Paleta de cores para o Ano Novo

O Natal já passou. É chegada a hora de pensar em qual roupa vestir na noite da virada, sem se esquecer que a cor da peça reflete no que mais se deseja para o próximo ano: amor, paixão, dinheiro, saúde...  

Você sabia que comunidades antigas expressavam esses desejos através de rituais? Jogava-se fora roupas e objetos, querendo eliminar de suas vidas tudo que estivesse envelhecido, e se banhavam em rios ou mar para acolher boas vibrações e renovar as energias. 

No Brasil, usar roupas brancas no Réveillon se tornou quase que uma obrigatoriedade. E dessa mania surgiram as superstições. Fazemos planos para o futuro, pensamos em como nos comportar e em nossas vestimentas. Como moramos em um país tropical, onde o sol reina a maior parte do ano, roupas leves são mais apropriadas. Assim como cores vibrantes que são a cara do verão. 

Relação de cores e seus significados

O que você deseja em 2012? Veja o significado de cada cor, escolha a que melhor retrata seu momento e arrase na virada do ano. 


Branco: Sugere pureza, ordem, simplicidade e hamonia. É expressiva, estimula os sentidos, realça o bronzeado, mas em excesso promove o cansaço e a depressão. 

Preto: É uma cor sóbria, indica o silêncio. Quando brilhante, sugere nobreza, distinção e elegância.

Cinza: Como as cores expressam o estado de nossa alma, o cinza revela que estamos com incertezas ou neutra. É o próprio símbolo da indecisão e da ausência de energia. Quanto mais sóbrio, mais se está desanimada e na monotonia.

Vermelho: Significa força, dinamismo. Funciona como estimulante, tem ação poderosa sobre o estado de ânimo. É uma cor quente e que deve ser usado com cautela, pois é enervante. Transborda vida e agitação. 




Laranja: Sua função é estimular e alegrar. É uma cor contagiante e quente, que transborda irradiação, expansão e é acolhedora. 

Amarelo: Ela age direto no nosso sistema nervoso central. É muito luminosa, vibrante e forte. Atrai a atenção com facilidade, estimula a ação, o encorajamento e as realizações. 

Verde: Cor universal da natureza. Tem efeito calmante, relaxante, frescor, harmonia e equilíbrio. 

Azul: Efeito calmante e repousante. Cor profunda. Preferida por adultos, pois traz uma certa maturidade. 

Roxo: Equivalente a um pensamento místico, ao mistério. Remete à nobreza e ao poder.

Marrom: Emana a impressão de algo denso. Sugere segurança e solidez. 

Rosa: É uma cor delicada, sugere feminilidade e afeição. É a tonalidade dos românticos e sonhadores.


Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Dezembro de 2012

Read More
 

©2009Espetaculosas | by TNB