Deve ser amor

Um dia comecei a prestar atenção em um rapaz, mas confesso que de longe ele me lembrava uma outra pessoa. Alguém pelo qual senti o chamado amor platônico, aquele que dificilmente se concretiza. Está ali, apenas aos olhos de quem observa e, dificilmente, nos de quem é observado.

Como o nome mesmo sugere, "Platônico" vem de Platão, justamente porque o filósofo grego acreditava na existência de dois mundos. O das ideias, onde tudo seria perfeito e eterno. E o mundo real, finito e imperfeito, cópia mal-acabada daquele que seria o mundo ideal.

Durante um tempo, essa história acabou por tomar dois caminhos paralelos. Primeiro, comecei a acreditar que talvez fosse verdade. Ou seja, ele também poderia estar me observando. Por outro lado, não acreditava que aquilo pudesse estar acontecendo comigo.

Um dos maiores problemas do amor platônico é justamente fantasiar não apenas uma relação, como também situações. "Será que ao ser observado, ele também estava me olhando quando eu passava na rua ou me aproximava da janela?". Por mais insano que possa parecer, só quem já sentiu sabe do que eu estou falando.

O tempo passou e eu sempre tentando interpretar cada movimento, antes que essa história tomasse uma proporção maior do que eu conseguisse suportar. Até que um dia decidi que iria acabar com esta dúvida de uma vez por todas.

Conversando com amigas, ambas começaram a me aconselhar em relação a essa história. A primeira queria que eu provocasse uma situação para ver qual seria "sua reação". Já a segunda, que eu fosse mais direta. Chegasse mesmo, na lata, puxasse conversa e visse qual "sua reação".

A terceira foi mais cautelosa, porém impetuosa, ela mesma tomou a frente e começou a indagar sobre a atual situação dele. Se era solteiro, casado, enrolado, gay... essas coisas.

Conforme ela descobria algo mais, me contava. E assim, essa história foi estendida por algum tempo, até eu ficar sabendo que ele iria se mudar de onde estava. A notícia foi como um balde de água fria. Naquele momento,confesso, meu mundo caiu.

Chorei horrores, sofri mesmo por alguém que, até então, não conhecia o som da sua voz. E ver sua partida foi uma das imagens mais tristes que meus olhos presenciaram este ano. Por mais incrível, e exagerado, que isso possa parecer.

O tempo passou e, todos os dias, quando eu passava em frente a sua loja, pensava se voltaria a vê-lo. A ponto de um dia dizer: "se for para ser, que eu o veja novamente, como uma espécie de sinal". E assim foi!

Na primeira vez ele veio rapidamente. Já na segunda, ficou um pouco mais. Quando me dei conta, estava sempre por aqui. E tudo voltou a ser como antes, os mesmos olhares assustados e esbarrões discretos.

Sua antiga loja já não é mais a mesma. Uma imensa obra está transformando em outro negócio que, naturalmente, também o pertence. Ou seja, é a prova que desta vez veio para ficar.

Sei que preciso tomar logo uma atitude, até mesmo para não continuar imaginando como seria se... Mas, antes de mais nada, a sensação de que nem tudo está perdido deu um up em minha vida. E é por essa nova história que eu estou me guiando.

Beijos,

Josie!

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125 anos da Coca-Cola

No almoço em família, aniversário das crianças ou lanche da escola, não importa a comemoração, desde que ela seja regada a uma boa e gelada Coca-Cola.

Há exatos 125 anos essa bebida mundialmente querida dava seus primeiros passos rumo ao sucesso e o Espetaculosas não podia deixar essa data passar despercebida.

No dia 8 de maio de 1886, era vendida a primeira garrafa de Coca-Cola, nome dado por Frank Robinson, contador do criador original do produto, John Pemberton, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo.

A história do refrigerante começa com a chegada do farmacêutico Pemberton na cidade de Atlanta, Estados Unidos. Logo após servir a Guerra Civil americana, o jovem estava disposto a mudar de vida e correr atrás de clientela para comprar suas ideias e medicamentos, mas Pemberton não tinha muita habilidade para vendas e, por isso, o fracasso sempre o perseguiu. Até que se juntou ao contador Frank Robinson, que acabou tornando-se seu sócio.

O projeto foi para nas mãos do vendedor Asa Candler, que transformou a Coca-Cola em um grande negócio criando formas brilhantes de apresentar a nova bebida ao consumidor, através da distribuição de cupons que incentivavam experimentar o produto. Além disso, produziu relógios, balanças e calendários com a marca, fazendo com que a propaganda funcionasse.




Em 1894, Joseph Biedenharn, um comerciante do Mississipi, coloca a bebida em garrafa e a oferece a Candler, que não fica muito entusiasmado com a novidade. Apesar de ser um homem de negócios, inovador e brilhante, ele não conseguia imaginar que o segredo para o sucesso da bebida seria vendê-las em garrafas portáteis, facilitando o consumidor a levar para onde quiser, mas acabou percebendo que sim.

O sucesso foi tanto que em 1895 Candler já havia construído fábricas em Chicago, Dallas e Los Angeles. E, quatro anos depois, chegou a vender os direitos de exclusividade para engarrafar e comercializar a bebida aos advogados Benjamin F. Thomas e Joseph B. Whitehead por apenas 1 dolar.

A pretinha mais querida do mundo

Com o tempo, a imitação da bebida passou a ser vista como a forma mais explícita de se demonstrar admiração. E a propaganda deu ênfase à autenticidade da Coca-Cola, tomando conta da publicidade e sugerindo aos consumidores que não abrissem mão da legítima.

A empresa criou um novo formato de garrafa, dando maiores garantias de autenticidade. Em 1916, a Root Glass Company, uma empresa de Indiana, iniciou a fabricação da famosa garrafa “contour” que, em 1961, ganharia a condição legal de “marca registrada” exclusiva da Coca-Cola, honra conferida a poucas embalagens.

A embalagem é escolhida por causa de sua aparência atrativa, design original e pelo fato de, mesmo no escuro, o consumidor conseguir identificá-la.



A Coca-Cola cresceu rapidamente e se expandiu por todo os Estados Unidos, atravessando fronteiras e seus produtos chegam a Cuba, Porto Rico, França e outros países. Em 1900 existiam apenas dois fabricantes e em 1920 eles chegaram a marca de 1.000.

Desde a produção do primeiro lote de bebidas, as garrafas da Coca-Cola sofreram mudanças em seu formato em busca de uma melhor adaptação do produto com o cliente, assim como várias formas de promover suas vendas.

A original

Ninguém causou tanto impacto na Coca-Cola Company como Robert Woodruff. Seu pai comprou a empresa de Candler em 1918 e o jovem assumiu a presidência cinco anos depois.

Foi Candler quem introduz a Coca-Cola no mercado americano, mas a Woodruff coube a consolidação da marca e liderança da Coca-Cola em todo o mundo durante os 60 anos em que ficou no comando da empresa.

Gênio do marketing, ele viu oportunidades de expansão e conquistou o mercado com campanhas inovadoras. A Coca-Cola viajou com a equipe americana para a Olimpíada de Amsterdã, em 1928, e logo foi estampada nos trenós de corridas de cachorro no Canadá e nas paredes das arenas de touros, na Espanha.

Ele alavancou o desenvolvimento e a distribuição dos produtos através da embalagem six-pack, das geladeiras horizontais e outras inovações que tornaram a marca mais apreciada.

Quando ficou claro que as donas de casa preferiam as embalagens six-pack, a empresa enviou mulheres de porta em porta para instalar gratuitamente um abridor de parede com a marca Coca-Cola. Esse é exatamente o tipo de pensamento que norteia a liderança de Woodruff e faz da Coca-Cola não só um grande sucesso, mas parte da vida das pessoas.

Os anos 90 foram uma década de crescimento contínuo para a marca, graças a ligação da empresa com os esportes, apoiando principais eventos esportivos mundiais, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol.

Novos mercados se abriram quando a Coca-Cola passou a ser vendida na Alemanha Oriental, em 1990, e retornou à Índia, em 1993.

A empresa também começou a atuar em outros segmentos do mercado de bebidas e intensificou a aquisição de importantes marcas presentes em vários países. Neste mesmo ano é lançada a campanha “Always Coca-Cola”, surgindo logo em seguida o urso polar, que acompanha a marca até hoje, principalmente na época do Natal.

Tendo uma linha de produtos em franca expansão e um consumo diário crescente, a Coca-Cola é uma empresa que não se acomoda, enxergando cada vez mais novas oportunidades de crescimento. Com aproximadamente 400 marcas presentes em mais de 200 países, é correto dizer que a marca possui consumidores em todo o planeta.

E, diante de tamanho crescimento e criatividade, aliada ao grande tradicionalismo, a marca é considerada uma das mais caras e com maior influência no mundo todo.
 
Por Tatiana Bruzzi
 
Publicado em Novembro de 2011

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Color block

Aposte nesta tendência


Quando surge uma tendência, de imediato acreditamos se tratar de modismo e, por isso, nem sempre levamos a sério. Mas basta todo mundo começar a usar, principalmente personalidades famosas, para querermos investir. E foi assim com o color block.

A moda color block nada mais é do que usar "bloco de cores" em seu look, peças com duas ou mais cores que aparecem em blocos, semelhantes a listras, em uma mesma produção. E as tonalidades podem ser vibrantes ou não, dependendo do estilo de cada um.

Atualmente a personalidade que mais adota esse tipo de look é a cantora teen Kate Perry, abusando de cores fortes e vibrantes.
Já no Brasil é possível ver as atrizes Carolina Dieckmann e Sophie Charlotte investindo em modelitos color blocking, porém de forma bem sutil e delicada, onde as cores sóbrias têm mais espaço.

A verdade é que, independente de você ser celebridade ou não, o visual cai bem na maioria das mulheres.



E o que é melhor, chegou para ficar. Apesar de estarmos no início da primavera, a moda color block vai se estender para o verão. Pensando nisso, nós do Espetaculosas separamos ótimas dicas para você montar seu look e ficar linda na estação mais quente do ano. Confira!


Monte seu look color block e arrase no próximo verão


A combinações de cores vibrantes em um mesmo look estará em evidência nas próximas estações. Laranja, roxo, verde e rosa entrarão com tudo no verão 2012 e combiná-las será a tarefa de quem deseja fazer bonito nas ruas.

- Cores vibrantes

Não é necessário combinar apenas os tons de determinada cor, mas misturar as cores com harmonia. Para as mulheres mais discretas, os tons pastéis são perfeitos. Eleger uma peça de cor forte e usar a mesma cor em tons diferentes também é uma ótima opção para começar a se acostumar com o estilo. Opte apenas em uma peça de tom forte e combine-a com acessórios coloridos, como por exemplo uma saia rosa com carteira laranja ou blusa roxa com sapato verde.

- Qual tom usar

Como no color block as cores são combinadas de acordo com o estilo de cada um, vale misturar tons claros aos escuros. Mas antes de sair por aí, dê uma olhada no espelho. Algumas combinações ficam ótimas na prática, mas na teoria não funcionam. Aposte também em uma única peça mais vibrante, enquanto que as outras em tonalidades mais escuras. Use sua criatividade! Um pouco de ousadia não faz mal a ninguém.


- Com que roupa eu vou?

Durante o dia misture tons vibrantes com outros mais amenos. Já a noite, use e abuse das combinações sóbrias.

- Sobreposições

Combine tons próximos e invista em cores neutras nas outras peças, como uma combinação de blusas roxo escuro com um tom de roxo mais claro e uma calça jeans.

- A cor do verão

O número de combinações que não dão certo é baixo, mas para não errar invista em combinações básicas que são certeiras: laranja + roxo, laranja + verde, roxo + verde, roxo + rosa, rosa + verde, rosa + azul bic, vermelho + amarelo, vermelho + roxo, vermelho + azul. Agora, se você não quer errar no verão, a cor da estação vai mesmo ser o laranja., que combina perfeitamente com o pink.


- Nos pés

Existem modelos de sandálias com a tonalidade perfeita. Caso o sapato combine três cores ou mais, tome cuidado para não pesar no seu look. Neste caso, opte por roupas nas cores neutras. Já para sapatos em duas cores fortes, use mais uma cor forte no modelito.

- Acessórios

Pegue leve nos acessórios. Se usar apenas uma peça colorida, invista em um acessório colorido. Agora, se o visual abusar das cores vibrantes, aposte em um acessório de cor neutra. Lembre-se: você não vai para um baile de carnaval!

- Biotipo

Mulheres magras podem abusar do estilo, misturando cores e tons inusitados sem se preocupar com o corpo. Já as gordinhas, estas precisam tomar alguns cuidados. Cores fortes dão a impressão de volume. Por isso, invista em apenas uma peça colorida, de preferência uma blusa, um sapato ou um acessório. Caso deseje usar uma calça de cor forte, opte por tons mais fechados como o roxo escuro.

- Make

Vestida dos pés a cabeça de color block? Neste caso, o make deve ser clean. Faça uma maquiagem básica, com lápis de olho, rímel, batom cor da boca e um blush suave. Caso apenas uma peça for colorida, aí vale investir em um make com tons mais vivos, principalmente os que valorizam o olhar. Aposte em um delineador ou batom de cor vibrante. Você vai ficar ótima e na moda.

Tabela de cores

- Rosa combina com... verde.

- Verde combina com... roxo

- Roxo combina com...laranja

- Laranja combina com.. Pink

- Pink combina com...verde

- Amarelo combina com azul bic

- Azul combina com vermelho

- Vermelho combina com...verde

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Novembro de 2011

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O Câncer na berlinda

A informação de que o câncer na laringe, diagnosticado no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como principais causas o hábito de fumar e o de ingerir bebidas alcoólicas, traz à luz outro tipo de tumor com sintomas parecidos: o câncer de boca.

O câncer de boca atinge a cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). Por conta da doença outras regiões do rosto são atingidas-incluindo olhos, bochechas e orelhas. Nesse caso, é preciso a retirada das áreas comprometidas e o implante de próteses e tecidos.

A incidência de tumor labial é maior em pessoas brancas, com mais de 40 anos, sendo que o lábio inferior é mais afetado em relação ao superior. Assim como o câncer de laringe, os principais fatores de risco são o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas.

Há também o risco de contaminação pelo vírus HPV, contraído em relações sexuais. A doença atinge a quase 15 mil brasileiros por ano, segundo dados divulgados pela Campanha Nacional Contra o Câncer de Boca.

O aparecimento de feridas na boca, que não cicatrizam em uma semana, pode ser sinal da doença. É importante fazer um autoexame para detectar manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.
 
 
 
 
Dificuldade para falar, mastigar e engolir, sangramento na boca, além de rouquidão, emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em em estágio avançado.

A prevenção e o diagnóstico precoce são imprescindíveis para a eficácia do tratamento. Recomenda-se um controle odontológico, além de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas. Deve-se também proteger os lábios da exposição ao sol usando filtro solar e chapéu de aba larga. Combater o tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.

Segundo especialistas, o tratamento para lesões iniciais depende da localização do tumor e do estágio da doença. Se for detectado precocemente é curável por meio de cirurgias. Em caso mais avançados, usa-se quimioterapia, associado ou seguido de radioterapia. A taxa de mortalidade do câncer de boca gira em torno de 13%, considerada alta para os padrões da doença. No entanto, o prognóstico de cura é de 80% dos casos.

Para os oncologistas, a melhor forma de prevenir a doença é conscientizar a sociedade quanto aos riscos do consumo do fumo e excesso de bebidas alcoólicas. E reforçam, esclarecendo que tanto o câncer de laringe, no caso do ex-presidente Lula, quanto o de boca são curáveis, desde que tratados precocemente.
 
Por Maria Oliveira
 
Publicado em novembro de 2011

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Andar é preciso

Estamos em plena primavera e a temperatura no Rio tende a ficar mais alta, segundo os boletins meteorológicos. Para o carioca, que tem um belíssimo litoral à sua disposição, isso não vem a ser problema, mas pretexto de curtir uma praia. Entretanto, antes de o verão chegar, é recomendável criar hábitos saudáveis e preparar o corpo adequadamente para receber esse calorão que se anuncia.

No verão, deve-se ingerir uma alimentação rica em frutas, legumes e muito líquido. Para completar o cardápio, é bom acrescentar uma atividade física que ajude o corpo a ficar em forma e a saúde em dia. Mas se o custo da academia não se ajustar ao orçamento, caminhar é a dica mais acessível ao bolso, sem falar nos benefícios que traz.

A caminhada é um ótimo exercício para queimar calorias e reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e VLDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). É a atividade física mais indicada para o diabético porque reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina. Além disso, é considerada a prática que oferece menos risco de lesões ortopédicas e cardiovasculares. Pelo contrário: fortalece músculos e ossos e diminui a frequencia cardíaca de repouso.
 
 


Caminhar ao ar livre melhora o humor e ajuda as pessoas a terem mais amigos. Como é uma atividade aeróbica, aumenta a oxigenação cerebral e, se realizada rotineiramente (pelo menos de três a quatro vezes por semana), é capaz de liberar a endorfina- hormônio responsável pela sensação de bem-estar, contribuindo para afastar a depressão e a ansiedade.

Seja na praia ou na rua, na pracinha ou no bosque, andar faz bem à saúde e não custa nada. Basta um tênis confortável e jogging adequado ao corpo, para se dar a largada. Se o que falta é atitude, então é bom lembrar que a caminhada regular, desde que bem orientada, é capaz de melhorar a saúde física e mental de quem a pratica.



Por Maria Oliveira
 
Publicado em Novembro de 2011

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Guadalajara

A cidade do Pan tem nome: Pérola do Oeste


Os jogos Pan-Americano terminaram no último fim de semana e o Espetaculosas está na área para falar sobre como foi a competição e apresentar a cidade-sede.

Conhecida como Pérola do Oeste, Guadalajara é a capital do Estado Jalisco, no México, e o segundo centro cultural deste país, perdendo apenas para a Cidade do México. Com diversos museus e centros culturais, em 2005, ela recebeu o título de Capital Americana da Cultura.

Embora mantenha muitas tradições rurais, Guadalajara é uma cidade moderna e recebe importantes eventos como o Festival Internacional de Filmes de Guadalajara, a Feira Internacional do Livro e, agora, o Pan-Americano 2011, que deu um gás na região, fazendo com que diversas pessoas queiram saber um pouco mais sobre sua cultura.
A 16ª edição dos Jogos Pan-Americanos começou dia 14 de outubro e terminou no último dia 30. Foram 44 atrações esportivas, desde vôlei de praia, passando pelo clássico futebol até tiro com arco e pelota basca.

Os Estados Unidos lideraram o quadro de medalhas, com um total de 236. Cuba assumiu a segunda colocação, com 136 medalhas. Nós ficamos com terceiro lugar, com 141 medalhas, sendo 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze. Em relação a 2007, o Brasil manteve o resultado em seis modalidades, melhorou em 11 e piorou em 18.
 
Curiosidades
 
- O vôlei brasileiro teve 100% de aproveitamento no Pan de Guadalajara, levando a medalha de ouro no masculino e feminino, de quadra e praia. 
 
- Thiago Pereira foi o esportista mais vitorioso da história do Pan-americano, ultrapassando o saldo do mesatenista Hugo Hoyama.
 
- Lucélia Ribeiro tornou-se a primeira brasileira tetracampeã no karatê.
 
- As modalidades que mais trouxeram ouro para nosso país foram atletismo, vela, natação e judô.

- Já para a ginástica olímpica esse Pan não foi nada agradável. A quebra da equipe feminina interferiu no resultado final da delegação e somente Daniele Hypólito trouxe medalhas. Já seu irmão, Diego Hypólito, conquistou muitos ouros junto com os companheiros nos Jogos de Guadalajara.


Por Sincer Ramalho

Publicado em outubro de 2011

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