sábado, 20 de março de 2010

Alergias

Alérgico sim. Em crise não. Espirros constantes, coceira, tosse e, em alguns casos, inchaço. Estes são os principais sintomas das alergias que podem ser: respiratórias, oculares, alimentares, cutâneas, medicamentosas ou a insetos. Estima-se que 30% da população mundial sofra com algum tipo de alergia. Os alérgicos possuem um sistema imunológico mais sensível que considera como perigosas substâncias inofensivas para os demais indivíduos como pólen, poeira ou proteínas do leite. Normalmente, o organismo “ataca” apenas bactérias, vírus e agentes infecciosos, mas no alérgico a proteção é exacerbada.

O tratamento indicado para aumentar a qualidade de vida do alérgico e reduzir a freqüência das crises é a imunoterapia. Implementada em 1911 por Noon e Freeman, esta técnica consiste na aplicação dos alérgenos em doses crescentes com o intuito de dessensibilizar o sistema imunológico do paciente. O maior obstáculo para o sucesso deste tratamento é a continuidade. Em geral, as vacinas contra alergia devem ser ministradas regularmente num período de três a cinco anos. Quando uma dose é perdida o processo deve ser reiniciado. Por ser de longa duração é comum que, com a melhora dos sintomas, o paciente abandone a imunoterapia e conseqüentemente volte a ser acometido pelas crises alérgicas.



Para identificar os agentes causadores da alergia (alérgenos) é necessário realizar um teste que consiste em pequenas picadas no antebraço. A partir do resultado o especialista poderá prescrever medidas preventivas e o tratamento mais adequado para cada caso. Medidas simples no dia-a-dia podem contribuir para a prevenção dos sintomas. Veja a seguir os principais tipos de alergia e como proceder para evitar as crises. Mas lembre-se que o acompanhamento médico é fundamental, por isso consulte um alergologista.

Alergia Respiratória

Causa: ácaros presentes na poeira doméstica, mofo (fungos), pólen, pêlos de animais.

Sintomas: espirros, coriza, obstrução nasal, lacrimejamento, coceira nos olhos, falta de ar.

Prevenção: manter a casa bem ventilada; remover carpetes e cortinas; envolver colchões e travesseiros em capas especialmente desenvolvidas para o uso de alérgicos.

Alergia Alimentar

Causa: pólen presente em legumes e verduras, laticínios, crustáceos, peixes, ovo, cereais, nozes e amendoim, entre outros.

Sintomas: coceira, tosse, vômito, dificuldade de respirar e inchaço dos lábios e pálpebras.

Prevenção: não consumir os alimentos causadores de reação alérgica.

Alergia Cutânea

Causa: substâncias químicas encontradas em cosméticos, produtos de limpeza, bijuterias, etc.

Sintomas: coceira, vermelhidão e ardência na pele.

Prevenção: evitar o contato com as substâncias causadoras de reação alérgica.

Por Luciana Ribeiro
 
Publicado em Outubro de 2007

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB