Destino: Penedo

A Semana Santa coincidiu com outros feriados do calendário nacional. Para quem gosta de viajar, é bom lembrar que, o próximo, é só em Junho. Portanto, vale aproveitar bem este e programar o de Corpus Christi com antecedência, sem sair do Rio de Janeiro. Então, que tal comer chocolate da Páscoa na casa do Papai Noel, em Penedo?

Com pouco mais de cinco mil habitantes, o distrito fluminense de Penedo fica situado na raiz da Serra da Mantiqueira, a meio caminho entre duas metrópoles: a 270 quilômetros de São Paulo e 170 quilômetros do Rio. É a única colônia finlandesa no Brasil. Daí a casa do Papai Noel, uma homenagem da cidade ao personagem mais ilustre da Finlândia.

O clima frio de montanha, as construções e a paisagem local ajudam o visitante a pensar que está mesmo em uma cidade da Europa. A casa do Papai Noel, por exemplo, segue a arquitetura original e fica em um pequeno condomínio de lojas. O Museu Dona Marta também guarda peças que contam a história do bom velhinho.


Artesanato é o que não falta na região. Ao todo, são 50 lojas que oferecem aos turistas variados souvenirs e utensílios da região e cultura européia. Uma fábrica de velas, existente há 30 anos, é muito procurada para quem gosta de decorar a casa com castiçais das mais variadas cores e modelos. Os tapetes também fazem sucesso pela beleza das peças.

Além de museus e artesanatos, em Penedo o ecoturismo está literalmente em alta. Uma trilha de cerca de 600 metros de extensão leva o praticante ao topo do Pico do Penedo, nome dado à fazenda que abrigou os primeiros imigrantes finlandeses. De lá se pode avistar toda a cidade, assim como o centro de Itatiaia e Resende.

Se altura estiver fora do programa, o turista poderá usufruir das pequenas cachoeiras acessadas por trilhas curtas, ou optar por três horas de cavalgadas. A cachoeira mais visitada está no Camping Club do Brasil, na localidade de Serrinha. A vegetação em torno é bem variada, predominando os pinheiros e as quaresmeiras.

Penedo é um lugar calmo, mas há programas destinados a todas as idades. Entre eles, casas noturnas para aqueles que queiram curtir um agito. Aos sábados, o Clube Finlândia oferece bailes e apresentações de grupos de jovens, como o "Penedon Parhaat", que ensina à platéia os passos das danças típicas.

Depois de passear muito, é aconselhável repor as energias conhecendo a gastronomia típica. Na comida, vai bem um peixe, carnes ou assados regados ao Chutney, um molho agridoce, de origem indonésia, que leva manga, passas, gengibre, mostarda, pimentão, ketchup, cebola, tomate, açúcar mascavo, sal, vinagre e pimenta no o seu preparo.


Na sobremesa, um chocolate de origem suíça, com produção caseira, é tudo de bom. Possui uma variedade de formatos, recheios e sabores. Outra dica é provar a geléia feita com frutas cozidas, de fabricação caseira. Para fechar o cardápio, um licor produzido com a mesma técnica européia de maceração: frutos em aguardente.

Depois de tanta agitação, o visitante pode escolher onde descansar. Há pousadas e hotéis para todos os gostos e condições financeiras. No site da pousada Bela Vista, por exemplo, diz o seguinte: “em qualquer época do ano, exceto feriados, oferecemos pacotes de lua-de-mel que incluem diárias de hospedagem com refeições, passeios por Penedo, Itatiaia, além de alguns itens com boas-vindas para o casal”.


Já o Hotel Cachoeira oferece um Festival de Trutas e recreação infantil temática, com caça aos ovos para quem passar os dois feriados juntos - Semana Santa e Tiradentes.

Como se vê, um pedacinho da Finlândia está aqui pertinho da gente, a poucas horas do Rio. Então, se não for possível agendar para conhecê-la neste feriado, ainda há tempo para Corpus Chistis. Penedo é uma cidade que vale a pena visitar o ano inteiro.

Por Maria Oliveira
 
Publicado em abril de 2011

Read More
 

©2009Espetaculosas | by TNB