sexta-feira, 19 de março de 2010
Os primeiros a inventar moda
A auto-afirmação, a sedução, tentar assemelhar-se às classes superiores e para esta, o poder de criar, ousar, mostrar-se soberana. Sentimentos que podem traduzir o que hoje chamamos de moda, mas que era visto apenas como indumentária de caráter social.
O termo moda e às profissões que ela derivou, entram em voga no século 20 e o patrono dessa nova classe – de grandes costureiros e estilistas - é Worth, responsável pela criação dos modelos usados por Eugênia de Montijo, Imperatriz dos franceses. Com a introdução revolucionária desse novo conceito – de ter umas assinaturas responsáveis pelo look – muitos estilistas foram surgindo na década de 1900, como Poiret, Mariano Fortuny, Jacques Doucet, Mme. Lauvin e Mme. Paquin. Com o passar do tempo, os profissionais da moda se tornam celebridades disputadas pela elite européia – continente berço e difusor da arte e da moda. A tendência, vira folhetins e passa a ser lançada como coleção. Em um momento é ápice, e no seguinte esquecimento.
Construída sob diversos aspectos: futurista, retrô, pós-guerra, romantismo... A indumentária começa a ser vista como um dos elementos para se compor um cenário sócio-cultural. A forma com a qual um nome, um produto ou uma marca passa a ser aderido, abominado ou eternizado, depende do talento de como foi apresentado à sociedade e o momento pelo qual ela vivia. Como exemplos de eternidade na moda, destaque para a volta da exuberância com o New look, de Christian Dior; a cor mais feminina - o rosa-choque, de Elsa Schiaparelli; o perfume mais vendido de todos os tempos –o Chanel nº5- de Coco Chanel ou ainda, a ousadia da mini-saia de Mary Quant.
Modelo de Dior
Moda, figurino, indumentária, composição, caracterização, atitude, estilo, classe, poder, simplicidade, glamour, personalidade, identidade, busca, cópia, fase, marca, forma, silhueta, cor, minimalismo, sentimento, expressão, domínio, movimento, fuga... Quem sabe Arte, ou talvez somente e para sempre, Moda.
Por Roseane Marassi - consultora de moda
Publicado em junho de 2007
0 comentários:
Postar um comentário