Why Gentlemen Prefer Blondes?

Há 50 anos o cinema se despediu daquela que seria uma das mais belas e provocantes divas de todos os tempos. Estamos falando de Marilyn Monroe, ícone de beleza e sensualidade. E como março comemora-se o dia Internacional da Mulher, o Espetaculosas escolheu a loura mais famosa de todos os tempos para homenagear. 
Norma Jeane Mortensen nasceu em 1º de junho de 1926 na cidade de Los Angeles, Califórnia. Filha da editora de filmes Gladys Pearl Monroe, a então futura diva do cinema na verdade nunca soube quem foi seu pai biológico, questão que a perseguiu por muito tempo. 
Por motivo de doença psicológica sua mãe precisou ser internada em um hospício, levando a pequena Norma Jeane a morar na casa de parentes e em orfanatos. O tempo passou e sua vivência em casa de adoção foi ficando cada vez mais difícil, pois ela já não tinha mais idade para ser adotada. 
Foi aí que em 1937 mudou-se para a casa de Grace Mckee Goddard, amiga de sua família. Viveu lá até seus 16 anos, quando o marido de Grace foi transferido da cidade devido ao trabalho. Como a família não tinha mais condições de sustentá-la, para não voltar a morar no orfanato, Norma Jeane se viu obrigada a se casar com o namorado, Jimmy Dougherty. 
Com o ingresso de Jimmy na Marinha e sua transferência para o Pacífico Sul, a bela foi trabalhar na fábrica Rádio Plane Munition e acabou sendo descoberta pelo fotógrafo Davis Conover. Encantado pela moça, ele acabou convencendo-a a posar para uma seção de fotos. E como as lentes pareciam adorar Norma Jeane, dali em diante inúmeros convites começaram a surgir. Em dois anos, ela já havia estampado várias capas de revistas. 


Quando seu marido voltou, ela se viu dividida entre o casamento e a carreira, que a essa altura já caminhava para a interpretação graças aos cursos de teatro que começou a fazer. Acabou optando pelo divórcio, já que o oficial não aceitava ser casado com uma atriz. 
Contratada pela Twentieth Century Foz em 1946, onde ganhava 125 dólares por semana, Norma Jeane pintou os cabelos de louros e se transformou em Marilyn Monroe. O primeiro nome era considerado o mais chique para a época, já o segundo era o sobrenome de sua avó materna.

Luz, câmera, ação!

 

O início na telona foi em filmes pequenos como The Shocking Miss Pilgrim (Sua Alteza, a Secretária, 1947),  Love Happy (Louco Amor, 1950) e All About Eve (A Malvada, 1950), ao lado de Bete Davis, entre outros. 

Porém, Marilyn logo chamou a atenção por causa de sua veia cômica e da inocência de uma menina misturada à sensualidade de uma mulher. Com participações em eventos, a loura passou a ser chamada para papéis em grandes produções, tornando-a uma das estrelas mais populares da década de 50. O sucesso veio através de títulos como Gentlemen Prefer Blondes (Os Homens Preferem as Louras, 1953) e How to Mary a Millionare (Como Agarrar um Milionário, 1953), consagrando-a de vez como uma estrela do cinema. 

Em 1953, aos 27 anos, foi eleita pela revista Photoplay como a melhor atriz iniciante. E ela, com certeza, já era a loura mais amada de Hollywood. No entanto, apesar de sua beleza deslumbrante, com curvas e lábios carnudos, era considerada muito mais do que um símbolo sexual. Com seu carisma e simpatia, somada a inocência e falsa vulnerabilidade, Marylin Monroe teve o mundo todo aos seus pés. 

O furacão louro morreu em 5 de agosto de 1962, aos 36 anos. A atriz foi encontrada morta em suja casa, na Califórnia. Todos ficaram muito chocados com a notícia e o mundo chorou a perda da maior diva de todos os tempos. 

Há suspeitas de que Marilyn Monroe teria sido sufocada, até morrer, a mando da máfia que tinha ligação com John Kennedy.  Provavelmente, eles também estariam ameaçando a vida do presidente e não queriam que ela servisse de testemunha, já que foi sua amante por muitos anos. 

As gravações de seus telefonemas desapareceram e o relatório da autópsia foi perdido. Toda a documentação do FBI sobre sua morte foi suprimida e os amigos da atriz que tentaram investigar sua morte receberam ameaças.  

Vida pessoal

- Marylin casou-se, pela segunda vez, em 1954 com o jogador de beisebol Joe DiMaggio. O matrimônio durou apenas nove meses, devido ao ciúme do marido por causa da figura de símbolo sexual que a diva carregava.  

- O terceiro casamento de Marylin Monroe foi com o dramaturgo Arthur Miller, em 1956. Ele chegou a escrever para ela o filme The Misfits (Os Desajustados, 1961), em que contracenou com o galã Clark Gable, último filme completo da diva e a despedida do galã das telonas. Já o relacionamento  terminou em 1961, dia da pose do presidente John F. Kennedy, nos Estados Unidos. E mesmo sendo em uma data importante para os EUA, mais uma vez a vida de Marylin foi alvo de fofocas, escândalos, capas de jornais e revistas pelo mundo.


- Marylin Monroe era amante de Kennedy antes de ele entrar na Casa Branca e ela se casar com Arthur Miller. Dizem que o presidente ficou obcecado por ela graças ao irmão, Bobby, que lhe mostrou um pôster da loura, de roupa decotada e pernas abertas, quando ele estava se tratando de um problema na coluna. Apesar de suas ilusões, a loura sabia que Kennedy desejava apenas a estrela cintilante de cinema, não a mulher que ela era de verdade.
 
Carreira


- A loura chegou a montar sua própria produtora: Marilyn Monroe Productions, em 1956. Sua empresa produziu os filmes Bus Stop (Nunca Fui Santa, 1956) e The Prince and the Showgirl (O Príncipe Encantado, 1957).

- Em 1959, a atriz brilhou no longa Some Like It Hot (Quanto Mais Quente Melhor), e teve seu trabalho reconhecido ao vencer o Globo de Ouro na categoria melhor atriz em comédia.


- Já na premiação do Globo de Ouro de 1962, Marylin foi nomeada a "personalidade feminina favorita de todo cinema mundial".

Frases de Marilyn

- “Mulheres comportadas, raramente fazem historia”

- “Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, sou um pouco fora do controle e às vezes difícil de lidar, mas se você não sabe lidar com o meu pior, então com certeza, você não merece o meu melhor!”

- “Eu sabia que eu pertencia ao público e ao mundo, não pelo fato de ser talentosa ou até mesmo bonita, mas porque eu nunca pertenci a nada ou a ninguém”

- “Alguém que faz você acreditar que realmente tem algo bom no mundo. Alguém que te convence que lá tem uma porta destrancada só esperando você abri-la. Isso é uma amizade pra sempre.”




- “Se eu tivesse cumprido todas as regras, eu nunca teria chegado em qualquer lugar.”

- “Os homens passam, os diamantes ficam.”

- “Uma garota sábia beija mas não ama, escuta mas não acredita e parte antes de ser abandonada.” 

- “Viver sozinha é como estar numa festa onde ninguém olha para ti.”         

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Março de 2012

Read More

Ser mulher é ser única!

Que realmente hoje seja mais do que o nosso dia!

Que as pessoas reconheçam que ser mulher não é fácil

Que ser mulher não é ser sexo frágil quando 80% dos chefes de família são mulheres...
Que todos saibam que sabemos comandar : a Petrobras, o Brasil e a nossa própria casa...
Que sejamos mães somente de nossos filhos...
Que nosso Maridos, namorados , noivos nos vejam como uma mulher poderosa e não com a extensão do colo de suas mães...
Que as mães eduquem seus filhos para que, antes de tudo, respeitem as mulheres...
Que nossos salários sejam dignos ou maiores, afinal quem trabalha mais... ainda sim nos contentaremos com equiparação salarial, que já é tardia!!
Que sejam mais políticas, juízas , ministras ...
Que os homens reconheçam que a mulher que trabalha fora é tão importante quanto a mulher que só trabalha dentro... de casa.
Que as mulheres denunciem a violência doméstica , que não aceitem isso , ainda que não possuam renda...
Que a mulher possa ter sua TPM em paz 
Que a mulher seja linda por fora , mas maravilhosa por dentro...
Cuide-se mulher , pois o câncer continua tirando suas mães de seus filhos ... além da possibilidade de não poder ser mãe... é chato , mas é preventivo!
Que a mulher tenha um tempo para ela poder ser: mulherzinha, mulherão , menina ...
Que faça a unha , que faça o cabelo , que acorde descabelada , que aceite a unha lascada , que saia como princesa , que fica como uma bruxa, afinal quem é mulher sabe que nem todos os dias são de glória, então me deixe ser apenas mulher!



Autora: Mônica Moura

Publicado em Março de 2012 

Read More
 

©2009Espetaculosas | by TNB