sábado, 20 de março de 2010

“All Hallows Eve”

"Noite de Todos os Santos"

Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem. No primeiro Espetaculosas eu comecei meu texto sobre a religião Wicca exatamente assim. Naquela ocasião a novela Eterna Magia, da TV Globo, havia começado há pouco tempo e bruxas, magias e encantos estavam no auge.

O mês de outubro é a época em que se comemora o Hallowenn, festa pertencente à cultura norte – americana. Apesar desta festividade não ser muito conhecida pelo Brasil, ela vem ganhando um grande espaço em nossa cultura através de escolas primárias, cursos de inglês, TV e clubes. Mas, você sabe o que são as festas de Halloween? "Hallowed" é uma palavra do Inglês antigo que significa "santo". E “enn”, também de origem inglesa significa "noite", então o significado é "Noite Santa" ou "Noite de Todos os Santos".



O Halloween acontece nas noites dos dias 31 de Outubro e geralmente é celebrada com festas a fantasia, fogueiras e crianças trajando roupas de monstros, fantasmas e bruxas. Nos EUA, a tradição diz que todas as crianças fantasiadas devem sair de casa em casa pedindo doces, através da brincadeira de "trick or treat", "travessuras ou doces".



No calendário celta, este é um dos quatro principais dias de descanso das bruxas, os quatro dias de "meio trimestre". O primeiro, 02 de fevereiro, conhecido como Dia da Marmota, honrava a Brigite, a deusa pagã da cura. O segundo, um feriado de maio chamado Beltane, era entre os bruxos, o tempo de plantar. Neste dia os druidas executavam ritos mágicos para incentivar o crescimento das plantações. O terceiro, uma festa de colheita em agosto, era comemorado em honra ao deus sol, a divindade brilhante, Lugh. Esses três primeiros dias marcavam a passagem das estações, o tempo de plantar e o tempo de ceifar, bem como o tempo da morte e ressurreição da terra. O último, Samhain, marcava a entrada do inverno. Nesse tempo, os druidas executavam rituais em que um caldeirão simbolizava a abundância da deusa. Dizia-se que era tempo de "estado intermediário", uma temporada sagrada de superstição e de conjurações de espírito.

Se você já foi a uma festa de Halloween com certeza reparou nas cabeças de abóboras iluminadas. Para quem não sabe a lanterna feita com uma abóbora recortada em forma de careta, veio da lenda de um homem notório chamado Jack, a quem foi negada a entrada no céu, por sua maldade, e no inferno, por pregar peças no diabo. Condenado a perambular pela terra como espírito até o dia do juízo final, Jack colocou uma brasa brilhante num grande nabo oco, para iluminar-lhe o caminho através da noite. Este talismã, que acabou virando abóbora, simbolizava então uma alma condenada.

A noite do Halloween é muito importante para os lojistas americanos, já que 60% de todas as fantasias são vendidas, inclusive para os adultos. Pessoas com idades que variam de dezoito a quarenta anos vestem algum tipo de fantasia nessa época do ano. As mais procuradas geralmente estão representando personagem do cinema. Já os leitores que curtem histórias de terror, este é o dia mais agitado do ano. As editoras que publicam livros que vão desde astrologia até bruxaria, registram um aumento considerável nas vendas.




O interesse em assuntos místicos sempre rendeu bons frutos para a indústria cinematográfica. São inúmeros os títulos já lançados no mercado, seja para o cinema ou TV. Mas nada disso seria possível sem elas, as famosas Bruxas.

Quem assiste à novela Eterna Magia já deve ter ouvido falar nas Valentinas e Rasputinas, rivais da magia. Essa classificação se dá para distinguir as bruxas boas das más, ou seja, as que usam magia branca e aquelas adeptas da chamada magia negra. Apesar disso, segundo a autora da novela, Elizabeth Jihn, isso é algo que não se pode afirmar, já que cada uma das linhagens obedece a princípios próprios.




As Valentinas são descendentes da irlandesa Valentina O’Connam, que veio para o Brasil ainda menina. Seu poder geralmente se manifesta na infância e sua marca é um V, que pode desaparecer caso faça algo que vá contra seus princípios. Já as Rasputinas não possuem sinais e seus poderes só se manifestam após a maioridade. São descendentes do monge Grigori Rasputin, que viveu na Rússia no começo do séc. XX


Essas criaturinhas que, usavam chapéu preto, voavam nas suas vassouras e cultivavam uma verruga no nariz, já foram retratadas de várias maneiras. Nos contos da Disney geralmente estavam relacionadas às madrastas malvadas de princesas como Cinderela e Branca de Neve.





Já no cinema, alguns filmes foram fiéis a história, como por exemple As Bruxas de Salem, A letra Scarlate ou ainda Joana D’arc, que embora montasse a cavalo e tivesse nas mãos uma espada, foi considerada uma das espécies simplesmente por afirmar ter o dom de falar com o ser divino. Há também aquelas produções que envolvem romance, aventura e fantasia.


No cinema destaque para Da Magia a Sedução, Abracadabra, Jovens Bruxas e o fenômeno Harry Potter, entre outros. Na TV a série mais famosa foi A Feiticeira, lançada nos anos 60. Até hoje as pessoas sentem falta das aventuras de Samanta, que em 2005 invadiu as telas de cinema e trouxe Nicole Kidman no papel principal. Ainda na televisão tivemos Charmed, série sobre a vida de três irmãs que possuem o dom da magia e o desenho Witch, que a garotada adora.







Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Ouutbro de 2007

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB