domingo, 12 de junho de 2011
It Girl
Essas garotas são antenadas, descoladas, estão sempre na moda e, na maioria das vezes, ditam a moda. Por isso, diferentemente do que a maioria das pessoas imagina, o termo “It Girl” não deve ser usado para apontar uma garota fútil.
Inteligentes, a ponto de influenciarem seu grupo, as It Girls optam sempre pela qualidade. Elas adoram roupas de grife, mas nada as impedem de montar um visual fashion com o que tiver disponível em seu guarda-roupa. Afinal, bom gosto é o que sempre prevalece.
Em termos de comportamento, são super irreverentes. E por conta desta característica, despertam a curiosidade sobre seu modo de vida. Grande parte delas tem alguma ligação com a arte, seja no mundo da música, artes plásticas ou cênicas, e normalmente flexionam as tendências das passarelas para o dia-a-dia. Despertando o interesse das mulheres comuns, que acabam por seguir seu estilo.
A primeira It Girl da história foi Audrey Hepburn, atriz que ficou eternizada como a “bonequinha de luxo” no filme de mesmo nome. Já a cidade de Nova York sempre foi a terra dessas garotas, uma vez que serve de cenário para as “voguettes” - meninas que trabalham na revista Vogue americana -. Atualmente esse time é formado por Sylvana Soto-Ward, Lauren Santo Domingo, Meredith Melling Burke e Olivia Palermo.
Aqui no Brasil temos nomes como Heleninha Bordon, Lalá Rudge e Tamara Gontijo encabeçando a lista das it girls. Mas ninguém duvida que as verdadeiras merecedoras desse título são mulheres anônimas. Afinal, moda se faz na rua.
Estilo e Carisma
Quem não tem carisma não pode ser uma it girl, independente de vestir Chanel. Por isso o universo “it” tem representantes de todas as classes. Bilionárias e normais, feias e bonitas, workaholics e até estudantes.
Entre as marcas mais consumidas pelas It girls brasileiras estão Daslu, NK e Mixed. Já acessórios, Chanel, MiuMiu, Prada e Marc Jacobs. Mas não é preciso ter muito dinheiro para fazer parte desta categoria. It girl não é quem veste grife da cabeça aos pés e sim, às que inspiram outras mulheres. Ou seja, você pode montar um look bem legal com peças que custem a partir de R$10,00.
Falar de bolsas e maquiagens caras pode até ser apontado como futilidade, mas ninguém precisa levar isso tão a ferro e fogo. Desejar produtos de grifes famosas não é vergonhoso.
E se você não tem grana para adquirir essas peças, procure ver as coisas com outros olhos. Ou seja, sempre é válido saber mais sobre a história de determinada marca.
É bacana desejar uma bolsa Chanel, Prada ou Louis Vuitton. Mais legal ainda é entender o porquê de sua criação. “Ver a moda como futilidade consumista depende dos olhos de cada um!”, Ale Garattoni.
Algumas It Girls Famosas, Segundo a Vogue Americana
- Blake Lively: Atua na linha tênue. Looks com pouco pano e muita sensualidade. A atriz é queridinha de Anna Wintour, diretora da revista Vogue.
- Marion Cotillard: A atriz francesa, vencedora do Oscar, sabe o significado da palavra diva. Sempre arrasa nos red carpets.
- Michelle Obama: A primeira-dama dos EUA se destaca pelo senso fashion.
- Jessica Biel: Segundo a Vogue, Jessica simboliza a beleza americana.
- Alexa Chung: A VJ da MTV tem estilo despojado e moderninho, fazendo sucesso entre as fashionistas.
- Sarah Jessica Parker: A “Carrie” de Sex and the City é nossa eterna It Girl
- Liya Kebede: Modelo e atriz africana é muito chique, apesar de pouco conhecida.
- Carey Mulligan: A atriz segue a linha romântica, que nunca sai de moda.
- Shala Monroque: A Editora-chefe da Pop Magazine é a It Girl mais conhecida do meio. Sempre marca presença em blogs de street styles famosos.
- Lady Gaga: Sei que nem eu, muito menos você, concorda com sua presença. Mas tudo tem uma explicação. A Vogue a nomeou por ser visionária.
- Kate Moss: A modelo foi eleita a mais bem vestida da década.
Por Tatiana Bruzzi
Publicado em Junho de 2011
0 comentários:
Postar um comentário