sábado, 20 de março de 2010

Haja fôlego!

20 mil participam da São Silvestre 2007


Fim de ano lembra Papai Noel, comércio lotado, calor ofegante, champanhe e claro, corrida de São Silvestre. Na manhã do dia 31 de dezembro as ruas de São Paulo ficarão lotadas de atletas, curiosos e admiradores do evento. Esta será a 83º edição da corrida e, segundo a organização, as inscrições chegaram a um número recorde, 20 mil participantes.

Como é costume, boa parte dos corredores não são atletas profissionais. Na verdade, são pessoas comuns responsáveis pela alegria e irreverência que circunda a prova. Todo ano, eles aparecem com um sorriso no rosto e fantasias hilárias fazendo de tudo para conseguirem a atenção do público e das câmeras. Alguns participantes aproveitam a prova para passar recados de feliz ano novo, declarações de amor ou até de alerta, como mensagens contra o governo, violência e dengue!

Para os corredores profissionais a prova é coisa séria. O percurso, de 15 km, é pesado, cheio de subidas e descidas. Além disso, o calor aumenta a dificuldade da prova.

A Corrida de São Silvestre foi criada pelo jornalista Cásper Líbero, criador de um dos maiores grupos de comunicação do Brasil, o grupo Gazeta. Em 1924 ele assistiu a uma corrida na França e decidiu que promoveria uma similar na cidade de São Paulo.



O nome veio com facilidade. Cásper Líbero resolveu homenagear o santo do dia 31 de dezembro, São Silvestre. No começo, a prova era disputada somente por paulistas. Por isso, o primeiro vencedor da São Silvestre foi o paulistano Alfredo Gomes.

A tradição da corrida se espalhou por atletas de todo o Brasil, até que em 1945 a prova se tornou internacional. Já a primeira corrida feminina veio em 1975 e teve como vencedora a alemã Christa Vahlensieck. Na época, a prova era disputada junto com a masculina. O que se manteve até 1989. Outra diferença em relação à prova que vemos hoje é o horário. Até o ano de 1990 a corrida acontecia durante a noite, imitando o evento francês.

Curiosidades

- O número de concorrentes da primeira São Silvestre foi bem pequeno: 60 esportistas se inscreveram e, destes, apenas 48 compareceram para disputar a corrida. Pelo regulamento, somente 37 foram classificados ao chegarem três minutos atrás do primeiro colocado.

- O queniano Paul Tergat tornou-se o maior vencedor da história da São Silvestre, no masculino, foram cinco vitórias.

- Entre as mulheres a maior vencedora é a portuguesa Rosa Mota, com a incrível marca de seis vitórias consecutivas.

- Em 1994 foi criada a São Silvestrinha, uma versão infanto-juvenil da prova.

- Em 2006, Franck Caldeira e Lucélia Peres levaram a bandeira brasileira para o primeiro lugar no pódio da São Silvestre.


Por Carolina Andrade
 
Publicado em Dezembro de 2007

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB