Cuidados na vida adulta

Quando criança cabe aos pais tomarem conta de seus filhos. Preocupações com alimentação, saúde e educação são fatores primordiais para que a criança venha a ter uma vida de qualidade.

Mas enquanto adultos, quem toma conta da gente? Nós mesmos. E é por isso que não podemos nos negligenciar em momento algum, principalmente com relação a saúde.

Durante toda a vida estamos suscetíveis a infecções por vírus e bactérias. E quando não tratadas corretamente, causam problemas. Nosso organismo nem sempre está preparado para lidar com as doenças. É aí que entram agentes especiais para ajudar a combatê-las. As vacinas, que devem ser tomadas de acordo com cada fase pela qual passamos. Inclusive a adulta.

Existem dois tipos de vacinas, para vírus e bactérias. As vacinas bacterianas proporcionam o controle de surtos epidemiológicos. Já em casos de virus, a imunização dura por toda a vida. Sendo necessário algumas doses de reforço, garantindo que a doença não volte mais a se manifestar.

Sendo assim, o Espetaculosas destaca agora uma lista de vacinas que devem ser tomadas na vida adulta. Leia e veja se você está em dia com sua saúde. Caso contrário, corra ao posto mais próximo e complete logo sua carteirinha de vacinação. Ela vale pela sua vida.

Vacina dupla tipo adulto - difteria e tétano: A difteria é causada por bactéria, contraída través do conato com secreções de pessoas infectadas. Atinge o sistema respiratório, causando febre e dor de cabeça. Nos casos mais graves, pode causar inflamação no coração.

- Já a toxina da bactéria causadora do tétano compromete os músculos, levando a espasmos involuntários. A musculatura respiratória é uma das mais comprometidas pelo tétano. Quando não tratada precocemente, causa parada respiratória devido ao comprometimento do diafragma - músculo responsável por boa parte da respiração -, levando a morte. Ferir o pé com prego enferrujado que está no chão é uma das formas mais conhecidas de contrair tétano.

A primeira parte da vacinação contra difteria e tétano é feita em três doses, com intervalos de dois meses. Geralmente essas does são dadas durante a infância. Já o reforço deve ser feito a cada dez anos, tornando a imunização eficaz. É nesse momento que os adultos cometem um erro, deixando a vacina de lado.

Vacina Tríplice-viral - sarampo, caxumba e rubéola: Causado por um vírus, o sarampo é caracterizado por manchas vermelhas no corpo. Sua transmissão ocorre por via respiratória. Nos adultos essa doença é pouco observada. Como a forma de contágio é simples, os adultos deve ser imunizados como forma de proteção às crianças com quem convivem.

- Conhecida por deixar o pescoço inchado, a caxumba também tem transmissão por via respiratória. Apresenta casos mais graves quando em adultos, podendo causar meningite, encefalite, surdez, inflamação nos testículos ou dos ovários, e mais raramente no pâncreas.

- A rubéola é caracterizada pelo aumento dos gânglios do pescoço e manchas avermelhadas na pele, sendo muito perigosa em gestantes. O vírus pode levar à síndrome da rubéola congênita, que prejudica a formação do bebê nos três primeiros meses de gravidez. A síndrome causa surdez, má-formação cardíaca, catarata e atraso no desenvolvimento.

O adulto deve tomar a tríplice-viral se não tiver recebido as duas doses recomendadas para a imunização quando criança e/ou tiver nascido depois de 1960. O Ministério da Saúde considera que as pessoas que nasceram antes dessa data já tiveram as doenças e por isso, estão imunizadas. Já mulheres que pretendem ter filhos, não foram imunizadas ou nunca tiveram rubéola, devem tomar a vacina um mês antes de engravidar.




Vacina contra a hepatite B: A Hepatite B é transmitida pelo sangue. Geralmente não apresenta sintomas e por isso, alguns pacientes se curam sem perceber que tiveram a doença. Em outros casos ela pode se tornar crônica, provocando lesões no fígado que evoluem para cirrose ou câncer.

Pessoas até 19 anos tem o direito a vacina contra Hepatite B gratuitamente em qualquer posto de saúde. Após isso, somente adultos que fazem parte do grupo de risco recebem a vacina de graça. São eles: profissionais de saúde, podólogos, manicures, tatuadores e bombeiros. A excessão é para os que mantém relacionamento íntimo com portadores da doença. Fora isso, somente em clínicas particulares.

Pneumo 23 – Pneumonia: O pneumococo, bactéria que pode causar a pneumonia, entre outras doenças, ataca pessoas de todas as idades. Principalmente os que tem mais de 60 anos. A Pneumonia, nome dado a inflamação nos pulmões, é causada por agentes infecciosos - bactérias, vírus, fungos e reações alérgicas. Entre os principais sintomas dessa inflamação dos pulmões estão febre alta, suor intenso, calafrio, falta de ar, dor no peito e tosse com secreção (catarro).

Adultos com doenças crônicas em órgãos como pulmão e coração, alvos mais fáceis para o pneumococo, devem tomar a vacina sempre que houver campanhas.

Vacina contra a febre amarela: A febre amarela é transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Seus sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelados) e hemorragias. Por ser uma doença grave e com alto índice de mortalidade, todas as pessoas que moram em locais de risco devem tomar a vacina a cada dez anos.

Já quem for para uma dessas regiões, deve se vacinar com dez dias de antecedência. No Brasil as áreas de risco são zonas rurais no Norte e Centro-Oeste do país, além de alguns municípios dos Estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Vacina contra o influenza (gripe): A vacina contra gripe deve estar na rotina dos que possuem mais de 60 anos. A doença é transmitida por via respiratória e causa dores musculares e febre alta. Sua duração costuma ser em torno de uma semana. Pessoas com mais de 60 anos podem tomar a vacina nos postos de saúde, enquanto que os mais jovens devem procurar clínicas particulares.

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Fevereiro de 2011

Read More
 

©2009Espetaculosas | by TNB