Os bons ventos de Santo Antônio

Há alguns meses dividi com vocês uma experiência um tanto quanto complicada. Na ocasião, aproveitei para ressaltar a sensação de que aquela história ainda não havia chegado ao fim. Pois bem, e não é que eu estava certa.

Se interessar, gostar, envolver com alguém, não é nada fácil. São ideias, costumes, manias, muitas diferenças para se administrar. E a fase da conquista, por si só, já necessita muito cuidado e cautela.

No dia que escrevi aquelas palavras estava triste, deprimida, confusa, mas no fundo acreditava no que falava. Por mais que amigas dissessem: “Josie, ele hoje não está disponível para você. Desencana!”, meu coração dizia o contrário.

Como assim não estava disponível, se por muitas vezes nossos olhos se esbarraram, foram de encontro, assim sem mais, nem menos, como quem não quer nada, mas no fundo queria alguma coisa. Nem que fosse apenas observar aquela pessoa estranha, desconhecida, mas com um certo poder de atração.

Meses se passaram e durante esse longo período, pouco nos vimos. Mas mesmo assim, passava por onde antes ele vivia presente e pensava: “sei que um dia você vai voltar.”

Há três semanas alguns pequenos sinais vieram para plantar em minha cabeça a esperança de que ele estava por vir. Isso porque em meu coração, essa certeza já existia faz tempo. Primeiro foi a porta aberta. Depois, uma pequena movimentação. E hoje, a confirmação.

Ainda não sei quando e nem como, mas está chegando e para ficar. Só espero que desta vez seja para sempre!

Bjs,

Josie!

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Bem-vindos, japoneses

A imigração japonesa no Brasil está completando 103 anos. Um período longo desde o acordo feito entre os governos brasileiro e japonês, em que pretendiam suprir as necessidades de ambos em termos econômicos. E o resultado dessa aliança foi o legado deixado pelo povo nipônico, em solo brasileiro, tanto na área cultural quanto tecnológica.

Tudo começou em 1908, quando chegou ao porto de Santos o navio Kasato Maru trazendo 165 famílias de japoneses, oriundos de regiões pobres do norte e sul do Japão. Nessa época, o Brasil precisava de mão de obra estrangeira para trabalhar nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo.

Por outro lado, a economia japonesa não conseguia gerar empregos necessários para toda a população. Então, a solução foi selar o acordo imigratório com o Brasil. Atualmente, nosso país abriga a maior população japonesa fora do Japão.

Mas o início foi muito difícil para os imigrantes japoneses. O modo de vida diferente, o odioma, os hábitos alimentares, o preconceito racial que sofreram, enfim, um choque cultural que dificultou a adaptação à terra brasileira.



Além disso, a maioria dos nipônicos pretendia enriquecer aqui e retornar para o Japão em pouco tempo. Entretanto, os salários baixíssimos e o preço da passagem descontado no salário, só faziam aumentar as dívidas e afastá-los do sonho de voltar.

A situação do imigrante mudou quando, a partir do sistema de parceria com fazendeiros locais, muitos japoneses conseguiram economizar e comprar seus primeiros pedaços de terra. Com a ascensão social e a vinda de parentes, a maioria decidiu pela permanência definitiva neste país.



Hoje, plenamente integrados ao Brasil, contribuem com o crescimento econômico e diversidade cultural de nosso país. Juntos com portugueses, africanos, italianos, espanhóis, árabes, chineses, alemães e muitos outros imigrantes, os japoneses colaboraram com a nossa pluralidade cultural. Assim, além do empenho e trabalho, trouxeram a arte, costumes, língua, crenças e conhecimentos que ajudaram muito na formação deste país.

O Brasil dos Japoneses

As contribuições da imigração japonesa em seus primeiros 103 anos de presença no Brasil são muitas e em diversas áreas. Nas artes tradicionais se destacam a cerâmica, escultura, pintura, ikebana, oshibana e origami.

Trouxeram também, o costume do chá e o paladar apurado do peixe nas comidas típicas como sushi e sashimi. Apesar de agradar pelo estilo exótico, a base principal da culinária japonesa é o arroz.

Mas não pararam por aí as influências da imigração. O poder da cultura pop japonesa é um fenômeno visível nos últimos 20 anos. Nesse período ocorreu um crescente interesse de criadores, das mais diversas áreas das artes, do entretenimento e da moda por tudo que é do Japão. Nesse contexto, há uma geração globalizada que aderiu a estética, gosto e comportamento, produzidos pela cultura pop do Japão.


Fascinados pelos mangás e animês, filmes de monstros gigantes, esses jovens criadores fixaram suas ideias em consumidores de brinquedos, roupas, revistas em quadrinho e tudo mais que reforcem ídolos do cinema e da TV. Se hoje as crianças curtem jogos, roupas e brinquedos do Ben Dez, nos idos Anos 60 o super-herói preferido da garotada era o Nacional Kid.


Por toda essa diversidade cultural e tecnológica, vê-se que o efeito da imigração japonesa no Brasil não vai parar com o tempo. Conservadores por tradição e inovadores quando precisam superar os efeitos da guerra ou catástrofes que, vira e mexe, afetam o seu país, os japoneses ainda têm muito o que nos ensinar.

Por Maria Oliveira

Pubicado em Junho de 2011

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It Girl

Essas garotas são antenadas, descoladas, estão sempre na moda e, na maioria das vezes, ditam a moda. Por isso, diferentemente do que a maioria das pessoas imagina, o termo “It Girl” não deve ser usado para apontar uma garota fútil.

Inteligentes, a ponto de influenciarem seu grupo, as It Girls optam sempre pela qualidade. Elas adoram roupas de grife, mas nada as impedem de montar um visual fashion com o que tiver disponível em seu guarda-roupa. Afinal, bom gosto é o que sempre prevalece.

Em termos de comportamento, são super irreverentes. E por conta desta característica, despertam a curiosidade sobre seu modo de vida. Grande parte delas tem alguma ligação com a arte, seja no mundo da música, artes plásticas ou cênicas, e normalmente flexionam as tendências das passarelas para o dia-a-dia. Despertando o interesse das mulheres comuns, que acabam por seguir seu estilo.

A primeira It Girl da história foi Audrey Hepburn, atriz que ficou eternizada como a “bonequinha de luxo” no filme de mesmo nome. Já a cidade de Nova York sempre foi a terra dessas garotas, uma vez que serve de cenário para as “voguettes” - meninas que trabalham na revista Vogue americana -. Atualmente esse time é formado por Sylvana Soto-Ward, Lauren Santo Domingo, Meredith Melling Burke e Olivia Palermo.


Aqui no Brasil temos nomes como Heleninha Bordon, Lalá Rudge e Tamara Gontijo encabeçando a lista das it girls. Mas ninguém duvida que as verdadeiras merecedoras desse título são mulheres anônimas. Afinal, moda se faz na rua.

Estilo e Carisma

Quem não tem carisma não pode ser uma it girl, independente de vestir Chanel. Por isso o universo “it” tem representantes de todas as classes. Bilionárias e normais, feias e bonitas, workaholics e até estudantes.


Entre as marcas mais consumidas pelas It girls brasileiras estão Daslu, NK e Mixed. Já acessórios, Chanel, MiuMiu, Prada e Marc Jacobs. Mas não é preciso ter muito dinheiro para fazer parte desta categoria. It girl não é quem veste grife da cabeça aos pés e sim, às que inspiram outras mulheres. Ou seja, você pode montar um look bem legal com peças que custem a partir de R$10,00.

Falar de bolsas e maquiagens caras pode até ser apontado como futilidade, mas ninguém precisa levar isso tão a ferro e fogo. Desejar produtos de grifes famosas não é vergonhoso.


E se você não tem grana para adquirir essas peças, procure ver as coisas com outros olhos. Ou seja, sempre é válido saber mais sobre a história de determinada marca.


É bacana desejar uma bolsa Chanel, Prada ou Louis Vuitton. Mais legal ainda é entender o porquê de sua criação. “Ver a moda como futilidade consumista depende dos olhos de cada um!”, Ale Garattoni.

Algumas It Girls Famosas, Segundo a Vogue Americana

- Blake Lively: Atua na linha tênue. Looks com pouco pano e muita sensualidade. A atriz é queridinha de Anna Wintour, diretora da revista Vogue.

- Marion Cotillard: A atriz francesa, vencedora do Oscar, sabe o significado da palavra diva. Sempre arrasa nos red carpets.

- Michelle Obama: A primeira-dama dos EUA se destaca pelo senso fashion.

- Jessica Biel: Segundo a Vogue, Jessica simboliza a beleza americana.

- Alexa Chung: A VJ da MTV tem estilo despojado e moderninho, fazendo sucesso entre as fashionistas.

- Sarah Jessica Parker: A “Carrie” de Sex and the City é nossa eterna It Girl

- Liya Kebede: Modelo e atriz africana é muito chique, apesar de pouco conhecida.

- Carey Mulligan: A atriz segue a linha romântica, que nunca sai de moda.

- Shala Monroque: A Editora-chefe da Pop Magazine é a It Girl mais conhecida do meio. Sempre marca presença em blogs de street styles famosos.

- Lady Gaga: Sei que nem eu, muito menos você, concorda com sua presença. Mas tudo tem uma explicação. A Vogue a nomeou por ser visionária.

- Kate Moss: A modelo foi eleita a mais bem vestida da década.

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Junho de 2011

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Agora é a vez da moda Grunge

Depois dos exagerados anos 80, com direito a polainas, bodys e relogios que trocam de pulseira, e todo o brilho dos anos 70, vindos de lurex e paetês, enfim chegamos aos anos 90.

Calma! Eu não estou tendo colápsos de memória e muito menos, surtos de nostalgia. Apenas acompanhando a moda que hoje surge com uma nova releitura do grunge.

Geralmente quando estilos nascem em forma de manifestações contra alguns princípios, vira moda referente aquele momento. Foi assim com o punk, ao surgir na Inglaterra da década de 70 em protesto aos padrões da sociedade da época. Não demorou muito para que tachas e jaquetas de couro preto virassem objetos de desejo.

Por esse mesmo motivo a moda grunge, nascida na passagem dos anos 80 para os 90, marca registrada das bandas de rock underground de Seattle, virou febre internacional durante essa década.

Mas ao contrário do punk, curiosamente o grunge não teve estética pensada e, muito menos, elaborada. Os músicos usavam camisas de flanela e jaquetas folgadas com o único intuito de se protegerem do frio da região.

Seu look era completo com peças em jeans, usados até se desintegrarem. Foi daí que surgiu o aspecto surrado do grunge, além das roupas adquiridas em brechós e feiras de caridade.

A moda grunge teve seu apice em 1991 graças ao estouro da banda Nirvana, liderada pelo saudoso Kurt Cobain. Com seu hino 'Smells Like Teen Spirit', esse estilo se espalhou assustadoramente ao redor do mundo.


Tendo sua imagem veiculada diretamente na MTV, Kurt virou o maior ícone adolescente e fez com que a maioria dos jovens aderisse à combinação camisa de flanela + calça jeans rasgada.

Já sua mulher, Courtney Love, se transformou em modelo para as meninas da época, ao ressaltar a moda do cabelo descolorido, maquiagem carregada e românticos vestidos da mamãe, saídos de brechós.

O Grunge e o Neo-Grunge

Somente em 1993 é que o grunge chegou às passarelas. Com uma coleção criada por Marc Jacobs, para a marca Perry Ellis, o estilista passou a ser denominado "guru do grunge". Seu desfile apresentou modelos, com cabelos aparentemente sujos, vestindo camisas de flanela, botas de trabalhadores e gorros de lã.

Além do estilista, no decorrer dos tempos, outros especialistas apresentaram uma moda denominada pelas revistas de Neo-Grunge. Nomes como Chloé, John Galliano, Stella McCartney e muitos outros, trouxeram para o inverno de 2008 o estilo “moda-mendigo”, look desalinhado e estudado, onde formas amplas, desestruturadas e desconstruídas se sucedem, trazendo o regresso ultra-chic do grunge.

Peças como casacos oversize, bolsas enormes, plataformas exageradas, luvas de lãs grossas e tricotadas à mão, além de belíssimos cachecóis. Looks cinzentos e com um ar totalmente vintage.


Nas passarelas de moda, até hoje o estilo grunge aparece através de releituras mais modernas, deixando um pouco de lado o jeito “largado” de ser. Esse ano o xadrex voltou com tudo. Camisas, vestidos e calças já agitam o outono/inverno 2011.

Atualmente o estilo tem aparecido muito entre celebridades. Uma delas é Katie Holmes, mulher de Tom Cruise, famosa por ser adepta de calças e cardigãs bem folgados. Já a gêmea Mary-Kate Olsen é outra que aderiu à moda faz tempo. Em seu look, camisa xadrez não pode faltar.

A marca inglesa Mulberry aposta em delicados vestidos. Já na brasileira Osklen é possível encontrar malhas listradas. Nas últimas temporadas de moda, em Nova York, o estilo grunge está presente em desgastados jeans da marca italiana Diesel. Além da William Rast, grife do cantor Justin Timberlake, que apresenta versões do estilo em peças como jeans rasgado, blusas folgadas e mantas de flanela xadrez.

E se você quer andar na moda, saiba que o segredo para o sucesso no mundo fashion ainda é dar uma boa revirada no baú da vovó, mamãe ou ate irmã. Principalmente, se ela foi jovem na década de 90.

Sem medo de errar

Apesar de estar na moda, é precisa tomar alguns cuidados para se adotar o estilo grunge. Se for usar uma peça mais solta, como camisa ou calça, opte pelas mais justas no resto do corpo. Assim ninguém vai achar que você saiu de casa vestindo um pijama.


Para não errar, use peças grunge com calçados e acessórios informais. A menos que seu look seja muito bem elaborado. E você, tenha certeza absoluta do que está fazendo.

Por fim, não se esqueça que a moda grunge não combina com ocasiões muito sofisticadas. Use-a somente no dia-a-dia ou, em eventos informais.

Entendendo o Grunge

- O grunge começou nos anos 90 com mudanças na música. Algumas bandas de Seattle (USA), com influências dos anos 60 e 70, misturaram elementos do som “punk”, de nomes como Ramones e Iggy Pop, às influências de Led Zeppelin. Assim, surgia um dos maiores nomes da música grunge: Nirvana.

- A moda buscou inspiração na anti-moda. Nos anos 80, a moda também se apropriou largamente da anti-moda-punk. Contudo, o grunge não possuía detalhes oriundos do punk, como maquiagem carregada, couros e vinis, alfinetes e cabelos super produzidos. Ao contrário, a inspiração para a moda grunge era a classe proletária de Seattle, com roupas largas e miseráveis, como a camisa xadrez dos lenhadores. O visual era junkie. Tanto o público, quanto as bandas, eram junkies, e as mangas compridas serviam para esconder as picadas.

- Em pouco tempo o estilo se popularizou pelo mundo. Blusões rasgados e puídos poderiam ser comprados por 200 dólares. Os meninos deixaram os cabelos crescer, como os hippies, e usavam calças extra-grandes, gorros e flanela xadrez. Já o cabelo das meninas era comprido e repartidos ao meio.

- A moda, ao incorporar o estilo nas passarelas, também carrega elementos hippies, As cinturas das calças baixaram e as bocas-de-sino voltaram à cena.

- O grunge foi um estilo colorido, amarfanhado e roto, no qual roupas de fabricação doméstica, personalizadas ou de segunda mão, eram usadas em camadas, complementadas por pesadas botas militares.

- Agora, o visual despojado e imortalizado por Kurt Cobain, voltou. Sobreposições, jeans largos com aspecto de usado, rasgado, puído, t-shirts, gorros, tênis, botas e uma boa camisa xadrez, ganham releitura dos principais estilistas internacionais e fashionistas. Mas para não ficar com look da década passada, o ideal é misturar tendências. Tipo ar despojado com jeito de arrumada. O que você acha?


Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Junho de 2011

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Estudar sem preconceito

O Brasil é um país de muitas falas, mas de uma só Língua - a Portuguesa. Mais do que a aparência, a fala denuncia o registro de naturalidade da pessoa. A Língua escrita, porém, não tem este privilégio, senão quando usada coloquialmente na frase.

Quando um texto é bem escrito, sem erro ortográfico ou de concordância, dizemos que a pessoa é letrada. Nesse caso, não interessa se o autor é nordestino, nortista ou sulista. Pois, a norma culta unifica a linguagem e lhe confere identidade nacional.

Entretanto, se fatores emocionais afetarem um discurso, o mesmo autor de um bom texto pode tropeçar na fala. Do mesmo modo, quem não escreve bem, mas tem o dom da palavra, consegue dominar com facilidade uma plateia. São habilidades e competências natas ou adquiridas, que se potencializam quando há um ambiente facilitador. A família, a escola e o trabalho podem ajudar nesse processo.

À família cabe encaminhar o indivíduo à escola, onde receberá o saber constituído que ele aplicará no seu trabalho. Com essa base, acredita-se que o sujeito possa ser respeitado em uma sociedade que prega o conhecimento como fórmula do sucesso.

Se, teoricamente, o conhecimento é um direito de todos, então os livros didáticos deveriam abranger conteúdos que pudessem multiplicar saberes. Ao contrário, se o autor nivelar por baixo o leitor, valorizando as variedades linguísticas e registro oral, em detrimento ao uso das normas da língua culta, estará excluindo os menos letrados do mundo competitivo e profissional.

Foi o que fez a autora do livro “Por uma vida melhor”, aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e distribuído a 4.236 escolas brasileiras. Elaborado pela organização não governamental Ação Educativa, o livro defende a escrita sem concordância de expressões orais populares, como por exemplo "os peixe", apoiados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Ao aceitarem frases sem concordância nominal e verbal, os educadores estarão reforçando a segregação social. É preciso, pois, ensinar o certo, respeitando as falas regionais de cada um, sem preconceito linguístico. Ao invés de ensinar “os peixe” ao aluno, por que não fazê-lo aprender como “pescar” a concordância?


Por Maria Oliveira

Publicado em Junho de 2011

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