sexta-feira, 19 de março de 2010

O maior destaque do Pan

A mais nova maravilha do Mundo

O maior destaque dos jogos Pan Americanos não faz parte das equipes de atletas brasileiros ou estrangeiros. Ele é um “carioca da gema” e “brasileiro de coração”, que mora no Rio de Janeiro desde 1931. A estátua do Cristo Redentor, recentemente escolhida, em terceiro lugar, como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno está realmente abafando, recebendo milhares de turistas todos os dias. Só no último domingo (dia 15 de julho) cerca de 10 mil pessoas enfrentaram filas para chegar mais perto da imagem de 38 metros.

O Cristo agora faz parte de uma lista seleta de grandes construções históricas, juntamente com a Muralha da China, Petra na Jordânia, Machu Pichu no Peru, Chichen Itza no México, o Coliseu na Itália e a construção do Taj Mahal na Índia. O Cristo Redentor concorreu à vaga com construções como a da Torre Eiffel na França, Acrópole na Grécia, Estátua da Liberdade e Stonehenge nos Estados Unidos e até a Opera House em Sidney, na Austrália.
Para os que acham que o Cristo não merecia ganhar o título, vale lembrar que a imagem foi construída e esculpida em pedra-sabão no alto do morro do Corcovado, há 709 metros do nível do mar, com uma obra iniciada na década de 20, ou seja, além da altura e da falta de espaço para a fundação, a obra foi feita numa época em que os recursos eram poucos. Os idealizadores foram Heitor da Silva Costa, Carlos Oswald e Paul Landowisk.



 
A base da imagem foi colocada no alto do Corcovado em 1922, mas somente em 1926 que a obra começou de fato. Em 12 de outubro de 1931 o Cristo foi inaugurado e desde então, o local recebe turistas todos os dias. Para a engenharia brasileira, o Cristo é considerado um dos maiores projetos já realizados aqui e com certeza a eleição da imagem como uma das sete maravilhas do mundo moderno é uma forma de reconhecimento para seus construtores.

Para o povo brasileiro, e principalmente para o carioca, é impossível, hoje em dia, imaginar a cidade do Rio, sem a imagem do Cristo Redentor. Muitos turistas vão ao lá para apreciar a vista do Rio de Janeiro, outros dizem estar mais perto de Deus e aproveitam para rezar, e ainda há os que se sentem melhor ao olhar pra cima e ver que “ele” está observando e tomando conta da cidade. O fato é que, para o povo brasileiro, o Cristo já era uma maravilha do mundo e disso, ninguém duvida.

Curiosidades:

* A pedra-sabão foi retirada do próprio Morro do Corcovado para a construção da imagem.

* O Cristo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional em 1937.

* O local já passou por obras de restauração e aprimoramentos três vezes: a primeira em 1980, para a visita do Papa João Paulo II, a segunda em 1990 e a terceira em 2003, quando foram instaladas escadas rolantes e elevadores.

* A base do Cristo tem oito metros de altura

Visitas:

* O acesso mecanizado à estátua conta com três elevadores panorâmicos e dois lances de escadas rolantes. Para os clientes dos Cartões Turismo Caixa (Visa e Mastercard) há um desconto de 20% no preço.

* Trem: Estrada de Ferro Corcovado - Tel.: 2558-1329

Diariamente, a cada 30 minutos, das 08h30min às 18h30min, com parada também nas Paineiras. No percurso de 3.820 metros de via férrea, podem-se apreciar dez jardins temáticos, com flores e plantas exóticas, espécies frutíferas e um jardim em homenagem ao paisagista Roberto Burle Marx.

* Carro: Informações no Parque Nacional da Tijuca - Tel.: 2492-2252 / 2492-2253

Via Cosme Velho pela Ladeira dos Guararapes, seguindo pela ladeira íngreme, à direita.

Os carros de passeio devem seguir somente até às Paineiras, onde existem estacionamentos. Até o alto do Corcovado podem subir as Vans credenciadas pela TurisRio e táxis que devem retornar ao estacionamento das Paineiras.

Endereço: Rua Cosme Velho, 513 – Cosme Velho.

Website: www.corcovado.com.br

Horário: diariamente das 08h30min às 20h.

Por Carolina Andrade

Publicado em juhlo de 2007

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB