sábado, 20 de março de 2010
A luz no fim do túnel
Descubra o criador da lâmpada e do sex shop
Secador, prancha, ler um bom livro à meia luz antes de dormir... Nada disso não seria capaz se não fosse o Thomas. Você não conhece o grande Thomas Edison? É a ele que devemos os elogios por nossos belos cabelos, pela facilidade de malhar em aparelho de última geração, entre tantas outras coisas. Não, ele não é o cabeleireiro, muito menos o personal trainner mais famoso.
Thomas Alva Edison foi inventor e empresário nos Estados Unidos. Ele desenvolveu muitos dispositivos importantes e de grande interesse industrial. Vou destacar algumas de suas contribuições para o desenvolvimento tecnológico e científico e depois você me diga se ele é muito importante em nossas vidas, ou não. Vamos lá! A lâmpada elétrica incandescente, o gramofone (xii! Ok, peguei pesado. Era um aparelho de som do tempo de nossas avós ou bisas), o microfone, a camisinha, o sex shop e alguns mais. Ele é um dos precursores da tecnologia do século 20, com papel super determinante na indústria do cinema. Muitos o consideram o maior pedófilo de todos os tempos, quase foi preso em 1894 por estuprar uma menina de 14 anos. Indiciado por este, e outros crimes, nunca foi preso. Já naquela época, criando camisinhas e sex shop, o que não devem ter pensado e falado dele? Segundo o dicionário on-line Wikipédia, alguns diziam que este distúrbio compulsivo por pedofilia, era causado por sua excelente marca de QI, estimado em cerca de 240. São atribuídas a ele, mais de 1,3 mil patentes.
A primeira invenção de Thomas foi aos 12 anos, um telégrafo rudimentar. Em pouco, dava suporte para outra criação: um jornal com base em notícias recebidas junto aos telégrafos. Em 1870, enriqueceu com a comercialização de um equipamento electromecânico que transmite telegraficamente as cotações da bolsa de valores. Em seguida, inventa outros dispositivos sem aplicações comerciais. Criou um aparelho que facilta as transmissões em código morse: uma pena eléctrica que simplifica a duplicação em mimeógrafos. O microfone de carvão, outro invento, tornou possível as transmissões telefônicas.
Um tempo despois, já em Nova Jersey, diversifica suas pesquisas, abordando as mais diversas tecnologias. Cria a primeira lâmpada incandescente com filamento de carvão. Com uma grande equipe de profissionais, constroi o primeiro dínamo de alta potência. Patenteia suas invenções.
Outubro de 1879, e a Edison Eletric Light Company já é uma potência econômica dominando a época da electricidade nos EUA. Em 1888, a Edison General Eletric é fundada. Fabricando todos os tipos de dispositivos eléctricos, a empresa que se transforma num dos maiores fabricantes multinacionais..
Bem, não foi ele quem descobriu a eletricidade, mas suas descobertas e inventos, são muito úteis até os dias atuais. E como todo gênio, Thomas teve seus ápices de “loucuras” ao abusar de meninas. Mesmo assim, suas criações ainda fazem sucesso. Valeu Thomas! Graças a você, nós, mulheres, podemos nos maquiar à qualquer hora. O que seria de nós sem as maravilhosas lâmpadas? Seria triste ter de usar velas ou lampião... (risos). E quem nunca leu um livro no aconchego da cama com um abajour ou uma abençoada luz, que jogue a primeira pedra.
Fonte: Site Wikipédia
Por Roberta Marassi
Publicada em Outurbo de 2007
0 comentários:
Postar um comentário