sábado, 20 de março de 2010

Hidroginástica

Muito mais do que simples atividade para a terceira idade


Nadar, eu sempre nadei. Aos quatro para cinco anos fui lançada impiedosamente às águas frias (porque em 1977 não havia ainda aquela água quentinha e agradável que nos lembra a calmaria do útero materno) de uma piscina olímpica e, junto com mais uma dezena de criancinhas heróicas, aprendi as artes de Netuno (o senhor dos mares, pela mitologia grega) e, como boa pisciana de primeiro decanato (e do primeiro dia!) nadei. Nadei, como se nadadeiras fossem meus bracinhos (à época, também bem diferentes destes que agora saem deste corpo que não me pertence) e desde então, longínquas “quase” 03 décadas, nunca deixei de me lançar à arte de encontrar minha essência pisciana em águas, clorificadas ou puras do mar. Mas jamais imaginei que uma “bobagenzinha” na coluna, que se compõem de quatro hérnias de disco e uma artrosezinha na cervical fosse me impor atividades aquáticas para sempre, mas meu para sempre pode ser, segundo meu caro e estimado Dr.Ten Alvim (que estoicamente me acompanha na difícil tarefa de entender uma coluna de ainda 34 anos de vida se comportando como se tivesse 50), daqui a uns anos quando necessário se fizer uma “intervençãozinha cirúrgica”. Mas até, lá, vamos falar de Hidroginástica?

Quatro milhões de pessoas. Este não é um número que possa ser ignorado. Ao todo, no mundo, quatro milhões de pessoas procuram os benefícios da hidroginástica, por ano. A hidro, como a chamo intimamente, salvou-me de dores constantes, amenizou minhas crises repetidas, além de começar lentamente a tonificar minha musculatura combalida e flácida. Antes associada à atividade própria para a Terceira idade ou para a recuperação de acidentados vasculares, com limitações motoras, entre outras mazelas, nesta nossa “era” regida por Aquário (ou seria Pisces?) o homem descobriu o potencial real e benéfico desta atividade tida como “fraquinha” para os marombeiros de plantão... é, mas basta dar uma travada na coluna para vocês verem o poder da hidro!!

A hidroginástica, como o próprio nome sugere, é uma ginástica feita dentro d'água, sem impacto. Sendo assim, seus benefícios são os mais diversos, tanto para esportistas quanto para pessoas que não se exercitam há um bom tempo. A água diminui o peso do corpo em 50% (sonho de consumo prático de 20 entre 10 mulheres do planeta - mas atenção, moças, só dentro d’água...), facilitando a realização dos movimentos e permitindo que o exercício seja mais explorado. Então, a hidro traz benefícios para todas as idades e tipos físicos. Muitos atletas a praticam para fortalecer os músculos sem prejudicar as articulações, já que o impacto é reduzido pela água. Além disso, o exercício alia a tonificação dos músculos com a cárdio-respiratória. Outro aspecto positivo na atividade é a pessoa não ter a percepção de estar suando, já que dentro da aguinha regeneradora você se molha, não sua!

A hidro é atividade praticamente obrigatória para pessoas com problemas na coluna, por aumentar a circulação sanguínea do organismo. Isso faz com que haja uma melhora na flexibilidade das articulações, diminuindo as dores na coluna. A prática regular da atividade (três vezes por semana durante 45 minutos) melhora não só os aspectos físicos, mas também os psicológicos. Em média, após as 02 primeiras semanas achando que suas companheiras de aula (faço as minhas com um grupo de senhorinhas que me colocou no chinelo nas quatro primeiras semanas...) são todas tão frágeis, tadinhas, e você sem entender exatamente o que faz ali, começa a sentir um “muquezinho” discreto, já dá para ver um diferencial no bem-estar, principalmente na hora de dormir e acordar, e seu músculo anterior de coxa começa a sobressair discretamente. Isto realmente anima qualquer ex-praticante de spinning compulsiva que foi proibida até de caminhar em terra firme, para evitar impactos na coluna.

É. Estou ficando velha mesmo. Apenas metade de uma década para chegar aos “enta”- agu”enta”, aum”enta”, enfim QUARENTA!

Como toda atividade física, a ginástica dentro d´água também precisa de alguns cuidados na hora da prática. A altura ideal da água para os exercícios varia entre 1,20 m e 1,25 m, batendo, mais ou menos, na altura do peito. Os maiôs "de perninha" também deixam os praticantes mais à vontade. Legal também são as meias antiderrapantes, bastante usadas pelos alunos e que dão mais segurança na hora de realizar os movimentos. Eu não uso, por orgulho de ainda ter “inta” e, mesmo derrapando, manter meu equilíbrio, quase nenhum, para tentar dar algum suporte a uma ou outra colega de aula que não saiba nadar – coisa que o doutor também me exigiu: nadar para agüentar os trancos do dia-a-dia extenuante.




Pode. Deve. E voltei aos mares, de onde nunca deveria ter saído!!! Andar é para gatos, voar é para pássaros e nadar é para mim, mas você também pode se descobrir uma ágil carpa em potencial – basta experimentar a Hidroginástica! O verão já está aí, meninas (e vocês nem perceberam! ele veio disfarçado de primavera!). Não existe sensação mais relaxante e reconstrutora do que uma boa aula de hidro em águas geladinhas!

Por Fernanda Barbosa

Publicada em Outubro de 2007

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB