Vida longa às suas roupas

Não há nada mais gostoso do que comprar aquela peça paquerada por meses. Agora engana-se quem acha que só porque ela custou os olhos da cara, pode usar, abusar e acreditar que permanecerá com cara de nova por muito tempo.

Em busca de manter a qualidade de vida da roupa, duas ações simples e corriqueiras são impressindíveis na hora de sua conservação. Estou falando de lavar e guardar corretamente cada peça. Mesmo porque algumas exigem tratamento específico, que contribui para matê-las por mais tempo com cara de novas.

Um objeto essencial é o cabide. Os modelos acolchoados são perfeitos para roupas delicadas, pois não machuca as peças. Agora atenção na hora de posicioná-las, já que independente de ser alcochoado, madeira ou plástico, o ideal é que a roupa preencha toda a parte superior. É inadmissível que um vestido ou palitó caia do cabide.




Na hora de decidir quais peças à serem penduradas nos cabides, opte por paletós, camisas, casacos e jaquetas. Tricô e malhas jamais, pois ambas correm o risco de esticar e uma vez feito, nunca mais volta ao formato normal. Por isso, gaveta neles.



 
Atenção com peças que possuem elástico, como calcinhas, sungas, meias, biquinis e maiôs. O mau hábito que algumas pessoas tem em enrolá-las faz com que as mesmas percam a elasticidade.


Acessórios também merecem cuidados especiais



Não adianta cuidar de suas roupas e na hora de escolher aquele acessório para compor o visual, descobrir que já não pode usá-lo mais. No caso de gravatas, elas devem ser mantidas esticadas. O mesmo vale para os cintos de couro, que costumam quebrar com facilidade.

Para evitar esse tipo de problema, reserve um lugar em seu guarda roupa. Geralmente os modelos já vem com um espaço indicado, mas se o seu não o tiver a dica é pendurar em cabides.

O ideal é que pulseiras e colares também sejam mantidos esticados, para evitar que embolem um no outro. Quanto aos brincos, recomenda-se que sejam reservados separadamente. Caso contrário podem haver choques, o que provocaria danos. Como por exemplo, pequenos arranhões.


Adequando-se ao seu espaço


Um grande closet é o sonho de muita gente. Mas a falta dele não é motivo suficiente para você deixar de organizar suas coisas, de forma que possa aumentar a vida útil de cada peça, assim como utilizar tudo o que está no armário.

Uma dica é guardar as roupas da estação passada em caixas, que podem ser distribuídas em maleiros ou debaixo da cama. Além de uma melhor organização, serve de motivo para organizar seu armário à cada estação.




Outra ideia super bacana é doar peças que você não vai usar mais, só que por pena ou preguiça acaba esquecendo-as no fundo da gaveta. Se estiverem em estado de revenda, e você com pouca grana, opte por vendê-las em brechós. Com o dinheiro arrecadado, compre roupas novas.

Mas lembre-se, na hora da compra escolha peças que sejam realmente necessárias. Do contrário, você corre o risco de entulhar seu armário novamente. E o que é pior, com peças que provavelmente irão ficar esquecidas lá dentro.


Shuá shuá


Chegamos agora na hora da lavagem, que de acordo com a peça deve ser feita de uma forma específica. O primeiro passo para preservar sua roupa é separar as peças por cor. Preto de um lado, branco do outro e as coloridas no meio, diagamos assim.

Cuidado redobrado na hora de lavar à água roupas tingidas, pois às vezes basta molhar um pouco para perceber a quantidade de tinta que sai. Por isso o risco de descoloração se torna maior.





Roupas leves como lingerie, seda e renda, devem sempre ser lavadas à mão. No caso de colocá-las na máquina, utilize aquele saquinho apropriado que além de mantê-las separadas, protege um pouco mais na hora da centrifugação.

Por fim, em caso de dúvida pense no material que sua roupa foi feita e siga as instruções da etiqueta. Que vale também para a segunda fase, a hora de passá-la.


Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Novembro de 2010

Read More
 

©2009Espetaculosas | by TNB