sábado, 20 de março de 2010

Caminhando contra o tempo

A maneira mais fácil e super eficaz de ficar sarada para o verão


Ficar sarada para o verão. Esse é o pensamento que muitas mulheres têm nessa época do ano. Mas, algumas delas não gostam do agito da academia e preferem se exercitar em meio à natureza. Para isso, recorrem à famosa caminhada. Hummm... E como é bom!

Fácil e considerada por especialistas ideal para trabalhar a função cardiovascular, nem sempre é executada corretamente, jogando por terra todo esforço. Pela possibilidade de ser feita em qualquer lugar e horário, a atividade permite alteração de intensidade com o aumento da velocidade, distância percorrida ou percurso (subidas e descidas).

Ao alternar a velocidade, a queima é ainda maior, o que é excelente para secar a barriguinha. Ou seja, após algumas semanas de início, comece a intercalar, por exemplo, 3 minutos de caminhada e 1 de corrida. Especialistas aprovam a técnica, quando já estiver realizando longas caminhadas facilmente, mas de preferência com acompanhamento de um professor de Educação Física.

Você sabia que as caminhadas podem render muito mais se der atenção à postura? É verdade e quem alerta é Ivo Moraes da Silva, professor de quality run, programa voltado para a corrida na esteira, da academia Competition (em São Paulo), wm entrevista à revista Boa Forma - abril de 2006. “Se a coluna estiver curvada, a barriga solta e os ombros tensos há uma sobrecarga muscular – em pouco tempo, o cansaço e as dores aparecem”, salienta e completa o professor. “Mas ao caminhar alinhada, o peso do corpo fica bem distribuído, um número maior de músculos é recrutado, o que proporciona aumento do gasto calórico e excelente definição muscular”.

É claro que você já deve ter ouvido falar no Pilates e suas maravilhas, não é? E não é que ele é resolve? Essa atividade ajuda a fortalecer o abdômen, o que dá um porte elegante não só a caminhada. A união dos dois promete resultado eficaz, além de deixar o corpo alinhado, fortalece pernas e tronco.

Outros benefícios proporcionados aos que caminham são: o melhoramento do nível de condicionamento físico; ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum; redução da pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, stress, entre outros.



Xi! Acho melhor nos livrar desses problemas logo, não? Hum, mas agora você deve estar pensando que complicou tudo né? Que nada! Caminhar é o ato de andar num ritmo mais acelerado. Portanto nada de moleza e aperte o passo. Apresento agora mais algumas vantagens da caminhada e você vai ver que é simples. São eles: a possibilidade de lesão é quase inexistente; pode ser realizada em grupo ou individual; fortalecem membros inferiores, braços e tronco (se houver movimentos de braços durante o exercício); maior índice de aderência em exercícios para prevenção de problemas e promoção da saúde; produz os mesmos benefícios da corrida, ciclismo e natação; entre outros.

Ainda não se convenceu? Que tal dar uma olhada na tabela abaixo, conhecer a maneira correta e começar a praticar? Tá aí, lanço um desafio. Caminhe por um mês (mas sem vacilar nem um dia, heim?!) e depois nos escreva contando o resultado. Eu posso falar que dá certo, pois sou uma praticante. No início pode até dar uma preguiça, mas depois, não consegue mais parar. E então, aceita?

Antes um alerta. Se fizer muito tempo que não exercita e/ou nunca praticou nenhuma atividade física, não tente compensar todos os excessos e o sedentarismo em um único dia. Tudo ao seu tempo e nada de extrapolar seus limites, pois como diriam nossas avós, é melhor prevenir do que remediar. Ah! Não se esqueça de um bom tênis para caminhar. Segundo o site da Unimed, quando caminhamos num ritmo rápido, damos cerca de 120 passos por minuto. Esse número multiplicado pelos minutos dedicados ao exercício significa a quantidade de “maus tratos” sofridos por seus pés se utilizar calçado inadequado. Ah, beba água! Não é mais uma frase pronta e sim indicação médica. Tome antes, durante e depois. Pois, quando a vontade pintar, seu corpo já está com falta de água. Ou seja, mesmo sem sede ela é essencial.

Praticar corretamente

- O calcanhar deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, seguido pela planta do pé e, por fim, os dedos.

- Postura ereta e olhar dirigido à frente;

- Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas.

- Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos.

- Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros.

- O balanço dos braços deve ser alternado com pernas, palmas das mãos voltadas para as laterais das coxas;

- Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris.

- Respirar profundamente inspirando pelas narinas, ou ainda apenas observar a paisagem, ou conversar com alguém;

- Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo.

- Se você sentir dor nas canelas diminua a velocidade e evite as ladeiras.

- Não se esqueça de fazer alongamento antes e depois das caminhadas. Pois ele colocará o seu corpo no ritmo da caminhada e depois, trará seus músculos para o repouso.

- Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício.

Dicas:

Semana Duração Freqüência

Primeira semana 30 minutos 3 vezes/ semana

Segunda semana 40 minutos 3 vezes/ semana

Terceira semana 45 minutos 4 vezes/ semana

Quarta semana 50 minutos 5 vezes/ semana


A caminhada tem que ser algo agradável para você. Portanto, se sentir algum incômodo, procure um profissional da saúde e/ou professor de educação física. Boa caminhada!

Por Roberta Marassi
 
Publicado em Novembro de 2007

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB