Um inverno de atrações

Cariocas não gostam de dias nublados, mas curtem o friozinho que vem lá de cima. Especialmente, da Região Serrana. Cidades como Petrópolis, Teresópolis e Itaipava, consideradas zonas de risco durante o verão, são as que mais abrigam turistas durante o inverno. Cercada  por uma paisagem exuberante, que compreende as montanhas da Serra dos Órgãos e Mata Atlântica, a região serrana fluminense possui clima agradável, com temperaturas baixas grande parte do ano. 

Tal característica seria suficiente para quem procura um lugar  tranquilo, perfeito para descansar e relaxar. Entretanto, a “Serra Imperial”, como é chamada, oferece mais do que um ambiente natural: eventos permanentes completam o passeio com atrações diversificadas.




Em Petrópolis, o Museu Imperial segue uma programação intensa com palestras e trocas de ideias através do cinema, teatro, música e literatura. Já para o público da terceira idade, o Palácio de Cristal proporciona um baile com  música ao vivo, toda  segunda 4ª feira do mês, das 16 h às 20 h.




 Outra dica é bater perna pela rua Teresa. Além de ser tradicionalmente conhecida como o maior shopping de moda a céu aberto da região, o lugar também faz parte do Projeto Estação da Música, com música ao vivo aos sábados.




No dia seguinte, domingo, a dica é seguir rumo à Feira de Antiguidades do Centro Histórico. O projeto cultural abrange música, artesanato e gastronomia. A feira acontece o ano inteiro, sempre no último final de semana de cada mês.


Aliás, feirinhas não faltam nessas cidades fresquinhas e acolhedoras. Em Itaipava, por exemplo, o cartão de visitas é uma delas. Ideal para quem deseja comprar roupas e acessórios da estação com preços mais em conta do que nas grandes metrópoles.


Entretanto, este distrito de Petrópolis é também conhecido por oferecer uma vida noturna intensa. Por isso, leva a fama de ser o “Vale dos Gourmets" . Por lá, os turistas encontram excelentes restaurantes e pousadas que disputam a clientela exigente. 

A Região Serrana também abriga o famoso Festival de Inverno. Com mais de 200 atrações distribuídas entre Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, a programação inclui espetáculos de música popular e instrumental, dança, teatro, exposição, mostra de cinema e oficinas com artistas de expressão no cenário regional e nacional. Este ano, o evento acontece de 13 a 28 de Julho.




Para quem planeja antecipar o inverno na Serra Imperial, há atrações agendadas para um pouco antes da estação fria chegar. Até 09 de junho, ocorre o Festival de Artes de Teresópolis, com espetáculos especialmente montados na Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto, com entrada franca.

Por Maria Oliveira
Publicado em maio de 2013

Read More
 

©2009Espetaculosas | by TNB