Por uma pele mais saudável

O verão chegou e com ele, o aumento da temperatura. Assim como nossa exposição ao sol. Que praia e piscina são programas mais que legais, nós sabemos. Assim como pegar aquele bronzeado gostoso, se livrando do famoso amarelo escritório que nos acompanha no resto do ano.

Agora, o que jamais devemos nos esquecer é de preservar nossa pele, o que só conseguimos com o tratamento ideal para os dias mais quentes do ano. A pele denuncia as marcas de envelhecimento do corpo e, por conta disso, seu lado estético é mais lembrado do que as funções que realiza.


Mas ela não deve ser vista apenas como um revestimento. Trata-se do maior órgão do corpo humano e determina o limite deste com o meio externo. Além disso, é responsável pela regulação térmica e sensorial, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo e proteção contra diversos agentes do meio ambiente.




A exposição prolongada e repetida da pele ao sol causa o envelhecimento cutâneo além de predispô-la ao surgimento do câncer. Então, como atenuar os efeitos da radiação solar no dia a dia das pessoas? A resposta é simples: usando e abusando do filtro solar.



O filtro solar deve proteger a pele evitando o dano causado pela radiação solar. Todo filtro tem um número que determina o seu Fator de Proteção Solar (FPS). O número do FPS a ser usado depende do tempo que leva a pele para ficar vermelha. Um filtro solar com FPS 15, por exemplo, leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha, assim como o FPS 30 levará 30 vezes mais tempo de proteção contra os raios UVA.

Pesquisas realizadas mostram que a radiação solar recebida durante a vida ocorre nos primeiros 20 anos. Entretanto, os efeitos das radiações ultravioletas começam a aparecer na maioria das vezes ao redor dos 40 anos. Sendo assim, a prevenção ainda é o melhor remédio para se evitar lesões prematuras.

Segundo a médica dermatologista Cândida Elena de Regina, a exposição prolongada ao sol pode antecipar o surgimento de manchas e sinais congênitos que normalmente só apareceriam em uma determinada idade. Como o efeito da radiação solar na pele é cumulativo, o risco do aparecimento de lesões graves, como o câncer, vai depender das queimaduras repetidas ao longo dos anos.


Sensibilidade à Flor da Pele


A pele é o maior sistema imunológico do corpo porque responde e elimina tudo que seja estranho ao organismo. Quando uma farpa ou um inseto pica, por exemplo, o local fica inchado, vermelho e coçando. Esta é a reação mais visível de como ela funciona protegendo o corpo dos agentes ambientais.

Captar estímulos do meio ambiente é uma função importante da pele, mas exteriorizar emoções é o que lhe permite ter intimidade com nosso corpo. Não é à toa que, irritados, dizemos “estou com os nervos à flor da pele”.

Esta sensibilidade existe graças a vários tipos de receptores nervosos prontos a detectar mudança de temperatura, sensação de dor, carinho ou perceber o toque de alguém.

Alterações da pele podem indicar um problema físico ou emocional. Estar vermelho nem sempre é queimadura de sol, pois febre alta e vergonha também nos deixam da cor de um tomate. Ficar arrepiado é uma resposta do cérebro a uma emoção, assim como sentir atração por alguém também é uma questão de pele.

Por Maria Oliveira
 
Pubicado em Fevereiro de 2011

Read More
 

©2009Espetaculosas | by TNB