Rock in Rio

Embarque nessa 


O Rock in Rio é para a música assim como a Copa do Mundo é para o futebol, sentencia o empresário Roberto Medina, idealizador do festival. De volta, depois de dez anos longe do lugar de origem, o evento promete balançar o Rio de Janeiro durante seis dias. A garantia antecipada do sucesso, pelo menos de público, se refletiu na venda relâmpago dos 600 mil ingressos disponíveis na internet e em pontos físicos.

O megaevento coleciona recordes em suas nove edições: três no Brasil (1985, 1991 e 2001), quatro em Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010) e duas na Espanha (2008 e 2010). Ao todo reuniu mais de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram ao vivo 656 bandas. Foram mais de 780 horas de música com transmissão para aproximadamente 1 bilhão de telespectadores em 80 países.


Cidade do Rock - 1985

Visando abrigar um público desse porte, o festival do Rio ocupará uma área de 150 mil m2, na Barra da Tijuca, tendo no entorno uma lagoa natural. Quem deseja apreciar toda essa paisagem, vai contar com uma roda gigante de 28 metros de altura instalada no local. Segundo os organizadores, a atual Cidade do Rock terá infraestrutura completa e oferecerá conforto, segurança e muita diversão.

Além do Palco Mundo, onde haverá concertos com bandas mundialmente famosas, um palco alternativo será erguido para receber artistas brasileiros e estrangeiros que poderão juntos criar jam sessions, isto é, improvisos.

Por falar em jazz, uma rua cenográfica vai abrigar bares e restaurantes onde bandas do gênero se apresentarão. Mas para quem não curte muito o cenário típico de Nova Orleans (EUA), uma tenda eletrônica será montada e contará com a apresentção de DJ´s nacionais e internacionais.

Nota-se que há um esforço dos responsáveis pelo evento, em buscar e espalhar a união de todas as tribos através da música. O mote foi criado desde a sua primeira edição e a mensagem se repete nas demais.

Como tudo começou

O primeiro Rock in Rio aconteceu em 1985. Em uma área pantanosa de 250mil metros quadrados, um palco em formato de um globo terrestre foi erguido para levar a mensagem “Por um Mundo melhor”.



A idéia era bem-vida, afinal o Brasil começava a se redemocratizar e a música celebrava a conquista dessa mudança política. Desse modo, as portas do país se abriram para grandes atrações internacionais. Entre as mais celebradas e inesquecíveis foi, sem dúvida, a apresentação do grupo Queen, que está comemorando seus 40 anos, com o relançamento de sua discografia.



Quem teve a oportunidade de ir à primeira edição deve lembrar-se da emocionante apresentação de Fredie Mercury. O artista, que morreu aos 45 anos de idade, vitima de AIDS, levou a multidão presente a cantar “Love of My Life”, música que acabou se transformando em hino do festival.

Para o público reviver esse momento, o Rock in Rio 2011 vai homenagear Mercury, que aparecerá no telão em um dueto com Milton Nascimento, durante o show do cantor brasileiro, em 23 de setembro.


Fredie Mercury - 1985

Se o respeito à qualidade de apresentações conta com artistas nacionais de peso para a abertura da festa, as atrações internacionais confirmadas garantem o interesse do público até o final do evento. Bandas e artistas como: Coldpay, Metallica, Kate Perry, Rihanna, Shakira, Red Hot Chili Peppers, Sepultura, Guns N’Roses, Elton John, entre outros, foram os que levaram inúmeros fãs a comprar os ingressos em tempo recorde e, assim, antecipar o sucesso do festival.

Por Maria Oliveira

Publicado em maio de 2011

Read More
 

©2009Espetaculosas | by TNB