segunda-feira, 29 de março de 2010

Fashion Week

Semana de moda paulista reflete a crise

É fato, uma frustração abateu os expectadores na mais recente versão da Fashion Week outono-inverno. Os estilistas parecem que resolveram apostar no vendável ao invés de coleções conceituais, assim como as marcas que investiram em materiais menos ousados e com custos mais baixos.

Todo mundo sabe que estamos em época de cautela. Nosso governo garante que a crise não chegou ao nosso país e que vamos continuar produzindo e consumindo da mesma forma. Ao contrário disso, muitas de nossas marcas de vestuário exportam suas coleções e já sentem o peso da crise econômica. O jeito foi fazer moda para os consumidores brasileiros e tentar agregar um público-alvo novo, para não “encalhar” peças nas duas próximas estações.

Mas nem só de crise vive nossa moda. Criativos como somos, nós brasileiro temos ainda assim motivos para comentarmos e usarmos o que de melhor produzimos e veremos nas vitrines. Vimos o fabuloso Lino Villaventura em um desfile diferente e um dos mais marcantes, como sempre. E vimos à marca Osklen usar e abusar do moletom e fazer um lindo desfile esportivo e cheio de atitude.

Inspirados no tema Carmem Miranda, a proposta foi transmitir uma moda alegre e confortável. Com uma sensualidade embutida e segurança, entre a roupa e o dono da roupa, como fazia a musa.

O Fashion Week teve uma surpresa extra, ao tornar o fim do evento em um momento festivo e de confraternização entre todos os que circulavam para deixar o local, após o último desfile da temporada.

Dizer que essa edição do evento trouxe tendências fortes não seria sincero, porém a cartela de cores sim parece bem definida. Quanto às formas, esperamos um inverno de volumes e um aspecto artesanal por conta de tramas inusitadas nos tecidos. O preto, o novo e eterno preto, é a cor da estação. Mas, outras também estão em alta. São elas: cinza, pérola, roxo, vermelho, azul e verde. Em diferentes tons e combinações, iluminadas ou “sujas” e com destaque a combinação vermelho e azul, aposta de algumas coleções.

Por Roseane Marassi - consultora de Moda 
 
Publicado em Fevereiro de 2009

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