sábado, 30 de abril de 2011

Camiseta ou T-shirt

Larga, apertadinha, estampada, manchada, com dizeres engraçados ou chamadas sérias, camiseta ou T-Shirt... Não importa qual seguimento tenha, a verdade é que essa peça, considerada mais do que básica, é uma paixão mundial. E por isso, item importantíssimo no guarda roupa de qualquer pessoa.

A camiseta, conhecida no mundo da moda como T-shirt – nome decorrente do seu formato em T –, é um elemento do vestuário contemporâneo, feita em malha de algodão ou poliéster.

Difundida por empresas de moda, pode trazer impressas imagens e frases que chamam a atenção. Já suas estampas, geralmente são temáticas: política, artística ou para identificar um grupo. Por exemplo, estudantes, militares, funcionários de empresas e torcida de times. Indispensável, a camiseta caiu no gosto de todos. Independente da idade e razão social.

Quando tudo começou

A camiseta começou a traçar sua história na época da revolução industrial, lá pelo século XVIII, quando novas máquinas, para a produção de malha, integravam as indústrias têxtil.

Evolução das roupas de baixo, essa peça teve sua forma no dia em que cortaram o macacão - union-suit - em dois pedaços. Por ser bem adaptada em ambientes quentes, e possuir baixo custo, foi adotada por mineiros e estivadores como parte dos seus vestuários.

O Brasil só aderiu a fabricação delas em meados do século XIX, quando indústrias, que já usavam o agodão como matéria prima, se instalaram nos estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.




Se tornou popular nos Estados Unidos como peça típica utilizada por soldados do exército e marinha. Mas bastou os adolescentes americanos adotarem, para se tornar febere mundial. Principalmente quando o galã Marlon Brando apreceu nos cinemas com sua branca básica, no longa A Street Named Desire.


Nos anos 50, muitas empresas passaram a decorar suas camisetas com nomes de resorts e personagens. Tropix Togs foi a primeira delas, com estampas licensiadas de Mickey Mouse, personagem mais famoso do Walt Disney. Não demorou muito para outras confecções entrarem na onda, gerando vários modelos diferentes

Na década de 60, era a vez dos surfistas aderirem às camisetas. O tie-dye e também os designs de expressão, criados por empresas da Califórnia, valorizavam bandas da época e ícones revolucionários, como Che Guevara.

Já nos anos 70 e 80, seus modelos eram focados em skatistas e roqueiros. Moda que permanece até hoje, frisando a ideia de que as camisetas são a melhor maneira de expressar uma opinião.


Música - No cenário pop da segunda metade do século a camiseta surge como uma peça considerada muito mais que uma simples vestimenta. E sim, uma verdadeira bandeira cultural. Na década de 80 a revista Rolling Stone registrou: “As camisetas são os trajes definitivos do rock. Tambores falantes dos anos 70 e 80, significadores de dez dólares, identificadores ideológicos.”

Moda - Na metade da década de 60, a parceria jeans e camiseta começa a se estabelecer graças as características de praticidade, mutação e conforto. Ela passa a desfilar nas passarelas da moda e consegue se tornar peça clássica na forma de se apresentar, além de ser criativa no modo de ser. Tudo pode ser impresso em uma camiseta. Das sopas Campbell’s, da pop art de Andy Warhol, a cantores de rock, ídolos e slogans.

Mercado - O mercado brasileiro apresenta volumes consideráveis. Entre grifes que cobram R$ 200 reais por uma peça e outras, que as vendem por preços populares, nosso país comporta a produção e venda de aproximadamente 800 milhões de peças por ano, gerando mais de 500 mil empregos. Segundo pesquisas, cada brasileiro teria uma média de oito novas camisetas anuais. Em uma época onde o poder econômico do consumidor está cada vez mais baixo, a camiseta é uma alternativa atraente de vestimenta. E por isso, continua conquistando cada vez mais espaço.




É por essas e outras que as T-shirts tem um grande futuro pela frente, já que vários designers de moda investem em novos formatos, tipos de golas e detalhes das mangas.

Conhecendo melhor a história


Antiguidade (A.C.): As "camisias", usadas pelos romanos, eram brancas. Fabricadas com tecidos de puro linho, eram colocadas debaixo das vestimentas dos soldados para evitar a transpiração.

Séc. XVI: Michelângelo inaugura a coleção de regatas, após terminar a estátua “O Escravo Moribundo”. Nessa obra, o artista retrata um homem vestido com uma única peça de roupa, bem diferentes das usadas na época. 

Séc. XIX: Surge um modelo para crianças, reprodução das peças de sultos. As camisetas infantis passam a ser usadas em cerimônias de batismo da igreja católica. Nessa mesma época, alguns trabalhadores braçais as adotam como roupas de labuta.

1ª Guerra Mundial: Soldados europeus usavam as peças, em algodão, por baixo dos uniformes. Já os norte-americanos, levam o modelito para os EUA e desenvolvem seu design, que ficaria conhecido como t-shirt devido ao formato da peça em T.

1948: A primeiras camiseta de campanha política foi fabricada por Thomas E. Dewey, para as eleições à presidência dos Estados Unidos. Em seus dizeres: "Dew it of Dewey".

1951: No filme Um bonde chamado desejo o que mais chamou a atenção foram os músculos à mostra do ator Marlon Brando, valorizados através de uma camiseta sexy.




Anos 60: Camisetas multicoloridas viram símbolo de mensagens pacifistas. Nessa mesma época, as peças se tornam unissex  apartir do momento em que as mulheres passam a usá-las também.



Anos 80: As T-shirts ganham às passarelas nas mãos de renomados estilistas, de grifes consagradas. E os jovens aderem à moda, como ostentação de luxo e poder.

Século XXI: As camisetas ganham um mercado expansivo, se alastrando por todos os lugares. Sua customização serve aos mais variados gostos e estilos, que vao desde a banda de rock mais famosa ao líder revolucionário, passando por campanhas políticas e atendendo ao modismos.


Fontes: Wikippedia
            Gloss

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Maio de 2011

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