Olimpíadas 2012: balanço final


Os jogos londrinos terminaram e a bandeira olímpica já está em solo brasileiro passando  de mão em mão, contrariando as regras do Comitê Olímpico Internacional (COI), que exige luvas para manuseá-la. De um povo conhecido como pontual veio o estandarte e, agora, tremula na terra do samba, carnaval e futebol, até 2016.

Na cerimônia de abertura, Londres contou sua história desde o início até o século XVIII, baseada na peça “A tempestade”, escrita por Shakespeare. Para Rio 2016, ainda é surpresa o que vai rolar na festa. No entanto, já foi divulgada a música dos jogos, que tem como autores Arlindo Cruz, Rogê e Arlindo Neto.

Na letra, os Deuses do Olimpo passeiam pelos pontos turísticos da cidade e sambam até clarear. Diferentemente da rainha Elizabeth II que, ao lado do Agente 007, embarcou em um helicóptero e fez uma viagem fictícia em volta das “Ilhas de Maravilha”.

Outra celebridade empolgante das Olimpídas de Londres foi Paul MacCartney que, ao cantar “Hey Jude”, levou ao ápice o espírito da competição. No Brasil, não haverá problema em se escolher o artista que representará bem o imaginário popular brasileiro, pois temos talentos de sobra. Agora, estamos vazios de liderança política.

Entretanto, o que vai ficar mesmo marcado na memória de quem participou das Olimpíadas 2012 é a lembrança da música-tema “Carruagens de Fogo”. Esta, tocada sempre que os atletas recebiam as medalhas, foi ouvida somente 17 vezes pelos brasileiros. Muito longe da marca pretendida para 2016, que é a de se chegar entre os 10 maiores do quadro de medalhas. Em Londres, amargamos o 22° lugar.

Para que as metas sejam cumpridas, basta que os investimentos gerados para este fim sejam bem empregados. Que tal começar pela educação, equipando melhor as escolas públicas com quadras esportivas, nos moldes daquela em que a seleção brasileira de vôlei masculino treinou em Londres? “Bem que no Brasil poderia ser assim...”, sonhou o técnico Bernardinho ao saber que se tratava de uma escola pública e que todas de lá eram desta forma. 

Por Maria Oliveira

Publicado em Agosto de 2012

Read More
 

©2009Espetaculosas | by TNB