Bündchen. Ou alguém ainda duvida que a Top Model seja a mãe do ano?

Gisele Caroline Bündchen nasceu numa cidade chamada Horizontina, na região noroeste do Rio Grande do Sul, em 20 de julho de 1980. Descendente de alemães, a gaúcha vem de uma família composta por cinco irmãs. Entre elas, as gêmeas Patrícia e a própria Gisele.

Quando era adolescente sonhava se tornar jogadora de vôlei. Mas acabou virando modelo por acaso, aos 14 anos de idade. Sua carreira teve início graças a um “olheiro” de uma agência. Ele a viu em um shopping de São Paulo, enquanto devorava um Big Mac, e a chamou para um teste.

Começou a trabalhar na Elite Model Management, e depois a ser representada pela IMG Models. E hoje, com 15 anos de carreira, é uma das mais conceituadas no mercado nacional e internacional. Em 1999 sua figura carismática e notoriedade no mercado da moda levou a revista Vogue a afirmar que era o “fim de modelos pouco saudável” no mercado.

Em 2000, Gisele foi apontada pela revista Rolling Stone como a modelo mais bem paga do mundo. Repetindo a dose nos anos de 2004 a 2008, e agora em 2010, só que pela Forbes. Sua fortuna está avaliada em 150 milhões de dólares e por conta disso, seu nome apareceu no Guiness Book como a modelo mais rica do mundo.

Já de acordo com o site models.com, Gisele Bündchen é a “modelo ícone” mais sexy do mundo. Ano passado o jornal The Daily Beast ainda a elegeu como a “mais valiosa”.

Em toda sua carreira, Gisele posou para grifes renomadas como Valentino, Zara, Versace, Victória’s Secret, Ralph Lauren, Dolce & Gabbana e Colcci. Ela também já estampou mais de 500 capas de revistas, entre elas Marie Claire, Vogue, Forbes, Vanity Fair, Times, Newsweek e Rolling Stone.




E ainda se arriscou em Hollywood, participando das produções Táxi e O Diabo Veste Prada.


A mãe do ano


Apesar de discreta, a vida amorosa de Gisele Bündchen já rendeu muitas fofocas. Em 2001 ela se relacionou com o ator/galã Leonardo DiCaprio, de Titanic. O namoro durou quatro anos e eles até cogitaram se casar aqui no Brasil, aonde vieram algumas vezes a passeio.


Em 2005 a modelo teve um afair rápido com o surfista Kelly Slater. E em dezembro do ano seguinte, começou a namorar o jogador de futebol americano Tom Brady. Com quem está até hoje.

Eles oficializaram a relação duas vezes. A primeira cerimônia foi realizada em fevereiro de 2009, em Los Angeles. E a segunda em abril do mesmo ano, na Costa Rica. Dessa vez com a presença de John, filho do jogador com a ex-namorada. E em dezembro passado Giselle deu à luz a Benjamin, o primeiro filho do casal.



A top já se prepara para voltar ao trabalho. Magra e linda - como sempre - promete agitar a passarela do São Paulo Fashion Week, em junho. Segundo a assesoria da Colcci, marca pela qual Gisele é garota propaganda, a modelo desfilará a coleção Primavera/Verão 2011.



Vale lembrar que na última edição do evento Gisele não desfilou porque estava de licença-maternidade. Por isso esse desfile terá um gostinho especial, para o mundo da moda e os fãs da super, hiper, mega, mãe, modelo...




Saiba mais em: http://www.giselebundchen.com.br/

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Maio de 2010  

Read More

Vestida para casar

Todo mundo sabe que o vestido de noiva é o verdadeiro protagonista de todo casamento. E foi com a ajuda da Barbie, a bonequinha mais famosa do mundo, que o Espetaculosas escolheu alguns modelos que podem ser usados por mim, por você e por quem quiser. Do mais tradicional até o mais moderno, passando pelo simples e o estilo princesa, até chegar ao Maria Antonieta. Eu já escolhi o meu. Escolha você também o seu. Vamos lá?


Tradicional - Todo rendado



Tubo



















Tradicional - Saia bem rodada



















Rabo de Peixe



Aperolado


















Tradicional - Segunda pele e calda bordada



Simples e Inovador - Faixa colorida


















Estilo Princesa - Balonê



















Etilo Princesa



Maria Antonieta


Por Tatiana Bruzzi

Publicado em maio de 2010

Read More
 

©2009Espetaculosas | by TNB