sábado, 20 de março de 2010

Visconde Mauá

Melhor do que juntar queijo com vinho, casal apaixonado com lareira e frio com chocolate quente é realizar todas essas atividades juntas num lugar chamado Visconde de Mauá. Localizado na Serra da Mantiqueira entre as cidades de Resende e Itatiaia na região das Agulhas Negras, interior do Rio de Janeiro e a cidade de Bocaina de Minas, interior de Minas Gerais, Mauá é um refúgio natural com cerca de 1400 a 2787metros de altitude.

Além de muito verde, a vila é repleta de cachoeiras paradisíacas e pousadinhas charmosas. A região é mais procurada no inverno, quando o ar da montanha e a umidade das cachoeiras fazem à temperatura baixar de 20 graus, temperatura média do local, para dois graus negativos. Mauá é dividida em várias vilas e lugarejos. Os principais são: Visconde de Mauá, Maringá Rio, Maringá Minas e Maromba. Cada vila tem seu atrativo, mas a região toda é excelente para relaxar e esquecer da agitação das cidades.

Durante a noite os restaurantes da Vila de Maringá (Rio ou Minas) vão te convidar para provar pratos deliciosos feitos com Truta ou Pinhão. Apesar da estrutura dos estabelecimentos serem simples e rústicos, a decoração feita com tapetes, lareira e luz de velas acrescenta um clima mágico à vila. O lugar é ideal para passear a dois ou com a família.

No entanto, se você procura diversão e aventura, Visconde de Mauá também é o lugar certo. Turistas de várias partes do país e até do exterior procuram Maromba, no topo da Vila, para se aventurar na Cachoeira do Escorrega, uma das mais famosas, bonitas e divertidas da região, pois possui um tobogã natural que permite um deslizamento perfeito que desemboca em uma piscina de água cristalina. A Cachoeira foi esculpida naturalmente depois de uma tempestade em 1966 e hoje atrai muitos hippies e amantes da natureza. Mas se você pensa que o inverno está acabando e não dá tempo de visitar a vila, está enganado! Aproveite a baixa temporada para conhecer o local, pois mesmo durante o verão, Mauá traz uma beleza exuberante e a sensação de que o inverno ainda não acabou.


 
Como chegar: Pela Via Dutra (sentido Rio ou São Paulo) pegue a saída sentido Penedo na altura do KM 311. Siga na Rodovia Rubens Tramujas Mader até chegar no Portal que indicará a estrada para Visconde de Mauá.


Vale lembrar que a estrada tem só o seu começo asfaltada e que a pista é uma subida sinuosa e estreita. Verifique bem as condições de seu veículo antes de sair, pois não há postos de atendimento por perto, somente na chegada da Vila, quase 20 km depois.


Dica: À medida que você sobe vai acompanhar a mudança de temperatura e da vegetação. Não deixe de parar nos mirantes e tirar fotos com vista para as cidades que ficam ao redor da vila e da própria Visconde de Mauá.

Procure Pousadas e leia mais sobre Mauá:

http://www.viscondedemaua.com.br

www.viscondedemaua.org.br

www.visitemaua.com

Ponto de Informações Turísticas – 3387-1283

Por Carolina Andrade

Publicado em Agosto de 2997

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB