domingo, 28 de agosto de 2011

Uma menina danadinha

De vestido vermelho e cabelos cacheados, essa menina marcou a minha, a sua e, com certeza, a infância de muita gente. Esperta demais para sua idade, que estima-se ser entre 08 e 10, e muito teimosa, Luluzinha (ou Little Lulu) sempre se mete em confusão. Tudo o que Lulu mais almeja é saber o que acontece dentro das paredes secretas do "Cube dos Meninos", comandado por seu amigo Bolinha. 

Criada em 1935 por Marjorie Henderson Buell, sua primeira aparição foi em uma charge que mostrava a menina em frente a um casal de noivos jogando cascas de banana no corredor da igreja, durante a cerimônia de casamento. 

Suas aventuras eram publicadas no jornal The Saturday Evening Post, onde ficou até 1945. Durante esses dez anos, alguns livros contendo brincadeiras e passatempos com Lulu e Bolinha chegaram a ser publicados.

Neste mesmo ano, a Dell Comics colocou no mercado editorial revista em quadrinhos, com roteiro e desenhos assinados por John Stanley. E após algum tempo, Irving Tripp assumiu a parte artística, deixando Stanley responsável apenas pelos roteiros. 


No início, os traços dados por Marge foram mantidos. Com o tempo, deram um visual mais simples e dócil para a personagem. Mas como a Luluzinha teve diversos desenhistas, nota-se quatro traços diferentes. 
Por volta da década de 70 os direitos de publicação das personagens foram vendidos para a Western Publishing Company. Sendo assim, a revista foi editada nos Estados Unidos até 1984.  
Além de Bolinha, Lulu divide suas aventuras com Aninha (sua melhor amiga), Alvinho (com quem dá uma de babysister), Plínio (o riquinho da história), Glória  (a menina esnobe), Juca e Zeca (estes últimos, integrantes do "Clube dos Meninos" ao lado de Bolinha).  

76 anos de muitas peripécias

- Nos gibis da Lulu, a menina sempre divide suas aventuras com seu diário. 

- Algumas séries de desenhos animados com a personagem e sua turma chegaram a ser produzidas e veiculadas. A primeira foi gravada entre 1943 e 1948 pela Paramount Pictures.



- Novos episódios foram produzidos no Japão pela Nippon Animation, entre 1976 e 1977, no formato Anime. O sucesso chegou a países da Europa e América Latina. 

- Nos anos 70, o canal americano ABC exibiu uma série especial com as personagens.

- No Brasil, a turma da Lulu chegou pela revista O Cruzeiro, em 1955. Já na TV, na década de 80 através das emissoras Globo, Record e SBT.



- A última série de desenhos foi produzida de 1995 a 1997. Com o nome de The Little Lulu Show, foi exibida nos Estados Unidos pelo canal HBO Family.




- Há dois anos a versão teen em quadrinhos da Lulu e sua turma foi lançada, mas perdeu a graça e a inocência. 



Fonte: Wikipédia 

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Agosto de 2011

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB