domingo, 31 de julho de 2011

A marca da pele

NIVEA completa 100 anos cuidando da pele. É uma senhora marca de creme cosmético que, às custas de muita pesquisa e publicidade, se tornou o primeiro hidratante do mundo. Pois foi com a ajuda do emulsificante Eucerit, que água e óleo se uniram para produzir a base do produto mundialmente conhecido. Depois, um nome facilmente assimilável pelo consumidor e inspirado nas palavras latinas nix (neve) e nivis (de neve). O resultado se consolidou na famosa latinha azul.

A história de NIVEA começou na cidade de Hamburgo, Alemanha, graças a três pesquisadores e visionários empreendedores: o farmacêutico, Oscar Troplowitz, que reconheceu o potencial de Eucerit, um emulsificante desenvolvido pelo químico Dr. Isaac Lifschütz e aprovado pelo dermatologista Prof. Paul Gerson Unna. Em dezembro de 1911 foi lançado o NIVEA Creme, cuja latinha era inicialmente amarela e trazia no rótulo o endereço da fábrica.

Segundo a empresa responsável pela marca, desde o início, o objetivo do Dr. Troplowitz foi desenvolver produtos de alta qualidade que fossem acessíveis a todos. Desse modo, antes de lançar o produto no mercado, os pesquisadores estudaram as individualidades e necessidades de cuidado com a pele das pessoas do mundo inteiro. Como resposta, encontraram uma fórmula que atendesse a cada cultura, gênero e idade.



Mas nenhum produto se mantém no mercado sem uma boa propaganda. Sendo assim, a empresa colocou anúncio em um jornal de Berlim para buscar três garotas NIVEA. A proposta era selecionar belezas naturais, rostos comuns e com os quais o público se identificasse de imediato. As selecionados foram três irmãs: Margot, Elfriede e Hertha. Já no ano de 1924, as meninas foram substituídas pelos irmãos Rolf-Robert, Peter e Wilhelm Wiethüchter, três garotos felizes e confiantes, representantes do ideal de beleza da época.

NIVEA cresceu ao longo dos anos atendendo à demanda do público. Depois de consolidado o creme, em 1919 foi lançado o sabonete e, um ano depois, uma seleção de produtos para cabelos chamados NIVEA Hair Milk. Mas a pesquisa de mercado revelou que as pessoas queriam produtos especificamente indicados para a sua pele. Então, em 1922, os homens ganharam o sabão para barbear e, um pouco depois, o público asiático foi agraciado com a Pasta Branqueadora NIVEA. Uma maneira de preservar a aparência branca e pálida, própria da cultura desse povo.

Mas a marca se preocupou com a idade das pessoas também, e os bebês receberam cuidados especiais depois da Segunda Grande Guerra. Nesse período, houve uma explosão populacional (baby boom) e o cuidado da pele do bebê foi redobrado. Por conta disso, em 1960, surgiu o NIVEA baby. A partir da década de 1970, a linha para bebês incluía talcos, banho, creme, sabonete e cotonetes.


Não só bebês precisam de cuidados especiais. A pele madura requer atenção também. Portanto, em 1994, surgia a NIVEA VITAL e, quatro anos depois, foi desenvolvida a linha cosmética anti-rugas Q10. O ingrediente foi usado para criar o NIVEA Visage creme antirrugas Q10 diurno. Hoje, o consumidor conta com uma ampla diversidade de produtos hidratantes, cremes para o corpo, sabonetes, desodorantes e protetor solar.



De acordo com a empresa, atualmente NIVEA trabalha com 50 institutos, em lugares como Índia, China e África do Sul. Além disso, conta com um laboratório em Hamburgo, especialmente para atender a Ásia e América Latina, onde as necessidades de tipos de pele e climas são mais específicas.

Por Maria Oliveira
 
Publicado em Julho de 2011

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