sábado, 20 de março de 2010

Melissa

A moda que veio para ficar

A sandália de plástico que conquistou espaço permanente nas lojas e nos armários. A marca Melissa foi criada pela empresa Grendene, que resolveu investir na fabricação de calçados feitos de plástico. Após alguns lançamentos que não foram bem aceitos pelo mercado, surgiu então a Melissa em 1979, que segundo conta os irmãos donos da empresa, foi inspirada nas sandálias Fisherman utilizadas por pescadores da Riviera Francesa.

Com o formato de aranha, o primeiro modelo da marca obteve sucesso imediato, atingindo um inacreditável número de 25 milhões de unidades vendidas em um ano. A Melissa ganhou destaque e se manteve por ter um visual diferenciado dos demais. Contou com a assinatura de estilistas renomados, como Mugler, Gaultier, Dorothé Bis e Elisabeth Seneville, indo parar em algumas das vitrines mais cobiçadas do mundo.

Outros méritos devem ser agregados à marca. Como o feito de ser a pioneira em propaganda numa novela, o que aconteceu em “Dancing Days”, o de virar ícone de moda com o conceito “Full Plastic” e, por criar em paralelo a versão infantil, com o nome de Melissinha. 

Depois de passar por um período de estagnação, em 1994, houve um relançamento, mas somente no ano de 2003 a marca conseguiu se reposicionar no mercado e voltou aos anúncios com o slogan “Melissa, o plástico na sua forma mais sedutora”. 

Na nova versão, novos estilistas e designers foram convidados a imprimir sua marca em modelos da Melissa, dentre eles o artista plástico Romero Britto, o estilista Alexandre Herchcovitch, os irmãos Fernando e Humberto Campana, o estilista Marcelo Sommer, dentre outros. Desde então, as sandálias não saíram mais do mercado. Foram criadas linhas para todas as ocasiões do dia e diversos modelos, como: chinelo para praia, sapato fechado com salto fino, sandália de salto plataforma, tipo boneca, as clássicas transparentes, algumas de couro, inclusive bolsas e tênis... Não deixando seu referencial, supercoloridas, dinâmicas e práticas.



Enfim, é inevitável dizer que ela passou a ser objeto de desejo de muitas jovens brasileiras, mas também encanta jovens dos cinco continentes, além de adultos e crianças, consolidando a marca a cada nova coleção no mercado nacional e internacional.

Por Roseane Marassi - Consultora de Moda
 
Publicada em Outubro de 2007

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