sábado, 20 de março de 2010
Uma nova paixão para os brasileiros
O Pan do Rio acabou, mas deixou como herança uma nova paixão. O Badminton, antes denominado Poona, nasceu na Índia e foi parar na França através de oficiais ingleses, que serviam o País e se apegaram a atividade.
Esse esporte passou a se chamar Badminton em 1870, quando uma partida foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort's, em Gloucestershire, Inglaterra.
Em 1934 fundou-se a Federação Internacional de Badminton (IBF). Entre seu membros estavam Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. A sede dessa federação está localizada em Gloucestershire.
O esporte passou a ser mais conhecido depois de sua passagem pelas Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Em 1995, o Badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, na Argentina. E jogado novamente em 1999, nos XIII Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá. Com sua popularidade reconhecida, novos países se tornaram membros da federação chegando, aos dias de hoje, com um total de 130 integrantes. Mas, ninguém dúvida que esse número tende a crescer, após a excelente campanha realizada durante os jogos Pan-americanos, mês passados, aqui no Brasil. O público, principalmente infantil, se encantou com a atividade um tanto desconhecida, que tem como peças fundamentais uma raquete e a espécie de uma peteca. Com isso, algumas vilas olímpicas, em parceria com a prefeitura da cidade, decidiram investir mais nessa modalidade, em busca do surgimento de novos atletas.
Hoje em dia existem seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.
Por Tatiana Bruzzi
Publlicado em Agosto de 2007
0 comentários:
Postar um comentário