sábado, 20 de março de 2010

Corpo em forma x saúde prejudicada

Atualmente, tem se falado muito em Transtornos Alimentares. Mas ainda existem muitas pessoas que não sabe o que é. Eles são definidos como desvios do comportamento alimentar que levam ao emagrecimento extremo (caquexia) ou à obesidade, entre outros problemas. Os principais tipos e mais conhecidos são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa.

De acordo com o site Bulimia, essas duas patologias são intimamente relacionadas por apresentarem alguns sintomas em comum: uma idéia prevalente envolvendo a preocupação excessiva com o peso, uma representação alterada da forma corporal e um medo patológico de engordar. Em ambos os quadros os pacientes estabelecem um julgamento de si mesmo indevidamente baseado na forma física, a qual freqüentemente percebe de forma distorcida.



Recentemente, duas jovens de 21 anos, envolvidas com o mundo da moda, perderam a vida por conta da anorexia. Essa doença faz com que a pessoa olhe no espelho e se vê gorda, mesmo estando magra. Com isso, ficam sem comer nada, por dias. É fácil detectar os sintomas. Ela pode ser anorexia quando, não come na frente de ninguém, toma redutores ou inibidores de apetite e só fala em dietas e regimes. Esses podem ser alguns sinais de que esteja precisando de ajuda.



Segundo o site Psiqweb, a anorexia é um problema mundial que atinge 1% da população feminina entre 18 e 40 anos de idade e pode levar a morte, como foi o caso de uma modelo e uma estudante de moda, brasileiras. Mas o mundo fashion pode ser considerado culpado a “induzir” as jovens a cometerem esse ato?

A revista Marie Claire On-line abordou esse tema. “À primeira vista, as top models teriam o poder de ditar um padrão de beleza associado à fama, glamour e dinheiro. O que se imagina é que, para chegar ao topo, as meninas fariam qualquer negócio, até passar fome. É verdade que o cenário fashion hipnotiza muitas jovens, fazendo com que acreditem que a magreza extrema é o caminho mais curto para as passarelas. Mas essa não é a única verdade”, esclarece o veículo. 

Essa “ditadura” da beleza, adotada pela mídia nos últimos anos, está fazendo estragos cada vez maiores. Na comunidade de relacionamento virtual, o Orkut, existe várias comunidades de meninas com essas doenças que dão dicas de como suportar a fome, a dor e ainda ensinam métodos para provocar o vômito. Lá, esses transtornos são conhecidos como Ana ou Anna (anorexia) e Mia (bulimia). Para não serem identificados, os membros colocam fotos de modelos ou de personalidades e usam outros nomes.



Problemas com distúrbios alimentares, excesso de peso ou descontentamento com a imagem não são privilégios apenas de anônimos. Recentemente a atriz Cássia Kiss declarou em entrevista ao jornal O Globo que luta contra a bulimia há algum tempo. E quem não se lembra do caso envolvendo a ex – modelo Cláudia Liz, que ficou em coma e quase morreu devido a uma lipoaspiração mal sucedida? Ou do cantor Marcos Menen, ex - vocalista da banda LS Jack, também vitima das conseqüências de uma lipoaspiração.

A consciência social é um grande passo para tentar resolver o problema. Que a ditadura da moda se tornou grande responsável pelo aumento nos caso de bulimia e anorexia ninguém duvida, mas devido às últimas perdas ou fatos envolvendo o mundo fashion, responsáveis por esses setores passaram a adotar certos cuidados, na esperança de se modificar esse quadro. Hoje em dia muitos empresários, estilistas e marcas conhecidas estão orientando seus modelos. Se antes muitas profissionais perdiam trabalhos por estarem acima do peso, hoje algumas são barradas em desfiles devido ao índice de massa corporal abaixo do normal. E não para por aí. A Linha Dove fez sucesso com uma campanha alertando sobre as diferenças e provando que toda mulher tem sua beleza independente de ser magra, gorda, baixa, com cabelo liso ou encaracolado. E na última novela de Manoel Carlos, Páginas da Vida, o Brasil se emocionou com o drama da personagem Gisele, vitima da bulimia devido à imposição da mãe, que projetou o sonho de ser bailarina na menina, obrigando-a desde criança a se policiar quanto a alimentação, postura e disciplina.



O livro Só para meninas, da jornalista Eveline Ventura, lançado recentemente, trás dicas e soluções para nos ajudar a combater esse mal. Portanto, cara leitora, se você quer ficar em forma, sem aqueles quilinhos a mais e fazer bonito na praia, nada de fazer essas loucuras que ao invés de lhe deixar linda, pode lhe roubar a vida. Para ter o corpo exuberante, procure um profissional capacitado, faça uma alimentação balanceada e se exercite. Mas lembre-se, sempre com orientação médica, combinado?

Por Roberta Marassi
 
Publicado em Setembro de 2007

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB