sexta-feira, 26 de março de 2010
Ôooo trem baum!
Antes de começarmos, responda a essa pequena enquete. Quando você é convidado para uma festa junina ou julina, qual a primeira coisa que lhe passa pela cabeça?
a) Adoro dançar quadrilha!
b) Adoro me vestir de caipira!
c) Adoro cachorro-quente, canjica, quentão... Vai ter pé-de-moleque?
Se você respondeu letra C não se reprima. O cardápio de uma festa caipira é tão importante quanto à fogueira ou a saia rodada das meninas. Quem não gosta de salsichão, pipoca, arroz-doce, tortas, vinhos, cerveja, broa de milho, espetinhos de carne e frango, feijão amigo, maçã do amor, pudim, queijadinha, paçoca... uhmm... Deu água na boca?
É aí que mora o perigo! Todas essas delícias têm um preço: sua saúde e provavelmente a sua dieta. Sabemos que no inverno temos a tendência de procurar alimentos mais calóricos, com mais gordura, molhos e cremes, a fim de enganar o frio e esquentar o corpo. Ter mais fome é normal nessa época. Analisemos então, se com o inverno vem mais fome, e se essa época é a mesma da festa junina ou julina, é amigas... Adeus dieta!
Parece brincadeira, mas um pedacinho de pé-de-moleque (34 gramas) tem em média 145 calorias. O delicioso hot-dog pode chegar a 318 calorias. E o quentão? Um copo pequeno da bebida pode conter até 339 calorias! Você vai ter que dançar muita quadrilha e pular muita fogueira para se livrar delas depois.
Mas você não precisa se trancar em casa e abandonar todos os quitutes de vez. A dica da moderação vale não só para as bebidas, mas para os salgados e doces também. Se você sabe que terá outras festas pela frente, vá com calma, não saia por aí se empanturrando a cada fim de semana!
Dos males o menor, alguns petiscos dessa festa podem ser nutritivos, como os derivados do milho. Na verdade, boa parte dos pratos típicos tem o milho como ator principal, por exemplo, a espiga de milho cozida, a pipoca, o curau, pamonha, broa, canjica, entre outros.
Agora, se você ficou responsável por levar algum prato para a festa, faça uma experiência. Tente trocar o açúcar por adoçante, usar creme de leite e leite condensado lights ou trocar o óleo animal por outro óleo especial. O que não vale é ingerir muitas calorias, ganhar peso extra e correr para a academia às vésperas do verão. Isso é coisa de caipira, uai!
Veja aqui alguns quitutes e a quantidade média de calorias:
Cerveja (1 lata) = 147 calorias
Coca-cola (1 lata) = 137 calorias
Vinho (1 taça) = de 75 a 180 calorias
Salsichão sem farinha e sem molho (10 g) = 30 calorias
Feijão Amigo (100 g) = 172 calorias
Vaca Atolada (100 g) = 455 calorias
Queijadinha (1 unid. 85 g) = 107 calorias
Bolo de fubá (1 fatia 50 g) = 310 calorias
Broa de milho (1 unidade) = 150 calorias
Bolo de cenoura (1 fatia 50g) = 130
Canjica (1 xícara de chá 200g) = 226 calorias
Arroz-doce (1 porção de 100 g) = de 164 a 252 calorias
Paçoca (1 unidade de 30g) = 114 calorias
Maçã do amor (1 unid.) = 462 calorias
Pipoca (1 pacote de 100 gramas) = 403 calorias
Pudim de leite (1 pedaço) = 138 calorias
Doce de mamão verde (1 colher de sopa) = 55 calorias
Tem alguma receita light de festa junina? Quer comentar a matéria? Tem sugestões para próximo Mexa-se? Não deixe de comentar aqui!
Por Carolina Andrade
Publicado em Julho de 2008
0 comentários:
Postar um comentário